Uma visão sobre a inadimplência nas escolas brasileiras

111

A inadimplência é, com certeza, um dos maiores problemas para escolas e cursos. Muito se fala sobre esse assunto, entretanto, são raras as vezes em que a questão da inadimplência nas escolas é abordada através de dados e estatísticas. Quando não se tem informação suficiente, fica difícil entender a extensão do problema e é quase impossível elaborar estratégias para solucioná-lo.

Pensando nisso, realizamos uma pesquisa para saber como profissionais da gestão escolar têm lidado com a inadimplência. Será que diretores sabem, por exemplo, qual é o índice de inadimplência de suas escolas? Será que muitas instituições enfrentam, de fato, um problema financeiro? Acompanhe os resultados e descubra!

Baixe o material: Ebook Como acabar com a inadimplência na sua escola ou curso?

A pesquisa

A pesquisa realizada pela WPensar recebeu 153 respostas válidas, ou seja: respostas de profissionais com cargos de liderança em instituições de ensino privadas ou profissionais com acesso a dados financeiros das mesmas. Essas pessoas trabalham em diferentes tipos de estabelecimento e atuam em todos os níveis de ensino. Entenda o perfil de atuação desses profissionais!

Em que tipo de instituição você trabalha? - Uma visão sobre a inadimplência nas escolas brasileiras

Que segmentos de ensino sua escola atende? - Uma visão sobre a inadimplência nas escolas brasileiras

O cenário da inadimplência nas escolas e cursos

A situação dos estabelecimentos de ensino que participaram do estudo foi analisada através de perguntas simples que visam avaliar alguns dados sobre as finanças dessas instituições e entender como os profissionais da gestão percebem esse problema.

Os resultados chamam atenção para os altos índices de inadimplência, por exemplo, mas também apontam um movimento de combate a esse mal em instituições de ensino particulares. Veja a seguir os gráficos com os resultados do estudo!

Leia também: “Inadimplência escolar – Tudo que você precisa saber”

Índice de inadimplência

Os participantes da pesquisa foram perguntados sobre o índice de inadimplência nas escolas e cursos onde atuam. Entretanto, 11,8% dos gestores sequer sabe qual é o índice de inadimplência nas suas instituições. Ainda que essa seja uma minoria, a existência de gestores que não acompanham o problema de inadimplência já representa um sinal de alerta para uma gestão pouco eficiente.

Você sabe qual é o índice de inadimplência da sua escola? - Uma visão sobre a inadimplência nas escolas brasileiras

Dentre os que sabem suas taxas de inadimplência, apenas 9,6% afirmaram ter um índice de até 3%, limite considerado seguro. Isso significa que mais de 90% das instituições de ensino têm índices acima do ideal, portanto, sofrem com problemas de inadimplência.

Do total que soube responder sobre o índice de inadimplência, 51,9% disseram ter uma taxa de falta de pagamentos maior do que 10%, nível considerado alarmante. Assim, percebe-se que a inadimplência escolar é, de fato, um problema generalizado no cenário educacional brasileiro.

Qual é o índice de inadimplência da sua escola? - Uma visão sobre a inadimplência nas escolas brasileiras

Entenda tudo sobre o índice de inadimplência nas escolas e cursos!

Consciência sobre a inadimplência

Mais de 90% das instituições cujos gestores foram entrevistados têm índices de inadimplência acima do recomendado. Mesmo assim, cerca de 85% consideram que suas escolas sofrem com a falta de pagamentos. Ou seja: há uma pequena porcentagem de gestores que não percebem o problema de inadimplência existente em suas escolas.

Por outro lado, 95,4% dos entrevistados acredita ser necessário tomar medidas para combater a inadimplência, o que já aponta um movimento de combate a esse mal.

Você considera que a sua escola sofre com a inadimplência escolar? - Uma visão sobre a inadimplência nas escolas brasileiras

Você acha necessário tomar alguma medida para combater a inadimplência escolar? - Uma visão sobre a inadimplência nas escolas brasileiras

Práticas da gestão financeira

A maioria (76,5%) das escolas que participaram da pesquisa já utilizam sistemas financeiros, o que facilita o controle das contas e ajuda a evitar problemas. Entretanto, muitas das escolas afirmam enfrentar problemas financeiros. Além do considerável número de instituições que precisam de empréstimos e que já estiveram próximas da falência, chama atenção o grande número de escolas e cursos que têm um déficit financeiro no momento: 43,1%. Veja as estatísticas completas!

Saiba como uma ferramenta financeira ajuda a combater a inadimplência nas escolas!

Você utiliza um sistema financeiro na sua escola? - Uma visão sobre a inadimplência nas escolas brasileiras

Sua escola tem ou teve um déficit financeiro? - Uma visão sobre a inadimplência nas escolas brasileiras

Sua escola já precisou de um empréstimo para cobrir um déficit financeiro? - Uma visão sobre a inadimplência nas escolas brasileiras

Você considera que sua escola já escapou da falência em algum momento? - Uma visão sobre a inadimplência nas escolas brasileiras

Baixe o material: Guia 5 maiores erros de escolas e cursos que vão à falência

Gostou de saber mais sobre o cenário da inadimplência nas escolas brasileiras? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e deixe um comentário aqui!