Planejamento e Organização: palavras-chave para a boa gestão escolar

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Apesar de não ser uma empresa, colégios transcendem o perfil de instituição e, assim como outros segmentos da economia, precisam de regras administrativas para o seu desenvolvimento e para o seu controle. Organização e planejamento escolar são imprescindíveis para a sua sobrevivência no mercado — no caso das privadas — e para evitar crises, como algumas das públicas enfrentam.

Caro Gestor, você conhece as lições importantes para uma boa gestão escolar que o mundo corporativo oferece? Faça o papel de mestre para orientar a sua instituição neste caminho e confira essa receita simples e fácil de ser aprendida!

Levantamento de informações

É nessa fase em que um colégio precisa reunir todos os dados dos quais vai trabalhar para fazer o seu planejamento escolar por período. Espécie de raio-x, com todos os seus pontos positivos e com todos os seus problemas que precisam ser resolvidos. Mais profundamente, o levantamento de informações mostra também as causas de determinadas situações e como eles geram impacto à sua volta.

Perguntas básicas

Responda a algumas perguntas básicas como: de que forma consigo atingir meu público-alvo? Como o resultado ajudará a escola a fortalecer o relacionamento com a comunidade e com a sua imagem institucional?

As metas e os objetivos

Antes da escola optar por metas A, B ou C, é preciso analisar se elas vão ao encontro da proposta pedagógica, às suas diretrizes, às expectativas dos alunos, dos pais e do corpo docente. Caso contrário, há um grande risco das metas não se concretizarem e se tornarem, na prática, irreais e difíceis de se cumprir, criando resistência em quem deveria ajudar a cumpri-las. Ainda, as metas e os objetivos devem ser norteados pela missão, pela visão e pelos valores da instituição.

Funções e metas escalonadas

Agora que as metas já foram traçadas, cabe ao gestor designar quem será responsável por cada uma, levando em consideração algumas variáveis que interferem no sucesso: o orçamento e os recursos humanos. As metas sempre são mais amplas e gerais, o que faz com que o gestor vá escalonando-as até atingir o nível do detalhamento.

Por exemplo, “fornecer educação de qualidade”. O detalhe pode ser a próxima etapa do funil para a educação de ensino fundamental. A partir do escalonamento, defina quais os indicadores que comprovarão e medirão a sua eficácia, como um índice de atendimento escolar ou taxas de satisfação dos pais dos alunos em pesquisas trimestrais.

Sempre perto dos olhos

Por fim, para que todos da escola acompanhem as metas e haja engajamento entre a equipe de execução, o recomendado é que deixem um painel de gestão à vista. Formado pelo cruzamento das metas e de seus respectivos indicadores, ele facilita a sua visualização, precisando ser constantemente atualizado para ser eficaz.

O planejamento e a organização escolar das tarefas e das metas de um colégio não devem ser levados a ferro e a fogo. Portanto, deve existir certa flexibilidade para se adaptar às mudanças ao longo do percurso. Assim, a avaliação periódica das metas e dos planos de ação devem ser feitas periodicamente para se ter uma visão estratégica clara do seu planejamento e da sua organização escolar.

Restou alguma dúvida ou gostaria de fazer alguma observação? Deixe o seu comentário!

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