Quadro de horário escolar: o que preciso saber para montar?

Quadro de horário escolar: o que preciso saber para montar?

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A elaboração do quadro de horário dos professores de uma escola é um dever árduo, que requer dedicação dos gestores. A importância do quadro reside no fato de que qualquer instituição de ensino só pode funcionar adequadamente se cada disciplina tiver um docente competente no horário para ministrar a aula.

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O quadro de horário escolar é o que define a organização do currículo do ano letivo. Nele estarão as horas que os professores de cada matéria terão aula, os cursos, os feriados, as férias, os dias letivos, as atividades extracurriculares — festas juninas, campeonatos e outros —, as avaliações e as atividades pedagógicas (reunião de pais, conselhos de classe, semanas pedagógicas e trabalhos de escola coletivos).

Nenhuma dessas ações pode ser bem executada sem um quadro de horário escolar, pois todas essas atividades dependem da participação direta de diretores, de coordenadores e de professores e o tempo deles é precioso. Neste artigo, mostraremos alguns tópicos que você deve levar em consideração ao montar o quadro de horários da sua escola ou curso.

Quer saber mais? Continue a leitura!

Como montar o quadro de horário escolar?

Observe o ano anterior

Observar o ano anterior é um bom começo. Veja quais foram as dificuldades apontadas pelos alunos, se eles se queixavam de sono na primeira aula, se a volta do recreio era um problema ou se as aulas duplas acabaram se tornando um desafio complicado para alguns dos docentes.

Levante informações de problemas ocasionados no último período letivo: horários de professores, conflitos com uso de sala ou laboratórios, entre outros. Com as informações em mãos, identifique a raiz do problema e evite repetir.

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Lembre-se dos diferentes níveis educacionais

Nos primeiro anos do ensino fundamental, a tarefa de montar um quadro de horários  é mais simples. Isso porque, na maioria das escolas, os únicos docentes que se movem entre uma turma e outra são os de educação física e artes.

Porém, no restante do ensino fundamental e no médio, a troca de professores é grande, o que torna o trabalho muito mais complicado.

Então, ao definir o quadro de horários, veja o quanto você precisa deslocar professores e alunos de sala, sempre levando em conta o nível educacional: das turmas que contam com um professor para todas as disciplinas e das que alternam professores a cada matéria.

Metodologia ideal para montar o quadro de horários

A maioria dos diretores prefere montar a grade em um mural grande, para ficar mais fácil verificar o resultado e fazer alterações. Afinal, é preciso trabalhar para preencher os horários de todas as turmas e, ao mesmo tempo, não deixar os professores com janelas.

No entanto, já existem plataformas no mercado que colaboram com a montagem dos quadros de horário – uma alternativa prática para solucionar os possíveis conflitos da tarefa.

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Atenção aos horários dos professores

Algumas escolas e seus gestores efetuam um quadro de horário terrível para o ano letivo e o resultado é devastador. Um quadro equivocado pode colocar o professor para “tapar um buraco de horários”, alocando ele para dar aula de uma disciplina que não é a mais adequada nos quesitos “experiência” e/ou “formação”.

Por isso, esse é o ponto mais importante: atender aos horários e demandas de cada docente. É preciso listar e organizar os horários para atender diversas situações.

Alguns professores trabalham em mais de uma escola e, por isso, ficam menos dias da semana na instituição. Para eles, a prioridade é preencher todos os horários disponíveis para esta escola.

No caso de professores com dedicação exclusiva, é mais fácil organizar seus horários – mas sempre levamos em conta algumas preferências de dias e horários. O mesmo vale para professores que também assumem algum cargo de gestão: é preciso ficar atento aos dias de reunião e demais compromissos.

Além disso, se houver mais franquias da escola é preciso prever o tempo de deslocamento dos profissionais.

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Aulas duplas e aulas após o intervalo

Procure colocar os professores que têm maior domínio sobre a turma no período que os alunos ficam mais agitados, como na volta do intervalo, e evite aulas duplas para os professores que têm mais dificuldade de manter os alunos tranquilos.

Escolher por colocar ou não aulas duplas também é uma questão a ser considerada. Dependendo da disciplina e do decente, a aula dupla pode até ser interessante para que o professor consiga dar um maior volume de conteúdo e, ao mesmo tempo, possa dar uma aula prática, por exemplo.

Ciências, Biologia, Física e Química podem ser matérias interessantes para que, pelo menos uma vez por semana, tenham aula dupla.

Nas turmas mais agitadas, evite aulas duplas, a não ser no caso da necessidade devido à prática, como falamos. Outra disciplina interessante para ter aulas duplas é a de educação física.

Quando as aulas de educação física são realizadas no mesmo horário das demais, entra outra dificuldade. Claro que, com a existência de um vestiário no colégio, os alunos podem tomar banho antes de voltar para a aula, mas isso, muitas vezes, acaba por atrasar a seguinte. Por isso, sempre que possível, a educação física deve ficar encaixada nos últimos horários.

Uso do espaço escolar

O uso do espaço físico da escola é outro ponto crucial. Mapeie os espaços que são usados obrigatoriamente por determinadas disciplinas: quadra para educação física, sala de artes para aula de artes/música, laboratórios para suas respectivas disciplinas, entre outros.

Essas aulas não podem conflitar horários entre as turmas. Por exemplo, se a escola tem somente uma quadra de esportes, a grade de educação física tem que respeitar o uso único por turma – ou, se for o caso, promover aulas conjuntas de turmas de mesma idade.

Além disso, é preciso levar em consideração a acessibilidade de cada ambiente.

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Tenha bom senso e dialogue!

Dica final: mantenha foco no bom senso e dialogue com os profissionais de sua instituição. Nunca deixe de prestar atenção na rotina da escola antes de começar a mexer no quadro de horários.

Ser transparente com os professores, ouvindo e alinhando expectativas quanto à montagem do quadro de horário, é essencial para que não haja problemas nesse período de planejamento do ano letivo.

Você tem algum método para elaborar o quadro de horários da sua instituição de ensino? Compartilhe com a gente nos comentários.

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