wpensar-gestao escolar-Por que todo gestor precisa de um sistema de Gestão Escolar

Por que todo gestor precisa de um sistema de Gestão Escolar?



Se pensarmos nos motivos pelos quais determinadas escolas evoluem mais rápido do que outras, veremos que no centro da evolução ou não de uma instituição está a figura do gestor escolar.

O gestor escolar é responsável por mostrar o caminho que os docentes, coordenadores e colaboradores devem seguir para alcançar um ensino de qualidade e garantir um aprendizado efetivo e constante dos estudantes, além de ajudá-los a transpor todos os obstáculos que surgem ao longo desta jornada.

Mas, para resolver os empecilhos que possam afetar de forma negativa sua instituição, o diretor precisa ter pleno conhecimento da evolução de todos os setores que compõem sua escola: financeiro, acadêmico, pedagógico, gestão de pessoas, espaço físico, etc.

Ou seja, para ocupar um cargo de gestor educacional, o profissional de educação precisa ter conhecimento técnico, visão de futuro e ser proativo para agir antes que pequenos inconvenientes se transformem em grandes problemas.

Mas como controlar de forma efetiva tantos departamentos sem deixar que nada saia dos eixos?

Este gerenciamento eficaz só é possível por meio de um Sistema de Gestão Escolar Integrado. Saiba porquê:

1. Conhecendo as métricas de sua escola

As métricas são indicadores de desempenho fundamentais para os gestores. Através desses indicadores é possível ter informações importantes sobre a escola, tais como a taxa de inadimplência, o índice de matrícula, a taxa de evasão escolar, dentre outros aspectos essenciais para uma visão ampliada da situação geral de sua instituição.

Só é possível extrair com exatidão e rapidez esses indicadores por meio de um sistema de gestão escolar integrado, que lhe forneça de forma precisa de todas as informações da escola com facilidade.

Baixe aqui um ebook completo e saiba mais sobre quais métricas você deve controlar na sua escola ou curso e como conseguir medir cada uma delas.

2. Agindo onde e quando necessário

Uma vez ciente das métricas escolares, você será capaz de identificar em quais aspectos sua instituição necessita de alterações, correções, treinamento ou investimento.

Munido destas informações, você poderá atuar nas áreas que realmente exigem sua atenção, delegando a outros funcionários as tarefas secundárias.

3. Otimizando o desempenho

Por meio de um sistema de gestão escolar, tarefas que poderiam ser dispendiosas e levar uma quantidade considerável de tempo e burocracia poderão ser realizadas em poucos minutos ou até mesmo segundos.

Sem um sistema de gestão escolar, fazer uma declaração de notas de anos anteriores para um aluno, por exemplo, pode tomar muito tempo, caso tais notas tenham que ser procuradas em antigos arquivos de papel.

Em um sistema, tais dados já estarão inseridos, e em poucos cliques é possível imprimir essa informação, economizando um tempo que seus funcionários podem utilizar para outras atividades, sem contar que os responsáveis ficarão mais satisfeitos com a eficiência que a escola demostrará.

4. Integrando setores

Em um mesmo sistema, é possível ver as faltas de um aluno, seu desempenho, histórico, notas,  pagamentos, etc.

A integração de setores facilita uma compreensão maior do todo da instituição. Digamos que um aluno esteja com baixo desempenho em determinada matéria: por meio do sistema, você será capaz de verificar se esta performance indesejada está relacionada a um excesso de faltas, por exemplo ou se pode ser um problema pedagógico, relacionado à atuação do professor em sala de aula.

5. Imprimindo relatórios

Quer ter uma visão globalizada de sua instituição? Os vários relatórios que um sistema integrado emite fazem com que o gestor seja capaz de ver com clareza todos os setores de sua escola, o que o torna habilitado a atuar exatamente no departamento que requer sua atenção, quer seja este acadêmico, pedagógico, financeiro ou de relacionamento com alunos em potencial.

Em posse de seus relatórios e gráficos, você poderá agir no cerne dos problemas e resolvê-los com total nitidez, o que minimiza consideravelmente a chance de falhas neste processo.

6. Mantendo os dados de sua escola seguros

Um bom sistema de gestão escolar fará com que você, como gestor, tenha controle absoluto dos dados escolares, e possa gerenciar quais pessoas poderão ter acesso a determinados dados. Com uma boa plataforma educacional, dados sigilosos, como contas bancárias, balancetes, caixa, dados dos alunos e responsáveis etc., estarão protegidos.

Veja aqui como a perda de dados impacta o bom funcionamento de escolas e cursos: O impacto da perda de dados nas instituições de ensino

7. Controlando gastos

Com os relatórios diversos oferecidos por um sistema de gestão, é possível verificar quais departamentos estão gastando mais e em que.

Desta forma, será possível mensurar as despesas escolares, e determinar de que forma e em quais áreas há a possibilidade de reduzir custos.

Um sistema evita desperdícios, além de, evitar a emissão de documentos desnecessários, reduzindo consideravelmente a impressão de papéis, o que já representa uma grande contenção de gastos.

Fluxo de caixa, você tem controle sobre ele? Como organizar?

8. Definindo metas

Com base de todas as informações escolares a um simples toque, torna-se mais fácil o planejamento das ações e a decisão quanto às estratégias que serão utilizadas para atingir as metas desejadas. A clareza e a informação de dados precisos e integrados permitem ao navegante do sistema tomar decisões certeiras com vistas a melhorar o desempenho da escola como um todo.

9. Inovando

Um sistema de gestão escolar integrado e qualidade é aquele que também permite à escola comunicar-se com os pais em alunos e vice-versa em tempo real.

Com a vida corrida que os pais e alunos têm hoje, é essencial possuir um sistema online, para que os pais possam acompanhar a evolução e o desempenho de seu filho, onde quer que estejam.

Também é possível a emissão de boletins, boletos, dentre outros documentos, para facilitar a vida dos pais. Dar este passo é demonstrar que sua gestão está preocupada com a inovação. (Quero dar este passo)

A WPensar possui um sistema de Gestão Escolar integrado e online de ponta, que facilitará de modo prático sua rotina como gestor, e fará com que você se destaque em sua gestão.

Somos uma equipe empenhada em inovar e possibilitar ao gestor uma dedicação prioritária à educação. Nosso sistema de gestão para escolas e cursos é adequado à realidade de cada instituição.

Quer saber mais sobre como o WPensar vai ajudar a revolucionar a gestão na sua instituição de ensino? Converse com nossos especialistas.

Banner-Blog_Dep-Gabriel_750x125

banner_wpensar-demonstracao-do-produto_750x125

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

10 comentários em “Por que todo gestor precisa de um sistema de Gestão Escolar?”

  1. Gostei bastantemente, como tenho conseguido descobrir este site ao qual tenho me informado para melhor crescer e potenciar o meu talento de modo a torná-lo forte e engenho de gestão escolar.

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Olá! Que bom que você gostou!
      Se quiser ler mais sobre o assunto, você pode dar uma olhada na nossa página de materiais educativos!
      http://wpensar.com.br/materiais-educativos/

      Um abraço!

      Responder
  2. Os textos são ótimos para estudo!

    Responder
  3. Author Image Simone disse:

    Olá!
    Os textos e artigos tem contribuído em muito no aprofundamento da minha pesquisa.
    Pois possuem uma uma plataforma de fácil acesso e dinâmica. Parabéns pela cordialidade…

    Responder
  4. Author Image Grazielle disse:

    Olá, boa noite!
    Esses textos estão sendo fundamentais e de grande qualidade para meus trabalhos finais da faculdade, agradeço imensamente ao blog wpensar.

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Oi, Grazielle!

      Que legal, está se graduando em qual curso?
      Toda semana nós enviamos para os assinantes do nosso blog os textos mais visualizados pelos leitores.
      Já se cadastrou para receber?
      Temos uma biblioteca digital com bastante material legal :http://wpensar.com.br/materiais-educativos.
      Você pode baixar todos eles gratuitamente!

      Abraços!

      Responder
  5. Author Image suely disse:

    Maravilhoso esses textos. Vou usar como orientação para os nossos gestores

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Que legal, Suely!
      Ficamos muito felizes que está gostando dos textos! 🙂
      Temos vários materiais na nossa biblioteca digital que você pode baixar gratuitamente e vão ajudar bastante seus gestores.

      Segue o link: http://wpensar.com.br/materiais-educativos

      Abraços!!

      Responder
  6. Boa noite!
    Esse texto trouxe para mim em particular um grande apoio para meus estudos.

    Atenciosamente

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Oi, Maria!
      Que bom que gostou do material!
      Temos um ebook completo com dicas de gestão escolar que você pode baixar gratuitamente aqui:http://materiais.wpensar.com.br/ebook-gestao-escolar-nova e que pode te ajudar bastante também.

      Abraços!

      Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Toda semana artigos sobre educação diretamente no seu email


Pronto para economizar tempo e aumentar seu poder de gestão?

Sistema de Gestão Escolar Inteligente

Sistema WPensar

CONHEÇA O WPENSAR


Aprenda sobre Gestão Escolar com nossos materiais educativos!

Potencialize suas habilidades de gestor

Materiais WPensar

BAIXE GRÁTIS




Assine e receba nossos posts direto no seu email