Saiba como um programa para montar quadro de horário pode ajudar a reduzir a evasão na sua escola



Alunos utilizando o celular, conversando ou até mesmo dormindo em sala de aula. Atenção: esses podem ser sinais de alerta de que, em breve, os estudantes poderão abandonar a escola. Responsabilizar o aluno pela evasão, muitas vezes, é a saída mais comum adotada pelas instituições de ensino. Entretanto ao agir desta forma, sem perceber, a escola, está contribuindo para agravar esse quadro, visto que não está investigando os reais motivos que levaram os estudantes e pais a optarem por outras instituições educacionais.

Veja como reverter essa situação, ofertando um quadro de horário adequado e balanceado em sua escola.

A evasão escolar

A evasão escolar é um grande desafio para o sistema educacional, para os familiares dos alunos e para as escolas. Conforme dados da ONU, o Brasil apresenta um dos maiores índices de evasão escolar entre os países com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Os motivos que levam o aluno a deixar de frequentar a escola durante o ano letivo são variados; vão desde questões socioeconômicas até a falta de interesse nas aulas que, devido à má elaboração do quadro de horários, torna a sequência desestimulante para os estudantes.

Atualmente, devido ao grande número de estímulos (visuais, sonoros, etc.) a que crianças e jovens são submetidos, conquistar sua atenção é um desafio diário nas escolas e, quando o conteúdo a ser passado fica massante, manter os alunos interessados se torna impossível.

O interesse e a vontade de prestar atenção no conteúdo promovem uma ativação das atividades cerebrais em níveis que permitem uma melhor memorização e absorção do assunto. Por isso, uma boa dica para manter os estudantes engajados é realizar um correto balanceamento das disciplinas.

Por exemplo, se durante um dia inteiro o estudante tiver apenas aulas relacionadas à matemática, a sequência poderá ser exaustiva para ele. Então, uma tática para evitar esse desgaste e desinteresse é a montagem de um quadro de horário balanceado, que permita que os alunos estudem conteúdos intercalados de forma desafiante e interessante, de modo que se concentrem mais e tenham uma melhor produtividade em sala de aula.

Desta forma, um correto dimensionamento da grade de disciplinas pode ajudar a melhorar o desempenho dos estudantes e a retê-los, reduzindo a evasão escolar.

Entretanto, quem está familiarizado com o dia a dia de uma instituição de ensino sabe que montar uma grade adequada é uma atividade bastante complexa, que pode demandar meses para a sua conclusão.

Para que se consiga usufruir de seus benefícios já para o ano letivo que está iniciando, valorizando o tempo dos profissionais envolvidos, o ideal é contar com a ajuda da tecnologia, investindo em um sistema que realize essa tarefa de modo simples, rápido e efetivo.

GridClass, um programa para criação de quadro de horários

O GridClass é um sistema que ajuda e automatiza a a montagem da grade horária para as escolas. Por meio dele, é possível levantar a disponibilidade dos professores online automaticamente. O programa relaciona as disciplinas com as disponibilidades e fornece não apenas uma grade viável, mas a melhor grade de horários possível, encontrando a melhor combinação para a escola, para os professores e para os alunos.

Com ele, a escola economizará tempo – não serão meses para a elaboração do quadro de horários, com o GridClass essa atividade levará alguns minutos, sendo possível, ainda, ajustes em tempo real, e evitando o retrabalho. Assim, a gestão poderá investir esse tempo em ações mais estratégicas, que levem a instituição à uma gestão pedagógica eficiente.

A evasão escolar é um problema que atinge alunos, familiares, professores, escolas e a sociedade. Evitá-la também é papel das escolas, que devem investir em práticas pedagógicas adequadas e em grades de horários balanceadas e estimulantes para os estudantes. Um sistema de criação de quadro de horário é um grande aliado nessa tarefa, realizando-a em muito menos tempo e ofertando a melhor combinação possível, por meio do uso de poderosos algoritmos.

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

5 comentários em “Saiba como um programa para montar quadro de horário pode ajudar a reduzir a evasão na sua escola”

  1. Author Image cleide sales disse:

    O programa é aparentemente maravilhoso.Mas gostaria de saber se as escolas públicas tem acesso a ele.

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Oi, Cleide, tudo bem?
      Escolas públicas também podem contratar o GridClass.
      Um abraço.

      Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Obrigado, Maria Aparecida, que bom que gostou!
      Na nossa biblioteca digital temos vários materiais sobre gestão escolar que você pode baixar à vontade. Segue o link: http://www.wpensar.com.br/materiais-educativos

      Abraços!

      Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email