Descubra qual o papel do diretor escolar e sua importância

  • Colina Tech

  • 3 anos atrás

  • 5 min de leitura

diretor escolar

O papel do diretor escolar vai muito além de assinar documentos ou repreender alunos. Esse profissional é um verdadeiro gestor, sendo a sua atuação tanto na área pedagógica quanto administrativa. Assim, ele é o responsável por fazer o planejamento estratégico da instituição, delegar e fiscalizar as ações para que tudo saia conforme o planejado.

Mas engana-se quem pensa que essa é uma tarefa fácil. Afinal, conciliar os interesses de professores, alunos e responsáveis, e ainda garantir que os processos aconteçam de forma ordenada e harmônica é um verdadeiro desafio.

Para ajudar você a compreender melhor qual o papel do diretor e sua importância, preparamos este artigo. Continue a leitura para conferir!

Qual o papel do diretor escolar no setor pedagógico?

Para atuar como diretor escolar, a maioria dos profissionais possui em sua formação o curso de Pedagogia. Esse conhecimento garante a eles as habilidades necessárias para conduzir as atividades abaixo. Acompanhe!

Relacionamento com os alunos

Talvez essa seja uma das funções mais notórias de um diretor pedagógico. Isso porque o profissional é uma referência de ética e moralidade dentro da instituição de ensino, sendo exemplo de conduta para os alunos.

Nesse sentido, um bom relacionamento com os estudantes garante que importantes direcionamentos sejam transmitidos, aceitos e assimilados pelos jovens, contribuindo com a formação social e humana deles.

Além disso, essa referência ainda é importante para que os estudantes tenham a visão de hierarquia, respeito e outros valores fundamentais, que serão utilizados ao longo da vida deles.

Relacionamento com responsáveis e professores

Da mesma forma que a figura do diretor escolar é importante para os estudantes, ela também é referência para os responsáveis e professores. Cabe a esse profissional dar os direcionamentos necessários para o bom andamento das atividades, colaborando para a boa comunicação entre eles.

Por vezes, o diretor também terá o papel de mediar conflitos de interesses entre a comunidade acadêmica e os responsáveis. Fica sob responsabilidade dele procurar a solução que atenda a todas as partes interessadas, tendo sempre em mente o bem-estar dos alunos, responsáveis e professores, além do cumprimento das atividades curriculares.

Assim, por vezes, o papel do diretor escolar será de ser um juiz a defender o bem comum em prol do conhecimento e da convivência pacífica entre todos os envolvidos nos processos acadêmicos.

Implementação de metodologias inovadoras

Do ponto de vista pedagógico, também é função do diretor escolar buscar metodologias pedagógicas inovadoras, que possam contribuir com o desenvolvimento dos alunos.

Nesse sentido, é responsabilidade dele treinar e capacitar os professores, a fim de que eles estejam aptos a executar o cronograma de atividades propostas.

Logo, o papel do diretor escolar também é de ser uma referência para os professores, sempre que esses precisarem de apoio e auxílio em suas demandas.

Análise de indicadores de qualidade de ensino

Uma gestão pedagógica baseada em dados é fundamental para que seja possível promover melhorias contínuas no ensino escolar.

Para isso, também é papel do diretor escolher um sistema de gestão de escolar eficiente, para que importantes informações relacionadas à qualidade do ensino possam ser mensuradas de forma eficiente e ágil.

O papel do diretor escolar no setor administrativo

As funções pedagógicas requerem muito esforço dos diretores escolares, mas as suas funções não se limitam a elas. As questões administrativas são igualmente importantes e requerem esforços contínuos. Veja a seguir qual é o papel do diretor escolar no setor administrativo!

Gestão geral

É função do diretor escolar gerir todas as questões relacionadas ao funcionamento da instituição de ensino. Isso engloba a tomada de decisões sobre a folha de pessoal, fluxo de caixa, compras, manutenção, estoque, entre outros.

Também é esperado que ele tenha uma boa noção de práticas administrativas, com o objetivo de gerenciar da melhor maneira os recursos da instituição de ensino, reduzindo gastos ao mesmo tempo em que garante a eficiência de todos os processos.

Planejamento estratégico

Como todo gestor, é papel do diretor escolar fazer o planejamento estratégico escolar. Isso quer dizer que é função dele montar o calendário escolar, destinar verbas e prever recursos.

Com certeza, essa não é uma tarefa fácil, pois várias questões devem ser analisadas, como a taxa de rotatividade de alunos, a inadimplência, as ações para captação de novos estudantes, entre outros.

Outro fator a ser considerado é que, para que o planejamento estratégico seja, de fato, eficiente, é necessário contar com a colaboração de todos os professores e funcionários. Para isso, o diretor deve ser um bom líder, capaz de engajar e motivar os colaboradores em prol dos objetivos da escola.

Participação na contratação da equipe escolar

Uma instituição de ensino de qualidade precisa contar com bons profissionais, o que inclui professores, secretários e auxiliares. Assim, o papel do gestor escolar também envolve a contratação de equipes e, por vezes, a sua qualificação por meio de treinamentos e instruções diversas.

Isso é fundamental para garantir que a excelência do ensino seja mantida, ao mesmo tempo em que a inovação e a criatividade tenham espaço de promoção dentro do ambiente escolar.

Gestão orçamentária

Na área administrativa, a gestão orçamentária é uma das maiores responsabilidades que um diretor escolar pode ter, já que dela depende todo o funcionamento da instituição de ensino.

Quando esse profissional falha nessa questão, uma série de transtornos são desencadeados — que podem, inclusive, comprometer toda a reputação da empresa.

Logo, é preciso contar com a ajuda de um bom software de gestão escolar, e ainda considerar a ajuda de profissionais especializados, como contadores e administradores com formação na área, a fim de otimizar os recursos e garantir os rendimentos necessários para o crescimento da instituição de ensino.

Contratação de fornecedores

Também é seu atuar na contratação de fornecedores e profissionais terceirizados. Compete a ele pesquisar, entrevistar e validar a prestação dos serviços, acompanhando os resultados esperados com a contratação.

Logo, quanto mais estratégica for a atuação dos fornecedores, como uma empresa responsável pelo software escolar, maior deve ser o envolvimento do diretor.

Como dar conta de muito trabalho?

Como é possível notar, as atribuições de um diretor são inúmeras. As citadas acima são apenas uma parte delas. Então, como conseguir executar tantas ações?

Por meio da otimização do tempo!

Otimizar seu tempo significa dispor dele para as funções que são realmente importantes, delegando a outros as atividades que podem ser repassadas, sem que com isso haja comprometimento da ação escolar como um todo.

O primeiro passo para isso contar com o apoio de ferramentas que, além de tirar dos ombros a responsabilidade burocrática, possibilitem uma visão globalizada da instituição e permitam ao gestor focar nos departamentos que requerem atenção especial.

Além de deixar a rotina da escola muito mais dinâmica, essa prática otimiza os processos da escola, aumentando a qualidade do ensino e tornando a aprendizagem mais efetiva e prazerosa para alunos e professores.

O que você achou deste artigo sobre o papel do diretor escolar? Compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam pensar sobre o tema!

Colina Tech

11.12.2020