Troca de papéis: um novo líder

12

Quando almejamos por muito tempo uma posição de gerência e finalmente a conseguimos, nos sentimos muito felizes. Mas, e quando temos que gerenciar nosso ex-chefe? Essa é uma das situações mais complicadas que alguém pode enfrentar em um ambiente de trabalho. Porém, com tato, diplomacia e algumas atitudes simples, é possível contornar esse cenário complexo e ter o seu ex-chefe como um aliado.

Siga os conselhos abaixo e torne a relação de trabalho entre seu ex-chefe e você proveitosa:

  •        Restaurando as expectativas

Seu ex-chefe provavelmente está se sentindo desestimulado. Afinal, essa mudança de posição deve ser muito difícil para ele. Use de inteligência emocional, para apoiá-lo, fazendo com que ele seja sempre incluído em decisões com o grupo e não permitindo de forma alguma que ele se isole.

  •        Restituindo a reputação

Cabe a você restabelecer a reputação de seu ex-chefe. Converse com seu superior para saber o motivo da troca de lugares entre vocês, caso ainda não o saiba. Às vezes um funcionário pode ter um excelente desempenho, porém não adaptar-se quando se torna chefe. Se conservaram seu ex-chefe dentro da empresa, provavelmente é porque o papel dele ainda é importante. Procure passar isso para seus demais subordinados, a fim de evitar comentários a esse respeito.

  •        Buscando por colaboração

Verifique qual valor seu ex-chefe traz para a escola e em que ele é muito bom. Pense nas aspirações dele, em seus planos e em como desenvolvê-los. Procure ressaltar suas habilidades, porém não se esqueça também de elogiar os demais subordinados, para que ninguém fique ressentido.

  •        Exercendo a sua função

É sempre bom pedir opiniões aos seus subordinados para que possam ajudá-lo a decidir sobre situações em seu setor que os envolva. Dessa forma, eles perceberão que você é um bom ouvinte e que leva em conta a colaboração e as ideias de todos. Deixe claro que todos devem opinar igualmente e lembre-se que cabe a você a decisão final. Ao surgir uma situação nova, não pergunte a seu ex-chefe o que ele faria, pois dessa forma você estará invertendo os papéis, o que pode fazer com que seus colaboradores sintam-se inseguros com relação à sua capacidade de liderança. Lembre-se que você tem o seu próprio estilo de liderar, entretanto, deve agir com cautela, já que não é necessário provar o tempo todo que é você quem está no poder.

  •        Pedindo a intervenção de seu superior

Se possível, peça ao seu superior para que ele próprio transmita a todos os funcionários do seu setor as mudanças que foram feitas. O ideal é que seu superior informe aos demais colaboradores que ele e seu ex-chefe conversaram sobre o futuro da escola e resolveram que o setor precisava de alterações, decidindo juntos que você seria a pessoa ideal para ocupar o cargo atual e que seu ex-chefe ajudaria mais a instituição no cargo em que está agora, dando a você todo o apoio e suporte que necessitar. Se seu superior transmitir a notícia de que tanto ele quanto seu ex-chefe tomaram essa decisão em conjunto, isso fará com que seu ex-chefe não sinta-se desconfortável com a posição que ele ocupa atualmente.

  •        Lidando com problemas

Enfrente possíveis problemas com seu ex-chefe assim que surjam. O ideal é que você converse abertamente com ele antes que situações desagradáveis possam ocorrer. Caso apareça algum conflito, sente-se com ele para um diálogo formal. Explique a ele que o relacionamento profissional não está funcionando e pergunte como você pode ajudar a tornar as coisas melhores entre vocês. Se ele estiver com dificuldades em adaptar-se, ajude-o. Porém, se infelizmente ele oferecer resistência e disser que não há como melhorar, você deve explicar a ele que existem duas alternativas: ficar e colaborar ou deixar a escola.

Enfim, ser mudado para uma posição inferior na escala hierárquica não é um processo fácil e exigirá de você, como novo chefe, muita paciência e habilidade para lidar com a situação. Tenha, antes de tudo, uma conversa aberta com seu ex-chefe, a fim de saber como ele se sente. Dessa forma, será mais fácil chegar a um acordo sobre como vocês dois trabalharão juntos, apoiando um ao outro.

Você já vivenciou ou observou uma situação como essa? Deixe seu comentário!

banner_ebook-os-desafios-para-uma-gestao-de-sucesso_750x125Agende uma demo - Geral