Por que os pais devem participar ativamente da vida escolar dos filhos?



Atrair os pais para que participem ativamente das atividades escolares e da vida dos seus filhos é uma preocupação atual de qualquer escola que esteja realmente preocupada com a educação. A ideia inicial é que o ambiente escolar se torne uma extensão do lar, trazendo a educação ensinada em casa e agregando conceitos, mas sempre com o acompanhamento dos responsáveis. Porém, por que será que essa é uma preocupação atual? Por que os pais devem participar ativamente da vida escolar dos filhos?

Importância do acompanhamento familiar

De acordo com um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, a participação efetiva dos pais na vida escolar dos seus filhos influencia no futuro da criança, diminuindo até o índice de evasão. Quando a participação familiar é realmente efetiva, as chances de a criança vir a abandonar os estudos futuramente cai aproximadamente 64% e isso se torna positivo até para a vida profissional desse indivíduo, pois quanto mais ele conseguir se qualificar, melhores serão as suas chances futuramente no mercado de trabalho. Sem contar o benefício trazido ao seu desenvolvimento não só na escola, mas como pessoa.

Com o acompanhamento de pais presentes e envolvidos com o aprendizado, a criança consegue aprender com mais facilidade e se dedicar mais aos estudos. Isso é ainda mais notado quando se tem um exemplo dentro de casa. Pais que leem, incentivam crianças a lerem. Pais que conversam sobre a escola e ajudam no dever de casa, estimulam o discente a estudar. Sem contar que os pais que reconhecem o esforço do filho e o parabenizam pelas conquistas e boas notas o incentivam a continuar a se esforçar e a se dedicar aos estudos.

Cuidados importantes nessa relação

Embora a aproximação dos pais do ambiente escolar e da vida dos seus filhos seja essencial, é importante deixar claro que o fato de eles estarem presentes não significa que têm liberdade para interferir em questões administrativas da escola e muito menos de realizar alterações na métrica de ensino adotada pela instituição. Isso é conhecido pelo responsável antes da matrícula e, embora alterações e atualizações possam e devam ser feitas, não caberá aos pais decidir.

Por isso, é importante que a escola tenha uma política de acolhimento desses responsáveis e que toda equipe esteja preparada para essa aproximação. Projetos que permitam a participação deles, feiras ao final de semana, entre outros eventos são maneiras simples e atrativas de levar os responsáveis para dentro da escola.

É válido ressaltar que para que tudo isso seja possível, a escola precisa disponibilizar um tempo de trabalho do docente e dos demais funcionários para essa interação. Não adianta treinar, fazer projetos, convidar e estimular se a equipe estiver tão atribulada em suas horas de atividade que não tenha como atender aos responsáveis que procurarem a instituição.

Sua escola tem uma política de aproximação das famílias? Conte para a gente nos comentários! 

pesquisa-satisfacaoAgende uma demo - Geral

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email