projeto político pedagógico

Projeto Político-Pedagógico (PPP) – 3 dicas para fazer na sua escola



Objetivos do Projeto Político Pedagógico

Os objetivos da escola devem ser definidos a curto, a médio e a longo prazo. A definição dessas metas e a maneira como a instituição pretende alcançá-las é também chamado de Projeto Político Pedagógico ou PPP, para aqueles que lidam com a educação e já estão familiarizados com a sigla. O PPP da escola é uma formidável ferramenta que irá conter um plano de ação a ser realizado pela direção do colégio.

Evidentemente, uma escola é muito importante para uma comunidade, uma vez que ali se encontram pessoas que estão sendo formadas e adquirindo conhecimento, podendo ser, futuramente, influências onde estiverem. Quem estuda tem uma maior chance para contribuir com a formação de opinião de muitas outras pessoas e gerar uma atitude coletiva de cooperação, na qual a maioria seja beneficiada.

Podemos assim entender a dimensão do PPP. Ele irá definir e organizar as atividades e os projetos educativos dentro do processo de aprendizagem ao qual se propõe uma escola. A maneira como esse projeto é feito é o que define o sucesso da sua execução.

Está interessado em algumas dicas importantes para que o seu PPP seja realizado com excelência? Leia atentamente as nossas orientações abaixo!

3 dicas para montar o Projeto Político Pedagógico da sua escola

Conheça a sua escola

É muito comum que a direção assuma uma escola e, imediatamente, seja obrigada a elaborar um PPP para a vigência no ano letivo que se inicia. O problema disso é que talvez o profissional copie velhas fórmulas que deram certo em uma escola na qual ele — diretor — já atuou, achando que vai dar certo nessa outra unidade escolar.
O ideal é que antes da elaboração do PPP da escola, seja feito um levantamento das características da instituição e apontadas as suas principais necessidades, para que seja traçada uma linha a ser seguida. Cada escola tem a sua particularidade e uma identidade que a distingue. É preciso identificá-las para a definição desse tipo projeto.

Conheça os seus alunos

Aproxime-se daqueles que serão os mais beneficiados pelo PPP da escola, os alunos. Conheça os seus anseios, os seus planos e as suas perspectivas de vida.
Isso é tão importante quanto o item anterior, pois elimina o risco de investir em projetos pedagógicos que não sejam do interesse dos alunos. Não que eles irão ditar o PPP da escola, mas se conseguirmos alinhar a proposta do colégio com o interesse dos alunos, teremos um PPP melhor elaborado.
Assim, as chances de que o seu PPP cumpra com os objetivos da sua instituição são maiores. Nada melhor para conhecer os estudantes do que estreitar o relacionamento com as suas famílias, promovendo encontros que consolidem o vínculo.

Conheça a sua comunidade

A escola deve se aproximar ao máximo da comunidade onde ela está inserida para que estabeleça a melhor forma de contribuir com ela. É importante que, antes de elaborar o PPP da escola, o diretor mantenha o contato com as associações comunitárias, as lideranças políticas e as religiosas.
Assim, ele deixa clara a sua intenção de contribuir com os programas já existentes e ainda se dispõe a criar novos. Todo PPP deve ser flexível o suficiente para adaptar-se a novos contextos que se apresentem durante a sua vigência.
Apesar disso, as diretrizes pedagógicas devem estar sempre bem definidas, sendo explanadas a todo o corpo docente.

Caso seja necessário, eventualmente, faça um novo repasse das informações, para que a proposta inicial não se perca. Deixe claro a Missão, a Visão e os Valores da sua escola.

Restou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma observação? Deixe o seu comentário!

banner_ebook-os-desafios-para-uma-gestao-de-sucesso_750x125

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

3 comentários em “Projeto Político-Pedagógico (PPP) – 3 dicas para fazer na sua escola”

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Toda semana artigos sobre educação diretamente no seu email


Pronto para economizar tempo e aumentar seu poder de gestão?

Sistema de Gestão Escolar Inteligente

Sistema WPensar

CONHEÇA O WPENSAR


Aprenda sobre Gestão Escolar com nossos materiais educativos!

Potencialize suas habilidades de gestor

Materiais WPensar

BAIXE GRÁTIS




Assine e receba nossos posts direto no seu email