Semana pedagógica – Como montar um cronograma de 3 dias



Um bom planejamento escolar começa com a realização de uma “Semana Pedagógica”. Nesse encontro, os gestores e toda a equipe pedagógica reúnem-se para projetar os 200 dias de um ano letivo, e também para rever o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. O evento deve, por fim, produzir um documento que traduza a própria identidade da escola, indicando os caminhos a serem seguidos para se chegar aos objetivos educacionais almejados.

A semana pedagógica também é o momento para integrar os professores novos, mostrando a eles a cultura da escola, com relação ao modo de trabalhar em grupo. Além disso, é nesse encontro que deve-se apresentar a todos os docentes as informações necessárias sobre as turmas para as quais irão lecionar.

 

Érika Virgílio Rodrigues da Cunha, professora de “Didática, Currículo e Avaliação” da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), observa que os gestores devem planejar a Semana Pedagógica, executar o cronograma pré-determinado e, principalmente, acompanhar os resultados ao longo do período letivo.

 

Diante da importância desse evento para toda a comunidade escolar, pode surgir a dúvida: como organizar uma semana pedagógica adequadamente?

 

Segundo o presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Rubens Barbosa de Camargo, com relação ao conteúdo, de forma geral, o encontro deve começar pela discussão dos grandes temas e, a seguir, elencar os desafios específicos da escola. É muito importante, ainda, ter clareza dos objetivos da Semana Pedagógica.

Baixe o material: Calendário Calendário de Gestão e Planejamento do Gestor Escolar

Siga essa sugestão de cronograma!

 

Sabemos que o tempo, de forma geral, é bastante escasso para realizar as reuniões que compõem o encontro. Por isso, daremos a você um exemplo de semana pedagógica condensada em apenas três dias. Assim, mesmo com pouco tempo disponível, é possível realizá-la de forma consistente e elaborar um bom planejamento para o ano letivo. É claro que, dependendo do seu caso, esse cronograma pode sofrer alterações. Porém, ele serve como referência geral para a realização de uma semana pedagógica.

Dia 1

 

Manhã: Boas vindas, Diagnósticos e Objetivos

Recepcione todos, dê as boas-vindas e faça as devidas apresentações. Depois, explique o contexto em que a escola se situa, como o perfil da comunidade e das famílias atendidas. Fale das regras administrativas da escola, da rotina em geral e dos novos materiais adquiridos. No passo seguinte, entregue cópias do Projeto Político Pedagógico aos participantes e apresente os diagnósticos internos e externos da escola. É importante abrir a discussão sobre os objetivos contidos no PPP. Mostre os resultados que a escola conseguiu até o momento e as próximas metas a serem atingidas. Ao final da discussão, apresente o cronograma da Semana Pedagógica com os temas que serão abordados.

Entenda mais sobre o PPP: leia nosso artigo sobre o assunto!

 

Tarde: Apresentação dos projetos institucionais

Como se sabe, os projetos institucionais são aqueles em que a escola mobiliza a comunidade e as famílias dos alunos. Essas ações devem, obviamente, ser coerentes com o Projeto Político Pedagógico em andamento. Nesse momento da reunião, é preciso discutir em grupo sobre os resultados dos projetos institucionais que estão sendo realizados. Abra o debate para novas ideias também! Ouça sugestões e compare exemplos do que está sendo feito em outras escolas. Desse modo, é possível que o encontro leve a resultados interessantes e inovadores.

Entenda mais sobre os projetos institucionais:  veja como aproximar as famílias da escola!

 

Dia 2

 

Manhã: Orientação aos professores e funcionários

É hora de passar as turmas para os professores novos. O coordenador pedagógico deve ter em mãos os devidos portfólios e mapas de aprendizagem, para orientar os docentes com base em informações registradas pelos professores das turmas nos anos anteriores.

 

Para falar de classes dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, você pode destacar professores antigos que são capazes de explicar o perfil dessas turmas e também como elas avançaram em cada uma das principais disciplinas. É uma forma de integrar todos os participantes.

 

Na manhã do segundo dia, enquanto o coordenador trabalha com os professores, o diretor pode aproveitar para reunir os funcionários administrativos e de apoio para reafirmar a eles a importância de cada um para o sucesso do projeto escolar.

Veja aqui mais dicas para motivar os funcionários!

 

 

Tarde: Plano de ensino – Parte 1

Aqui é o momento de dividir conjuntamente os conteúdos por bimestre (ou trimestre), planejar as atividades e os projetos especiais da área didática. É recomendável agrupar os professores do Ensino Fundamental por série e os do Ensino Médio por disciplina. O plano de ensino para cada docente deve ser estabelecido no projeto curricular, considerando a experiência de cada um dos professores. Mais uma vez, tudo isso deve estar de acordo com o PPP.

O acompanhamento do andamento dos trabalhos deve ser feito pelo coordenador pedagógico e pelo diretor, que devem passar de grupo em grupo. Ao final, informar que as propostas fechadas no dia deverão ser apresentadas a todos na manhã do dia seguinte.

 

Dia 3

 

Manhã: Plano de ensino – Parte 2

Nesta manhã deve ser apresentado o trabalho de todo o dia anterior, quando foram debatidos os principais pontos do plano de ensino, incluindo atividades e projetos especiais de todas as disciplinas. Essa apresentação é importante para assegurar a coerência do currículo e também a inserção de sugestões vindas de colegas dos demais grupos, que enriquecem o trabalho geral. Após as apresentações, é preciso definir com os professores o prazo final de entrega dos planos de ensino, consolidados a partir da discussão conjunta. Reforce que o trabalho de planejamento não se esgota na entrega dos planos: ele continua ao longo do ano letivo, durante as reuniões periódicas.

Clique aqui e aprenda também como montar reuniões pedagógicas ao longo do ano.

 

 

Tarde: Fechamento e chegada dos alunos  

Esse período está reservado para um balanço das atividades da Semana Pedagógica. Abra espaço para que os professores colaborem com sugestões para melhorá-la no ano seguinte. Além disso, acerte com eles as melhores datas para a realização de reuniões periódicas de acompanhamento. Aproveite para discutir conjuntamente as melhores iniciativas para a recepção dos alunos, inclusive os novos, para que todos os integrantes do universo escolar sintam-se motivados para iniciar o ano letivo.

 

O que achou da nossa sugestão para a Semana Pedagógica? O que você acrescentaria ou eliminaria? Deixe o seu comentário!

 

Baixe o material: Planilha Como organizar uma reunião Pedagógica?

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

4 comentários em “Semana pedagógica – Como montar um cronograma de 3 dias”

  1. Author Image Francis disse:

    Bem legal vou utilizar colocaria um passeio para a equipe para diversão e união do grupo

    Responder
  2. Author Image Iva disse:

    Maravilhoso este planejamento. ?????????

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Obrigado Iva! Espero que tenha ajudado!

      Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email