Veja como a formação dos auxiliares de sala e estagiários influencia na qualidade do ensino

Eu preciso investir na formação dos auxiliares de sala e estagiários?

83

A formação dos auxiliares e estagiários de educação é um tema que pode não ser prioridade para algumas escolas. Embora tenham funções e motivações distintas, a ajuda desses profissionais é essencial para as atividades pedagógicas.

Trabalhar com crianças requer conhecimento, cuidado e paciência… e não é só isso. Existem técnicas para se trabalhar com crianças em sala de aula.

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

Mas será que os auxiliares de sala e os estagiários estão preparados para isso?

O que os auxiliares e estagiários devem fazer?

Pode parecer que esses profissionais exerçam apenas funções como manter as crianças limpas, alimentadas, vigiar para que não se machuquem. Mas na verdade, a função de auxiliar de sala é muito mais complexa. Eles, são as pessoas que estão em contato frequente com as crianças, muitas vezes até mais que o próprio professor.

Por isso, é essencial que eles tenham participação ativa e sejam levados em consideração durante o planejamento do professor. Além disso, eles devem trabalhar em atividades pedagógicas com as crianças.

Entre outras ações, eles devem participar das:

Envolvendo esses profissionais com as atividades da escola, conseguimos mantê-los atualizados e preparados para a realidade da sala de aula.

Tente não limitá-los!

Por estarem lá para aprender, os estagiários podem se limitar a só observar, sem interagir com as crianças ou ter a oportunidade de colocar alguns de seus conhecimentos em prática.

A verdade é que, se eles não tiverem oportunidade de praticar, nunca saberão como agir em sala de aula.

Como os cursos de formação têm pouca carga horária de aulas práticas, comparadas às teóricas, muitos estudantes se formam sem muitas vivências em sala de aula. Por isso, o período de estágio é tão importante!

O despreparo pode ser minimizado com a oferta de um curso de formação, concomitante ao estágio. Assim, ao invés de apenas sentar e observar, o estagiário teria uma participação mais ativa na sala e maior conhecimento sobre a instituição.

Leia mais: Inovações e tendências do mercado educacional

Como ajudar na formação prática dos estagiários e auxiliares

  • Deixe que eles proponham atividades para os alunos
  • Dê oportunidade para que eles ministrarem pelo menos 1 aula por semana sozinhos
  • Incentive a proatividade
  • Incentive a liderança e autonomia deles em sala de aula

Além disso, motive seus professores a conversar com os estagiários para dar dicas de como se portar e como agir em situações do dia a dia.

Confira: Conheça as 10 características das escolas de sucesso

Invista em cursos de formação!

Oferecer cursos de formação aos auxiliares e estagiários é uma ótima prática para manter sua equipe engajada. Se atualizar no mercado, receber novos conhecimentos e ideias é fundamental para que a equipe escolar funcione bem.

Dessa forma, a própria escola pode oferecer “imersões”, apresentando a cultura e valores da instituição, mapeando as melhores formas de agir em situações corriqueiras, realizar rodas de conversa com os professores mais experientes, entre outros. A ação permite ainda que a equipe esteja integrada com a escola e os demais setores.

Alguns cursos que podem ser desenvolvidos:

Sendo assim, investir nos auxiliares e estagiários é importantíssimo porque eles serão futuros educadores de sua escola e/ou de outras instituições de ensino. Mantê-los interessados na profissão e bem preparados para trabalhar à frente da educação oferecida na escola é fundamental.

Clique e acesse: Ebook Gestão Escolar na Prática - 2ª edição

Como é a formação dos auxiliares de sala e estagiários em sua escola? Compartilhe suas experiências com a gente!