Você sabe o que é gestão de tempo?



Vivemos em uma época onde o tempo virou um bem muito precioso. Especialmente nas grandes cidades, com o excesso de gente, o trânsito lotado e as enormes filas para praticamente tudo, acabamos perdendo horas preciosas que poderiam somar muito para nós, seja em termos de produtividade ou até de qualidade de vida. No entanto, nem tudo está perdido: existem algumas atitudes que podem ajudar-nos a minimizar essa questão e nos adequar melhor às demandas que a vida nos traz. Sabendo usar as ferramentas certas, é possível gerir melhor nossos horários e ajudar bastante na melhoria da nossa rotina. Mas para isso é preciso saber ao certo o que é gestão de tempo e depois como utilizar as melhores ferramentas a favor disso.

Mas, afinal, o que é gestão de tempo?

O conceito pode parecer fácil, mas as implicações para nossa vida são enormes! Gerir bem o tempo quer dizer fazer uso das melhores ferramentas, estratégias e decisões para conseguir atingir nossos objetivos dentro de nossas próprias características e necessidades. É virtualmente impossível conseguir fazer tudo o que queremos, por isso saber distribuir os horários com a maior eficácia possível é fundamental para que possamos fazer pelo menos o melhor dentro de nossa realidade e nossas condições.

A gestão de tempo é um dos fatores mais críticos para o sucesso, tanto individual quanto de um negócio. Todo gestor precisa estar familiarizado com esse conceito e, especialmente, com as soluções para melhor aplicá-lo dentro de uma empresa. Quando falamos de uma escola, então, isso é ainda mais crucial, pois se trata de um empreendimento com diversas peculiaridades, que envolve um número grande de pessoas com necessidades e disponibilidades diferentes.

Como melhorar a sua gestão de tempo?

Saber definir o que é mais importante, quais tarefas consomem mais e menos tempo, organizá-las para executar uma de cada vez e definir a sequência ideal são bons pontos de partida. Mas isso é só o começo! É essencial que você encontre um fluxo adequado de atividades. Através da experimentação e de uma análise minuciosa, é possível entender de que maneira as coisas funcionam melhor e qual a sequência beneficia a produtividade.

Em uma escola, por exemplo, existem diversas atividades que sempre são necessárias e achar a maneira mais eficaz de fazê-las pode ser muito benéfico. Com um fluxo de atividades preciso você consegue administrar muito melhor seus horários para realizar todas as tarefas programadas.

Hora de estabelecer prioridades

Tente resolver logo as atividades mais importantes, assim você não vai perder tempo com outras mais banais enquanto seu foco deveria estar no que é essencial. Isso é muito importante para que você consiga realizar os compromissos dentro do prazo e não sofra perdas importantes.

Um gestor inteligente não pode abrir mão de um software de gestão. Usar a tecnologia a nosso favor é muito benéfico para gerenciar melhor os nossos horários e esse tipo de sistema integra várias áreas diferentes.

Em uma escola, ele age permitindo desde o controle financeiro até o controle dos alunos. É um recurso indispensável para qualquer coordenador ou gestor, trazendo o que há de mais moderno para que você combine os horários e respeite as exigências de todos, ganhando muito mais tempo!

Gerir bem nossos horários é essencial para o sucesso! Tomando essas atitudes você pode impactar de forma muito positiva na sua vida e na produtividade da sua escola. Fique atento e siga essas dicas: não temos tempo a perder!

 

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email