Planejamento estratégico para escolas

Planejamento estratégico: garantindo a melhoria na qualidade da educação



O desejo de todo gestor escolar é, com certeza, ver os alunos com boas notas e evoluindo no aprendizado, em meio a uma comunidade escolar satisfeita com a qualidade da educação. Todavia, essa não é uma tarefa fácil. Quais seriam, então, as melhores maneiras de se atingir o sucesso no ramo educacional? O chamado planejamento estratégico tem sido uma solução adotada por muitas escolas para resolver esse tipo de problema.

Baixe o material: Ebook Gestão Escolar na Prática

O que é planejamento estratégico?

 

Para entender o que é um planejamento estratégico, é preciso ter clara a diferença entre um plano e um planejamento. Um plano é uma sequência ordenada de operações previstas para alcançar um objetivo. Já um planejamento é a descrição detalhada de um plano de ação. Dessa forma, um planejamento estratégico é uma forma de gerir, planejar e executar ações detalhadas para alcançar objetivos e metas traçadas.

No cenário escolar, o planejamento estratégico é uma ferramenta que permite perceber a realidade da escola. Por meio de um processo de avaliação detalhado, é possível criar uma perspectiva para o futuro, com base nas mudanças que precisem ser feitas. Para construir o planejamento estratégico, é preciso que haja primeiro um diagnóstico concreto da instituição, levando em consideração todas as atividades realizadas por todos os envolvidos com a escola.

 

Um planejamento estratégico deve considerar, é claro, as diretrizes do projeto político-pedagógico da escola. Clique aqui e leia mais sobre o PPP!

 

Quem deve elaborar o planejamento estratégico

 

É responsabilidade do gestor escolar a iniciativa e a coordenação das estratégias  para a elaboração de um planejamento estratégico. Ele também deve orientar toda a equipe para adotar as ações corretas, bem como para obter um retorno sobre a experiência de lidar com o planejamento.

Cuidados necessários ao criar um planejamento estratégico

 

É importante frisar que o planejamento estratégico deve considerar sempre a realidade dos contextos, condições e conteúdos da escola. Essa preocupação é necessária já que o planejamento deve ser algo possível de se realizar. Desse modo, é mais fácil solucionar cada situação problemática identificada pelo diagnóstico.

O planejamento também não deve ser algo idealizado e efetivado apenas uma vez. É preciso que a escola consiga adotar técnicas para acompanhar constantemente os problemas e consiga propor soluções para eles

Nessa perspectiva, por exemplo, uma iniciativa interessante pode ser acompanhar mês a mês a nota dos alunos e, ao perceber uma queda nas médias de algum estudante, identificar as causas e ajudar a impedir que elas continuem caindo, evitando, assim, um resultado ruim ao fim do semestre ou do ano.

 

Uma boa maneira de acompanhar o andamento dos trabalhos em uma escola é a realização de reuniões pedagógicas. Leia nosso artigo sobre o assunto!

Como realizar o planejamento estratégico?

 

A principal intenção planejamento estratégico é identificar os problemas no início, evitando que eles fujam do controle, o que exige a participação efetiva de todos os professores, principalmente na suspeita e percepção de qualquer novo problema.

Assim, sugerimos alguns passos gerais podem ser indicados para a escola implementar um planejamento estratégico. Confira abaixo.

 

  • Fazer um diagnóstico de todas as atividades da escola e com todos os envolvidos na comunidade escolar. Podem ser feitos levantamentos com base em documentos, entrevistas e questionários;
  • Identificar as principais queixas sobre a escola através do resultado do diagnóstico;
  • Pesquisar informações e estatísticas sobre a realidade da escola, o contexto e os cenários sociais e culturais envolvidos em cada problema;
  • Definir qual cenário se pretende alcançar após os apontamentos do diagnóstico;
  • Traçar objetivos e metas, assim como descrever ações que serão adotadas para o alcance de cada um deles, tornando factível a operacionalização do planejamento estratégico.

Você sabia que um sistema de gestão escolar é capaz de te ajudar a alcançar as metas da sua instituição? Clique e saiba mais sobre sistemas de gestão escolar!

 

Acesse: O que é um sistema de gestão escolar - Leia o artigo completo
Sua escola tem ou pretende ter um planejamento estratégico? Conte mais sobre isso nos nossos comentários! Se você gostou, compartilhe esse artigo com seus amigos!

 

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

3 comentários em “Planejamento estratégico: garantindo a melhoria na qualidade da educação”

  1. Author Image alcione disse:

    gostaria de receber informações de como fazer um melhor planejamento pois os que venho fazendo nao surge mais efeito, o indice de reprovação vem aumentando, a insatisfação de professores é visivel e isso vem causando um transtorno na nossa educação. preciso de ajuda,

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Oi, Alcione!
      Na nossa biblioteca digital temos alguns materiais gratuitos que podem te ajudar a organizar o planejamento da sua instituição de ensino. Você pode acessá-los aqui:http://wpensar.com.br/materiais-educativos

      Além disso oferecemos também um serviço de apoio a gestão com especialistas que podem fazer um diagnóstico exclusivo sobre esses problemas que você relatou e atuar junto à sua escola para resolvê-los.
      Segue o link: http://bit.ly/29NbzJF

      Esperamos que essas soluções te auxiliem!
      Abraços!

      Responder
    2. Author Image Tavare disse:

      Gostaria de saber como aplicar o planejamento estrategico nas escola e quais sao as caracteristicas de uma visao estrategica

      Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email