Quadro de horários: a difícil tarefa de gerir professores, alunos e turmas

22

A elaboração do quadro de horário dos professores de uma escola é um dever árduo e que requer dedicação dos gestores. A importância do quadro reside no fato de que qualquer instituição de ensino só pode funcionar adequadamente se cada disciplina tiver um docente competente no horário para efetuar a aula.

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

O quadro de horário escolar é o que define a organização do currículo do ano letivo. Nele estarão as horas que os professores de cada matéria terão em aula, os cursos, os feriados, as férias, os dias letivos, as atividades extracurriculares — festas juninas, campeonatos e outros —, as avaliações e as atividades pedagógicas (reunião de pais, conselhos de classe, semanas pedagógicas e trabalhos de escola coletivos).

Nenhuma dessas ações pode ser bem executada sem um quadro de horário escolar, pois todas essas atividades dependem da participação direta de diretores, de coordenadores e de professores e o tempo deles é precioso. Neste artigo, mostraremos alguns tópicos que você deve levar em consideração ao montar o quadro de horários da sua escola ou curso.

Quer saber mais? Continue a leitura!