Reduza as barreiras entre pais e escola e fortaleça a sua instituição

14

Todos sabem que a educação é a base da formação de um cidadão consciente e responsável. Por isso, muitos pais se preocupam em matricular seus filhos em instituições confiáveis e de qualidade.
Mas como saber se uma instituição de ensino pode ser aliada à educação dada em casa? Ou se o desenvolvimento das crianças está sendo realmente levado a sério? A resposta está na comunicação entre os pais e a escola. É de interesse mútuo que a educação dada seja a de melhor qualidade possível.
Antigamente, qualquer problema detectado nos alunos pela escola era avisado para os pais através de bilhetes em cadernos ou telefonemas, mas todos com a finalidade de trazer os pais para uma reunião física, a fim de resolver a situação. Como atualmente tanto o pai quanto a mãe estão, em sua maioria, ativos no mercado de trabalho, os horários para uma reunião ficam escassos ou muitas vezes impossíveis em horário de expediente escolar.
Por isso, as instituições devem pensar em meios alternativos de avisar aos pais sobre a vida escolar de seus filhos de uma forma mais efetiva. O uso da internet e suas ferramentas deve ser levado em consideração. Manter um site sobre a escola com projeto político-pedagógico, horários, avisos, disciplinas, professores, projetos e acomodações, auxilia o acompanhamento do regime escolar por pais e alunos.
Criar um sistema de avisos por e-mail é outra boa ideia. Nele, os pais podem clicar em algum link que leve à intranet da instituição. Cada aluno pode ter seu perfil de acordo com sua matrícula, onde os pais podem checar notas, faltas, desempenho, dificuldades e observações dadas pelos professores. Isso gera um ciclo dinâmico entre pais e mestres e auxilia os pais a saberem quais as formas de abordar os filhos quando eles estiverem bem ou mal em relação ao aprendizado.
O fortalecimento da comunicação diminui a barreira que muitos pais enfrentam para descobrir eventuais problemas na vida escolar de seus filhos. Quanto mais os pais sentirem que podem confiar naquele sistema, mais vão querer que seus filhos continuem nessa escola e ainda indicarão a mesma para amigos e parentes. Com alunos melhor educados e com pais e escola colaborando junto para seu sucesso, a instituição também ganha reconhecimento do MEC, pois resultados bons aparecerão em provas, exames e vestibulares.
Outro meio de comunicação bastante eficaz que incentiva a melhoria dos alunos são as redes sociais. Se a escola mantiver um blog para mostrar projetos e trabalhos das crianças, isso dará a elas motivação para irem cada vez melhor e também aparecerem como destaque online. Isso também cria um mecanismo de divulgação do método de ensino da escola e de seus resultados, visto por pais de alunos matriculados e por outros que estão em busca de melhores instituições.
Os métodos mais tradicionais como agenda, telefonemas e reuniões não precisam ser dispensados, mas sim melhores redirecionados. As agendas servem para a melhor organização dos alunos sobre datas de provas, trabalhos e excursões, por exemplo. Os telefonemas e reuniões
in locodevem ser utilizados em situações de maior urgência, quando a comunicação com os pais precisa ser feita ao vivo.
E uma última dica é investir na interação de pais com a escola em atividades de fins de semana. Quando os pais fazem parte de ações que podem ajudar seus filhos, eles mesmos podem intervir no processo dando sugestões e aprimorando aquilo que acreditam ser o melhor para a aprendizagem. Eventos como gincanas, teatro, dança, peças musicais e atividades esportivas são ótimos para reunir a família no ambiente escolar e auxiliam os professores e coordenadores a entender melhor seu público.
Baixe o material: Ebook O que fazer para melhorar a comunicação entre escola, pais e alunos?
Como você tem reduzido as barreiras entre pais e professores na sua escola? Comente abaixo!