5 sinais que indicam que o aluno possa estar com problemas de aprendizado

55

A escola pode até ser um ambiente agradável, com estrutura de alto padrão; pode ser de referência nas atividades que ministra e admirada pela comunidade. No entanto, se não consegue transmitir conhecimento para seus alunos, embora estes sigam a metodologia de estudo conforme a grade, a escola falhou em sua missão. Há alguns indícios que podem soar um alarme na sala de um gestor, alertando que um aluno não está assimilando conhecimento e o aprendizado pode estar comprometido. Vamos conhecer alguns deles.

1. Notas baixas

É até óbvio começar por este tópico, mas infelizmente algumas escolas não prestam atenção na curva de evolução ou involução do aluno. Os históricos de notas são a maneira mais eficiente de enxergar a assimilação da matéria pelo estudante. E nisso não está somente a nota de provas, mas também as notas dadas por cada tarefa aplicada. Ter um controle de notas permite estabelecer um histórico e planejar soluções mediante as estatísticas e os gráficos.

2. Faltas por período e atrasos

A perda de interesse por uma matéria pode colocar o aluno em uma trilha de comportamentos que se transformam em vícios. O aluno não entende algo, começa a se atrasar, ou a não se conectar com o conteúdo em sala, e até falta. Em uma época em que os pais vivem na correria do dia a dia, até avisá-los em tempo hábil ou convocar uma reunião, muito tempo já se passou. E-mails e telefonemas são boas ferramentas, mas lembremos de que estes concorrerão com uma agenda lotada dos pais e responsáveis.

3. Comportamentos de dispersão

Dentro da sala de aula é possível verificar se em tarefas que exigem concentração, o aluno manifesta sinais de estar disperso, divagando e com inquietação. Para um professor, ter a perspicácia de registrar os períodos em que isso ocorre e registrar ocorrências em pequenos relatórios podem ajudar a elaborar maneiras mais eficazes de ministrar aulas. O registro de comportamentos repetitivos em determinadas ocasiões fornece material para explicar o porquê de um determinado aluno não render o que deveria em uma matéria.

4. Pressa ao realizar tarefas

Nem sempre o aluno que termina primeiro a prova é o que terá a melhor nota. Muitos professores sentem alegria em olhar para um aluno terminando a prova cedo; mas ao olhar para as notas, percebem, muitas vezes, exercícios trocados na ordem, respostas evasivas e inconclusas e caligrafias mal traçadas. Além disso, quando as lições de casa foram feitas com pressa, voltam incompletas ou com erros de formulação que podem indicar que o aluno está “no automático”, fazendo algo simplesmente para terminar logo em vez de praticar o conteúdo trabalhado.

5. Participação deficiente em classe

A frase “quem pergunta quer saber” indica exatamente isso, que um aluno que pouco pergunta, pode não estar entendendo a matéria, e até com vergonha de não ter as perguntas mais sofisticadas no momento, assim como seus colegas têm. Muitas vezes é possível enxergar no semblante do aluno a preocupação de ser a vez dele de responder algo, ou o constante ato físico de permanecer de cabeça baixa e corpo retraído na hora das perguntas coletivas. Discernir se é cansaço, falta de interesse ou dificuldade de aprendizado é uma missão do professor e do corpo pedagógico.

Esses são alguns dos principais sinais de desinteresse dos alunos. Esse comportamento leva a um baixo rendimento que pode ser um indicativo de dificuldade de aprendizado. É importante manter um canal de comunicação e de registro eficiente, tanto entre professores quanto com os pais. Não raramente, a participação dos pais pode ajudar a cercar o aluno de cuidados e obter respostas mais precisas de como ajudá-lo. Manter um quadro de informação acessível aos professores e pais, com estatísticas e dados em tempo real, é uma solução bastante eficaz para se corrigir uma tendência de queda a tempo.

E você, já observou outro sinal de dificuldade de aprendizado nos alunos da sua escola? Que atitudes foram tomadas quanto a isso? Compartilhe conosco nos comentários!