Qual o papel da tecnologia na retenção de alunos na escola do século XXI?

37

A evasão escolar é uma das grandes preocupações dos Gestores de instituições de ensino. E, quando pensamos nos motivos pelos quais os alunos que trocam de escola ou de cursos, surgem diversos questionamentos: a que essa troca está associada? Que tipo de incentivo existe para a retenção do aluno na instituição? Como reconectar a escola à realidade do estudante? Que caminhos a escola do futuro deve trilhar? Talvez todas essas perguntas tenham como resposta uma única palavra-chave: tecnologia.

Que falta a tecnologia faz?

A tecnologia é uma conhecida ferramenta das instituições de ensino para facilitar a aprendizagem deixar os alunos mais engajados em aprender e, na era da comunicação, não dá para imaginarmos uma sala de aula sem ela.

Um dos principais desafios da educação brasileira é incluir a tecnologia de forma efetiva dentro das escolas e cursos, explorando as inúmeras potencialidades da internet e das ferramentas digitais aplicadas ao ensino.

A falta da tecnologia ou a sua utilização de forma equivocada pode levar o aluno se desinteressar pelo conteúdo e, consequentemente pela escola. Esse desinteresse resulta em problemas como o baixo rendimento escolar, indisciplina e é claro, a evasão.

Tecnologia para reter 

Atender de forma eficaz a uma geração que nasceu e se desenvolveu em meio a uma verdadeira revolução digital não é uma tarefa das mais fáceis, mas é muito importante. Afinal, não há dúvidas de que a equação tecnologia mais práticas educacionais inovadoras traz resultados positivos.

Rapidez e objetividade na informação são características que este novo público preza, inclusive na escola. Por isso, é de extrema importância utilizar as ferramentas disponíveis e investir em algo compatível com essa urgência que se instalou também no próprio ambiente escolar.

O aumento na utilização de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, já sinalizou para a importância de trabalhar o ensino através de aplicativos e plataformas. Ao trazer o conteúdo para as telas, o professor torna a aprendizagem mais ampla e ilimitada, tira a aula do lugar comum e promove uma leitura cheia de atrativos.

Formação continuada

Já vimos que uma política de educação digital não é fundamentada somente em colocar o aluno na frente de um computador ou dispositivo móvel. Ela vai muito além. E precisa de três aliados fortes: infraestrutura, conteúdo e formação de professor. Este último pode ser a mola propulsora capaz de transformar a escola e colocá-la em harmonia com a realidade dos estudantes.

Para os especialistas, o aluno não tem que copiar a matéria e decorar aquele conteúdo para a prova. Esse modelo de estudo já está completamente ultrapassado. O estudante precisa assumir o papel de protagonista no seu aprendizado. Assim, irá aprender a melhor forma de estudar, o que é de seu interesse e como gerir seus conhecimentos. Mas, para que isso aconteça, o professor precisa ser colocado como observador do próprio processo de capacitação e de sua reorganização estrutural. Criar estratégias e condições para que este caminho seja trilhado é essencial para que mudanças aconteçam.

Tecnologia sim, mas com mudança de cultura

Embora a tecnologia seja importante para a autonomia do aluno, podemos dizer com toda certeza: ela é uma vertente essencial da inovação, mas não é a única. Para que o modelo de ensino seja reinventado não basta somente comprar lousas digitais e computadores. Inovar não é só adotar as novas tecnologias. É mudar toda a cultura do ensino e a forma de organização; é começar a pensar diferente.

Os educadores devem, portanto, entender a inovação como um elemento estimulador de novas formas de aprender e de ensinar. É possível fazer uso de metodologias, que tenham alguma contribuição tecnológica, instigando os estudantes e estimulando suas capacidades para lidar com as novas mídias de forma prazerosa e eficiente, explorando todos os benefícios que elas podem trazer para as suas vidas.

Você utiliza a tecnologia para reter os alunos? Que benefícios a educação digital trouxe para a sua escola? Divida suas experiências conosco!