3 dicas sobre o projeto político pedagógico

Projeto Político-Pedagógico (PPP) – 3 dicas para fazer na sua escola



Objetivos do Projeto Político Pedagógico

 

Uma escola precisa ter objetivos de curto, médio e longo prazo, e estes devem ser registrados em um documento chamado Projeto Político Pedagógico, ou PPP.  Esse documento é uma formidável ferramenta que irá conter um plano de ação a ser realizado pela direção do colégio.

Evidentemente, uma escola é muito importante para uma comunidade, pois forma indivíduos que futuramente poderão trabalhar para o bem daquela comunidade. Assim, a escola tem o potencial de gerar uma atitude coletiva de cooperação, na qual a maioria seja beneficiada. Podemos então entender a dimensão do PPP, que orienta a ação da escola nesse sentido.

 

Neste artigo preparamos três dicas para ajudar na hora de criar o PPP da sua escola. Se você tiver dúvidas ou quiser saber mais sobre o documento, leia o artigo completo que preparamos sobre o tema!

 

3 dicas para montar o Projeto Político Pedagógico da sua escola

 

1 – Conheça a sua escola

 

É muito comum que a direção assume uma escola seja imediatamente obrigada a elaborar um PPP para a vigência no ano letivo que se inicia. O problema disso é que talvez o profissional copie velhas fórmulas que deram certo em uma escola na qual ele — diretor — já atuou, achando que vai dar certo nessa outra unidade escolar.

O ideal é que antes da elaboração do PPP da escola seja feito um levantamento das características da instituição e apontadas as suas principais necessidades, para que seja traçada uma linha a ser seguida. Cada escola tem a sua particularidade e uma identidade que a distingue. É preciso identificá-las para a definição desse tipo projeto.

 

Para avaliar o desempenho da sua escola, você deve conhecer alguns índices essenciais. Baixe o e-book “Métricas de gestão escolar” e saiba tudo sobre o assunto!

Baixe o material: Ebook Métricas de Gestão Escolar

2 – Conheça os seus alunos

Aproxime-se daqueles que serão os mais beneficiados pelo PPP da escola, os alunos. Conheça os seus anseios, os seus planos e as suas perspectivas de vida.
Essa proximidade é tão importante quanto o item anterior, pois elimina o risco de investir em projetos pedagógicos que não sejam do interesse dos alunos. Não são os estudantes que devem ditar o PPP da escola, mas se conseguirmos alinhar a proposta do colégio com o interesse deles, teremos um PPP melhor elaborado.

Assim, as chances de que o seu PPP cumpra com os objetivos da sua instituição são maiores. Nada melhor para conhecer os estudantes do que estreitar o relacionamento com as suas famílias, promovendo encontros que consolidem o vínculo.

 

Saiba mais sobre seus alunos! Baixe uma pesquisa e saiba como está a satisfação dos estudantes com a instituição de ensino.
Baixe o material: Pesquisa Pesquisa Satisfação da Disciplina

3 – Conheça a sua comunidade

 

A escola deve se aproximar ao máximo da comunidade onde ela está inserida para que estabeleça a melhor forma de contribuir com ela. É importante que, antes de elaborar o PPP da escola, o diretor mantenha o contato com as associações comunitárias, as lideranças políticas e as religiosas, por exemplo.

Assim, ele deixa clara a sua intenção de contribuir com os programas já existentes e ainda se dispõe a criar novos. Todo PPP deve ser flexível o suficiente para adaptar-se a novos contextos que se apresentem durante a sua vigência.

Apesar disso, as diretrizes pedagógicas devem estar sempre bem definidas, sendo explanadas a todo o corpo docente.

Caso seja necessário, eventualmente, faça um novo repasse das informações, para que a proposta inicial não se perca. Deixe claro a Missão, a Visão e os Valores da sua escola.

 

Além disso, você deve saber o que outras instituições de ensino estão fazendo. Baixe a planilha “Mapeando a concorrência” e comece esse trabalho agora mesmo!
Baixe o material: Planilha Mapeando a concorrência
Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e deixe aqui seu comentário

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

3 comentários em “Projeto Político-Pedagógico (PPP) – 3 dicas para fazer na sua escola”

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email