Percentual de professores que utilizam tecnologia nas escolas e como a aplicam

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Você sabia que o percentual de professores que utilizam tecnologia digital nas escolas é de apenas 2%? E que, dentro desses 2%, somente 29% desenvolvem práticas pedagógicas nos computadores disponíveis? Tais resultados foram medidos pela mais recente Pesquisa TIC Educação, divulgada em 2014 pelo CGI.br, órgão governamental que coordena os serviços de internet no Brasil.

Os dados são surpreendentes, já que a maioria do grupo de professores pesquisados (92%) declarou usar internet em casa, mas não na escola. De acordo com o CGI.br, a maior parte dos professores apenas ensina aos alunos como usar o computador, mas sem qualquer vínculo com a matéria em estudo.

Grande parte dos professores (79%) alegam também que não existem políticas dedicadas a orientá-los no uso pedagógico de tecnologias em sala de aula. E essa reclamação dos docentes é justificada: em um dos artigos da CGI.br, Priscila Gonsales, diretora do Instituto Educadigital, ressalta a inexistência de ações de orientação e também de treinamentos e boas práticas de ensino na internet.

A boa utilização da internet e de tecnologias de apoio à gestão está diretamente ligada à melhoria da qualidade de ensino. Se aos professores cabe sempre buscar formas de se manterem atualizados para levar informações e inovações para a sala de aula, aos gestores, cabe preparar o terreno para que essas tecnologias possam florescer.

Conheça alguns ótimos recursos didáticos on-line

Segundo a pesquisa, na rede escolar pública urbana todas as escolas possuem, no mínimo, um computador. E, em 89% delas, esses computadores contam com acesso à internet. Segundo Gonsales, no entanto, apenas o fato de o professor contar com um computador e acesso à internet não é suficiente para que obtenha resultados pedagógicos que beneficiem os alunos.

Em seu artigo, a especialista relata a experiência do portal escola digital www.escoladigital.org.br , criado em 2013, em uma iniciativa de três institutos ligados à iniciativa privada (Instituto Natura, Instituto Inspirare e Fundação Telefônica Vivo), sob a coordenação do Instituto Educadigital, que reúne mais de 4 mil ferramentas de ensino, e que se encontra à disposição de todos os professores brasileiros.

São vídeoaulas, jogos, animações, infográficos e mapas, entre outros recursos didáticos, que podem facilitar a aprendizagem na sala de aula, enriquecendo o processo de ensino. De acordo com Gonsales, a plataforma também pode ser usada por alunos que queiram complementar os estudos de sala de aula e pelos pais que desejam acompanhar a educação dos filhos. Segundo ela, o conteúdo do site é resultado de pesquisa on-line, de entrevistas com educadores, com empreendedores, com especialistas e usuários e até de uma consulta pública.

Os objetos digitais de aprendizagem, como os recursos didáticos são chamados na plataforma, são catalogados por um total de 14 disciplinas. Dessas, por exemplo, constam 717 objetos referentes à matemática; 465 referentes a Ciências; e 374 à disciplina de português.

Os anos/séries cobrem Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Escola Especial e Educação para Jovens e Adultos (EJA). Com relação ao tipo de mídia empregados na criação dos objetos digitais de aprendizagem, classificam-se em aulas digitais (323), áudio (81). Apresentações multimídia (14), aplicativos móveis (158) e animações (152).

Que tal começar a estimular os professores de sua escola a usar os recursos didáticos disponíveis na web? Sua iniciativa ajudará a aumentar o percentual de professores que utilizam tecnologia em sala de aula!

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