Plano de gestão: saiba o que é e aprenda a mantê-lo sempre atualizado e vivo



Para que a escola tenha um bom desempenho gerencial é necessário planejar tudo o que será feito durante o ano letivo, desde festas e comemorações de datas específicas até reuniões de pais e mestres, passeios culturais, aulas de monitoria, entre muitas outras ações.

É preciso se organizar, montar uma rota e seguir cada uma das ações previamente planejadas para que sua instituição chegue onde você gostaria que ela chegasse. Elaborar, aprovar e executar um plano administrativo para o bom andamento da escola não é uma tarefa fácil, mas é extremamente necessária e precisa da interação de todos da comunidade escolar: funcionários, gestores, professores, pais de alunos e alunos.

O que é um Plano de Gestão escolar?

É um documento onde são registradas todas as ações da escola. No Plano de Gestão constam várias informações, como a formação da equipe escolar, horários de funcionamento da entidade, os recursos materiais e físicos do lugar, uma súmula do PPP, as temáticas que serão trabalhadas e todas as ações e eventos que serão desenvolvidos na escola durante o ano letivo.

É comum, no meio escolar, usarem a expressão “vivo” para o Plano de Gestão. Isso significa que ele é bastante flexível, permitindo mudanças, inserções e correções. A inserção de novos projetos ou modificações dos que já existem podem – e devem – ser feitas, uma vez que ; os professores e educadores podem adaptar seus planos de ensino, até mesmo os pais podem pedir modificações nas atividades escolares já previstas.

Normalmente, o Plano ganha forma em encontros como reunião de pais ou da Associação de Pais e Mestres (APM), do Conselho Escolar e de funcionários da escola. Ele é visto por todos como um documento de reflexão crítica e de contínuas mudanças nas práticas escolares, onde há possibilidade de inclusão de ideias, sugestões e críticas vindas de qualquer membro da comunidade escolar.

Como deixar o plano escolar acessível para professores e funcionários

O Plano é parte da escola e, como tal, deve ser conhecido por todos os participantes e atuantes da comunidade escolar.

Ele deve ficar acessível a todos que queiram consultá-lo na secretaria da escola, sendo sempre levado às reuniões da APM, Conselho de Escola e Conselho de Classe. O Plano é um documento obrigatório e deve ser conhecido e seguido por todos da comunidade escolar, principalmente por ser uma ferramenta democrática, ou seja, que contempla as necessidades de todos.

O que é um Projeto Político-pedagógico (PPP)?

É um conjunto de metas a serem definidas e cumpridas pela instituição, seja a curto, médio ou a longo prazo. O Plano de Ação ou Gestão consta dentro do PPP.

Só haverá resultado positivo se todos da comunidade escolar participarem, desde a sua criação até a realização das metas estabelecidas, aumentando o compromisso de todos os envolvidos  com o desenvolvimento da instituição, desde os gestores, professores e funcionários até os pais e alunos.

Como sua instituição de ensino elabora o plano de gestão? Compartilhe conosco nos comentários! Conte-nos suas experiências desde a elaboração até a realização das metas.

banner-pagina de materiais

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email