Por que é tão complexo montar um quadro de horário escolar?

Por que é tão complexo montar um quadro de horário escolar?



Administrar uma escola não é tarefa fácil, são centenas de providências a serem tomadas e tudo isso precisa de muita disciplina e planejamento. Caso contrário, a instituição não cresce e a busca por novos alunos fica cada vez mais difícil. Entre essas providências, está o planejamento para o ano, normalmente realizado em um quadro, no qual estarão todas as ações, aulas e eventos que acontecerão na escola ao longo de todo o próximo ano letivo.

O problema é que montar um quadro de horário escolar não é uma tarefa tão fácil quanto pode parecer em um primeiro momento. Entenda mais sobre esse desafio a seguir.

Por que é tão complexo montar um quadro de horário escolar?

É preciso lembrar que cabe à administração do colégio e também à coordenação pedagógica o ato de organizar, dirigir, planejar e também controlar todas as esferas e tarefas desse quadro. Isso faz com que a sua “montagem” seja bem mais complexa do que imaginamos. Uma escola com 20 turmas tem mais de um bilhão de combinações possíveis e estudos comprovam que as escolas levam de dois a três meses, em média, para organizar seu quadro de horário.

2016-09-19-17_04_25-quanto-vale-o-seu-tempo_-youtube

Isso porque é preciso entender a necessidade de cada período escolar, saber seus calendários e encaixar tudo isso com a disponibilidade de professores, horários de aulas, datas de provas, matérias extras, entre outros.

Além disso, esse planejamento também deve levar em consideração o papel social da escola, seus objetivos e metas e o plano global escolar. Por envolver muitas variáveis, montar um quadro de horário não demanda só tempo, mas também muito empenho do responsável por essa desgastante tarefa.

O que um bom quadro de horário escolar traz de benéfico para a instituição?

Se tivesse de resumir os benefícios de um quadro de horário escolar bem feito em apenas duas palavras, seria economia e organização. Isso porque é essa a ideia que deve guiar o quadro, fazendo com que que todas as pessoas envolvidas no processo fiquem satisfeitas com a ordem que o colégio apresenta. Para os professores, é importante saber que poderão ministrar suas aulas de acordo com as suas possibilidades de horários, além de evitar que aconteçam conflitos com horários de laboratórios, quadras e outros espaços da escola.

Isso tudo faz com que os alunos também sejam beneficiados, já que conseguem aproveitar cada espaço da escola e ter as aulas bem estruturadas. E se todo o planejamento for eficaz, eles também conseguem estudar da melhor forma, já que focam apenas em seu desempenho escolar.

O que é essencial na elaboração de um bom quadro de horário escolar

Como vimos, montar um quadro de horário é difícil. Por isso, o responsável pela tarefa precisa:

  • Conseguir organizar a disponibilidade de professores satisfazendo as necessidades de cada docente;
  • Gerar o quadro de forma que os deslocamentos dos professores entre as unidades seja minimizado;
  • Diminuir ao máximo as janelas de espera (para que a escola não gaste com as horas não trabalhadas);
  • Conseguir dimensionar corretamente as disciplinas para que os alunos e professores não sejam sobrecarregados com várias aulas seguidas da mesma matéria ou grupo de matérias similares (como um dia todo só com aulas de física e matemática);
  • Conseguir reorganizar o quadro escolar e realocar todos os professores e disciplinas rapidamente quando um professor deixa a escola (para não prejudicar ainda mais os alunos).

Mas e se o quadro for mal estruturado?

Imagine se em um dia comum de aula, dois professores acabarem escalados para o mesmo laboratório de informática? Ou duas turmas estiverem no mesmo horário da educação física? Ou até mesmo o transtorno do esquecimento de uma aula de português para um ano letivo? Essas são apenas algumas das desvantagens de um quadro mal organizado. Isso sem contar a desmotivação dos alunos ao perceberem que estão tendo as mesmas aulas ou que os professores chegam sempre atrasados.

Os benefícios do GridClass

O GridClass é um programa para montar quadro de horário escolar desenvolvido para economizar os recursos financeiros da instituição e trazer benefícios para todos da comunidade escolar. Ao reduzir as janelas de espera e o pagamento das horas não trabalhadas, os gestores conseguem mais verba para investir na educação e na melhoria da instituição, aumentando a qualidade do ensino e, consequentemente, o desempenho acadêmico dos estudantes. Os professores trabalham mais satisfeitos com seus horários equilibrados com suas demandas pessoais e têm mais disposição para inovar e se dedicar ao ensino.

 

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

3 comentários em “Por que é tão complexo montar um quadro de horário escolar?”

  1. Gostaria muito de poder trabalhar com esse programa para a montagem do quadro de horário da minha Escola, pois realmente é muito complicado a a montagem desse quadro. Será possível eu utilizar o Grid Class? O programa me parece muito bom e eu preciso de um programa para facilitar o meu trabalho..

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Oi Jaqueline! Realmente o GridClass é um programa fantástico que tem ajudado muitas escolas a organizarem seus qudros de horários. Para conhecer o GridClass preencha o formulário no link a seguir, nossos consultores entrarão em contato com você! Obrigado Equipe GridClass. Clique aqui: http://pages.rdstation.com.br/pedido-de-demonstracao-do-grid

      Responder
    2. Oi Jaqueline! Me chamo Francinne, sou consultora do GridClass. Gostaria de conversar um pouco com você e te apresentar com mais detalhes o GridClass. Basta preencher o formulário http://pages.rdstation.com.br/pedido-de-demonstracao-do-grid. Que logo entrarei em contato com você.
      Abraços!

      Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email