Estratégias para evitar a evasão escolar

5 estratégias para diminuir a evasão escolar



O Brasil sofre com grande índice de evasão escolar e muitos são os fatores que contribuem para essa estatística. A falta de profissionais orientados para lidar com a questão, a negligência na estrutura escolar, fatores sociais e emocionais podem acabar tirando alunos das salas de aula. Nesse cenário, o grande desafio é passar conhecimento de modo consistente a todos os alunos, independente de sua situação social ou interesse específico.

Então, como é possível atrair os alunos menos interessados? Quais os recursos e estratégias podem ser adotadas pela escola para diminuir a evasão escolar? Confira as respostas para essas perguntas logo abaixo!

 

Identificar os pontos fracos da escola

 

Ao perceber que o número dos alunos vem diminuindo gradativamente, a escola deve voltar os olhos para o problema da evasão escolar. Em primeiro lugar, é preciso saber quais são os principais motivos que levam à evasão e saber em quais disciplinas ou séries há maior perda de alunos. A partir deste mapeamento, a escola irá começar a elaborar as soluções para diminuir a evasão escolar.

 

Entenda mais sobre como fazer um diagnóstico na sua escola – conheça o planejamento estratégico.

 

Avaliar o projeto pedagógico

 

É hora de pensar se as linhas pedagógicas adotadas pela escola estão contribuindo ou não para o interesse dos alunos no estudo. É muito importante que o currículo ofereça atividades que deem prazer aos alunos e proporcionem o contato com as disciplinas por meio de atividades motivadoras e instigantes.

A divisão de disciplinas humanas e exatas deve ser feita pensando na organização da rotina de estudos dos alunos. Além disso, as matérias criativas devem estar presentes para contrabalancear as mais teóricas.

 

Saiba mais sobre como elaborar o projeto pedagógico da sua escola! Clique e leia nosso artigo sobre o tema!

 

Considerar benefícios sociais para os alunos

 

Enquanto a mudança de currículo pode ser eficiente em alguns lugares, em outros pode não funcionar se as causas da evasão estiverem relacionadas a fatores externos à escola. Quando o fator está relacionado com uma situação social desfavorecida, em que os alunos têm dificuldade de ter condições para o transporte ou mesmo para o lanche, é o caso de pensar se a escola não pode oferecer algum benefício para eles. É necessário também pensar no acompanhamento pedagógico dos estudantes, como forma de orientá-los dentro da escola sobre a importância e o valor da formação escolar.

 

Oferecer materiais didáticos adequados

 

Um fator que também contribui para a evasão é a utilização de material escolar defasado com relação às possibilidades e recursos mais atuais. Na era da internet, é preciso pensar em um material interativo, atualizado e, se possível, interdisciplinar e participativo. O material deve trazer temas e assuntos relacionados à realidade dos estudantes, para criar com os alunos uma identificação, despertando o interesse deles pelas disciplinas.

 

Leia mais: saiba qual é o papel da tecnologia na retenção de alunos

 

Reforçar a infraestrutura da escola

 

O espaço de uma escola deve ser atraente o suficiente para que o aluno não deseje sair dela. Se para alguns parece uma meta utópica, em muitos lugares ela é real.

A infraestrutura envolve desde laboratórios e equipamentos para disciplinas específicas, a espaços de convívio e lazer dentro da escola. Para as disciplinas que têm uma carga muito teórica, o ideal é equilibrar com uma atividade prática, que pode ser feita em outra sala da escola.

As atividades coletivas proporcionam uma integração melhor entre aluno e professor e cria uma rotina mais dinâmica de aprendizado. Mesmo havendo muitas estratégias para combater a evasão escolar, não quer dizer que todas elas irão funcionar para todas as escolas.

 

Compartilhe esse post e comente aqui o que a sua escola tem feito para evitar a evasão!

banner_cap-retencao-alunos_750x125 (1)

Banner_Blog_Captacao-e-retencao_750x125

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

2 comentários em “5 estratégias para diminuir a evasão escolar”

  1. A escola conta com uma estagiária Agente da Educação que realiza visitas domiciliares em busca de alunos faltosos e evadidos.

    Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email