Um professor saiu da escola. E agora, como reorganizar todos os professores e não deixar janelas?

Um professor saiu da escola. E agora, como reorganizar todos os professores e não deixar janelas?

17

Ser gestor escolar não é só atender às necessidades da área administrativa: é também oferecer todo suporte aos professores em suas atribuições e necessidades diárias

Imagine a seguinte situação: após horas, dias e até meses de organização do quadro escolar para todo o ano letivo, de repente, um professor sai da escola. Você, como gestor, se pergunta: o que fazer?

Entre outras atividades importantes, como encaminhar o pedido de demissão para o setor de recursos humanos e iniciar o processo seletivo de um novo docente, a primeira e mais urgente tarefa é reorganizar o quadro escolar com os horários dos outros professores, de forma a não prejudicar o andamento das aulas já programadas. Veja a seguir como reorganizar o seu quadro de horários num imprevisto como esse!

A importância de reorganizar rapidamente o quadro escolar

É preciso reorganizar o quadro e rápido, pois ter “janelas” abertas na grade é sinônimo de perda de tempo e dinheiro para a escola, bem como perda de conhecimento para os alunos.

A ausência de um docente na grade horária prejudica enormemente o aprendizado dos estudantes, uma vez que o vínculo estabelecido entre eles e o antigo professor é rompido. Além disso, o desempenho dos alunos que perdem um professor diminui, já que mesmo com uma substituição a turma demora para se adequar à metodologia e ao estilo do novo docente.

É preciso contratar um professor substituto?

Uma dica a ser levada em consideração é a admissão de um professor temporário e/ou substituto, como é mais comum se dizer. É necessário integrá-lo sobre os conteúdos a serem passados dentro da sala e das turmas que assumirá.

Para evitar o problema da perda de conteúdo e rendimento dos alunos, é válido pensar na contratação de um profissional nesses termos. Mesmo que os alunos possam sentir o estresse de passar por mais de um docente, a contratação compensa pela rapidez com que o quadro de horários é reestruturado e com a continuidade do conteúdo programado.

Ele sendo bem recebido, sentindo-se à vontade com o ambiente e com as pessoas, fará um ótimo trabalho até a contratação do professor efetivo. Futuramente, ele pode até ser contratado para o quadro permanentemente da escola, o que será visto com bons olhos pelos alunos, devido ao vínculo já criado e estabelecido.

Quando um trabalho vai por água abaixo

Quando o quadro de horários é feito à mão,  perde-se muito tempo com reuniões entre gestores e professores até que finalizem o trabalho, que leva em torno de dois meses.

Para isso, a escola precisará remanejar um colaborador, sendo que este estava previsto para realizar outras atribuições, o que pode gerar aborrecimentos e estresse nos professores, já que afeta diretamente os horários já planejados.

A montagem de um novo quadro acarreta em um replanejamento tanto da vida profissional como pessoal de cada professor. E o gestor deve levar isso em consideração na hora de propor as mudanças na grade.

Facilidades tecnológicas usadas no meio escolar

Atualmente a tecnologia está presente em praticamente tudo e, sendo assim, devemos usufruir de tudo que ela oferece, principalmente a praticidade. Hoje em dia já existem sistemas que ajudam a organizar a gestão escolar, auxiliando na criação e manutenção de quadros de aulas dos professores, calendário do ano letivo, organização de eventos, etc.

E você, como lida com a saída de um professor da escola? Compartilhe com a gente nos comentários!

Baixe o material: Ebook O que é gestão escolar