Saiba por que você deve motivar os professores da sua escola

Saiba por que você deve motivar os professores da sua escola

24

A palavra motivação vem do latim movere, verbo que tem a ideia de movimento, que leva as pessoas a fazerem algo. No dicionário Aurélio, motivação significa “O interesse espontâneo ou estimulado por determinado assunto”. Existe a motivação originária da própria pessoa, da dedicação, do desempenho, da competência, do comprometimento e dos resultados. E existe também a motivação proveniente de fatores externos, como a remuneração pelo trabalho realizado, as condições de trabalho, o ambiente em que o profissional está inserido, o meio físico onde ele trabalha, por exemplo.

Todos os profissionais precisam de motivação e, com os professores, não é diferente. Eles precisam estar motivados para lidar com os alunos e ensinar da melhor forma possível.

Na escola, quem deve desenvolver esse papel com os professores é o coordenador pedagógico. Esse trabalho deve ser contínuo, de modo que os docentes sintam-se  sempre dispostos a ensinar e se preocupem com o aprendizado dos seus alunos, entendendo cada um deles e buscando meios para que eles aprendam mais e mais.

Professores motivados fazem toda a diferença no ambiente escolar, porque a motivação dos professores traz melhorias para o desenvolvimento do trabalho na escola. Educadores defendem que a figura do coordenador pedagógico é uma peça super importante dentro da escola, fazendo um elo entre a diretoria, professores, alunos e pais, e assim favorecendo um ambiente democrático, participativo e motivador na escola.

Baixe o material: Guia Guia de engajamento para escolas

Professor motivado, alunos empolgados

O professor motivado motiva seus alunos e consegue avaliar e autocriticar o seu trabalho. Tem a possibilidade de acompanhar o ritmo acelerado dos educandos e, muitas vezes, até mudar suas atitudes. Professores motivados estimulam seus alunos para que estudem mais, para que sejam conscientes da importância da formação educacional.

O que mais a escola ganha com a motivação dos professores?

A escola que tem seus professores motivados consegue levar os alunos a se destacarem na comunidade em que estão inseridos. Juntos nas conquistas, elevam o nome da escola quando atingem bons resultados e estes empolgam novos professores e novos alunos, num círculo virtuoso positivo espetacular, que pode ser um diferencial competitivo para a instituição de ensino.  Bons exemplos dessas conquistas que estimulam professores e alunos são as olimpíadas de matemática, concursos de redação, ENEM, gincanas comunitárias, etc.

Um ganho importante da escola, quando motiva seus professores, é a qualidade de ensino desses profissionais, que estimulados continuam a estudar e a formação continuada dos professores é um exemplo e tanto para os alunos. Professor que estuda é bem mais próximo dos alunos e desperta neles o desempenho com qualidade nas atividades escolares, promovendo o desenvolvimento da escola como um todo.

Então, para que todos saiam ganhando e para que a educação atinja melhores índices de qualidade, é necessário que gestores escolares criem o hábito de motivar sua equipe de professores. A motivação é a chave para o desempenho com qualidade no ambiente escolar. A gestão escolar deve estimular o educador a progredir cada vez mais e a envolver-se constantemente com as questões educacionais, tanto com os alunos, quanto com toda a comunidade.