Bullying na escola: quais os impactos na gestão escolar e como solucionar?

  • Colina Tech

  • 10 meses atrás

  • 6 min de leitura

bullying na escola

O ambiente escolar é um lugar que oferece grandes oportunidades de aprendizado e descobertas para os seus estudantes. Porém, quando a gestão não se atenta à experiência dos alunos, algumas ocorrências delicadas podem ser descuidadas, como o bullying na escola.

Para eliminar esse problema, é preciso saber mais sobre o tema e desenvolver ações preventivas. Por isso, preparamos este artigo com dicas importantes para fazer da sua escola um ambiente acolhedor e seguro, livre de condutas nocivas para a saúde mental dos seus alunos.

Boa leitura!

O que é bullying na escola?

Bullying é uma expressão inglesa que significa “oprimir”, “maltratar” e “intimidar”. É uma conduta intencional, recorrente e agressiva, que pode partir de uma ou mais pessoas, atacando as vítimas de diversas formas, seja com agressões físicas, psicológicas, sexuais, morais, materiais e também no ambiente virtual.

Com a repetição das agressões, as vítimas são afetadas negativamente em diversos aspectos, entre eles o baixo rendimento escolar e o isolamento. Há casos em que algumas delas perdem a vontade de estudar, resultando na evasão de alunos.

Outras possíveis sequelas do problema são os traumas psicossomáticos que afetam o desenvolvimento social humano das pessoas agredidas.

Como afeta a vida dos alunos?

Na escola, pode afetar os estudantes de diversas formas. As consequências surgem gradualmente e de forma silenciosa, dentre elas, estão:

  • problemas psicológicos e emocionais – ansiedade, depressão, baixa autoestima, pensamentos suicidas e isolamento social;
  • sintomas físicos – dores de cabeça, problemas de pele, dificuldade para dormir, distúrbios alimentares e fadiga;
  • queda no rendimento escolar – dificuldade de concentração e desinteresse pelos estudos;
  • mudança no comportamento – conduta agressiva e destrutiva causada pelo uso de drogas, álcool e violência;
  • dificuldade de socialização – não conseguir manter relacionamentos duradouros e saudáveis.

Por isso, é fundamental que a escola, pais e responsáveis estejam atentos aos sinais de bullying para apoiar e orientar os alunos vítimas desse tipo de agressão.

Como o bullying na escola impacta a gestão escolar?

Como dissemos, o bullying na escola é um dos principais desafios para o gestor escolar. E essa demanda gera a necessidade de conhecimento mais aprofundado sobre o tema, como por exemplo, saber que há uma lei específica para essa prática agressiva.

No Brasil, é considerado um tipo de violência, logo, sendo proibido pela Lei n.º 13.185/2015 — a Lei Antibullying — que determina medidas de prevenção e combate ao problema na escola.

Segundo a lei, o bullying é “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo, que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder”.

Dentre as medidas previstas pela lei, temos:

  • elaboração de comissões de prevenção e combate ao bullying na escola;
  • criação e divulgação de campanhas para conscientização da comunidade escolar;
  • promoção de atividades educativas;
  • qualificação de professores e funcionários para identificação de comportamentos suspeitos e combate ao bullying.

Caso haja identificação de bullying, é fundamental a tomada de providências imediata por parte da escola, visando proteger as vítimas e punição dos agressores, além de comunicar aos responsáveis das vítimas sobre o ocorrido.

Nesses casos, está prevista em lei a punição em forma de sanções disciplinares, como advertência, suspensão e até mesmo a transferência dos agressores para outra escola.

Há situações mais delicadas onde é necessário acionar os órgãos competentes, como a polícia ou o conselho tutelar.

Ações para combater o bullying na escola

O combate ao bullying na escola começa com ações preventivas. Para isso, é necessário a existência de políticas e processos objetivos para lidar com essa realidade, além de assegurar que todos que fazem parte da comunidade escolar tenham conhecimento dessas diretrizes, seguindo-as corretamente.

Veja a seguir algumas dicas que selecionamos para o combate do bullying na escola:

1- Reconheça que o bullying existe

O primeiro passo para combater o bullying na escola é ter consciência de que ele existe e se não faz parte da sua realidade, há chances de acontecer. Dados do UNICEF apontam que o Brasil é o quarto país onde o bullying na escola é mais frequente.  Dos estudantes entrevistados, entre 11 e 12 anos, 43% responderam que já foram vítimas desse tipo de violência.

Além dessas informações, há outros estudos sobre o tema que afirmam que o ambiente escolar é o principal local onde o bullying é praticado.

Por isso, é essencial que professores e toda a gestão escolar estejam cientes de que o bullying é uma realidade presente em muitas instituições de ensino e, por isso, é fundamental a elaboração de estratégias para o seu combate.

2- Penalize os agressores

Segundo a Lei n.º 13.185/2015, os agressores devem ser responsabilizados pelas agressões presenciais ou virtuais, no caso de cyberbullying, por exemplo. 

A legislação também aponta obrigações para a gestão escolar, como a adoção de campanhas e iniciativas de conscientização sobre essa prática nas escolas. Além disso, é necessário a elaboração de um plano de ação visando reduzir a ocorrência de agressões entre os estudantes.

A penalização dos responsáveis por esse tipo de agressão deve ser consciente e integrar o plano de ação da escola. Ou seja, os gestores devem desenvolver uma abordagem adequada levando em consideração o cenário e a situação socioeconômica dos estudantes. 

Todavia, é indispensável haver algum tipo de punição, a fim de deixar claro que a prática não será aceita.

3- Comunique-se de forma aberta com as famílias

O bullying na escola pode refletir a maneira como o estudante se relaciona com os seus responsáveis. Uma convivência difícil em casa contribui para a alteração de comportamento em sociedade, principalmente na escola.

Sendo assim, manter uma comunicação aberta com as famílias ajuda a entender todo o cenário no qual os alunos estão inseridos. Há casos em que o bullying na escola é um reflexo da maneira como a criança ou o adolescente se sente no seu ambiente familiar.

Por isso, manter um diálogo claro com os pais e responsáveis é essencial para tratar a raiz do problema. A gestão escolar deve solicitar a presença dos responsáveis para conversar sobre o comportamento do estudante, além da promoção de eventos para conscientização de valores essenciais, como respeito, empatia e solidariedade.

Nesse momento, é importante contar com a ajuda de ferramentas para tornar o processo ainda mais ágil. Um sistema de gestão escolar completo, que ofereça recursos para facilitar a comunicação e melhorar o relacionamento entre a família e a escola é fundamental para o combate ao bullying.

Um recurso como a Agenda Online aproxima os responsáveis da comunidade escolar, facilitando o diálogo com o corpo docente e setores importantes, desenvolvendo e fortalecendo uma relação de confiança mútua.

4- Qualifique a comunidade escolar

Outra iniciativa importante para combater o bullying na escola é investir em treinamentos específicos para os professores e colaboradores da escola. Para isso, é importante estimular a participação de todos em palestras e encontros cujo tema apresenta metodologias e didáticas em sala de aula.

Ao se deparar com uma situação de agressão, os professores devem estar preparados para agir de forma eficiente. É necessário que todos tenham consciência, que, atos pequenos, por mais “inocentes” que pareçam, podem ser o início de ataques de bullying que ganharão força se não forem combatidos imediatamente.

Além disso, é essencial que todos os colaboradores da escola tomem para si a responsabilidade de campanhas e iniciativas de prevenção e combate ao bullying estruturadas pela instituição. Assim, será possível construir uma rede de apoio e agentes comprometidos com a causa.

Conclusão

O bullying na escola é um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores. Contudo, não é algo impossível de eliminar e combater. Conhecimento, ações efetivas e ferramentas adequadas é tudo o que você precisa para que a sua escola não faça parte das estatísticas das instituições de ensino que sofrem com esse problema.

A Activesoft quer ajudar a sua escola na construção de uma rede de apoio preparada para lidar com esse cenário. Nosso sistema de gestão escolar não só oferece as ferramentas necessárias para combater o bullying, mas também promove uma comunicação eficaz com os pais e responsáveis.

Com a Activesoft, é possível estabelecer uma rede de apoio preparada para lidar com o cenário do bullying. Isso porque as funcionalidades de comunicação integrada permitem que a equipe escolar se mantenha conectada com os pais, compartilhando informações relevantes sobre o bem-estar dos alunos e promovendo um ambiente seguro.

Fale com um especialista e descubra como podemos ser mais do que parceiros no combate ao bullying na escola. Aguardamos o seu contato.

Colina Tech

05.07.2023