Paternidade

9

Amigos, eu Vitor Frias, vos escrevo com grande alegria, primeiro por poder estrear nesse canal de comunicação, onde poderemos falar sobre o que mais nos move a Educação, e principalmente por estar vivendo um momento especial, e esse momento é algo que me foi dado como um presente e como uma missão, a paternidade, é a segunda vez que sou “desafiado”. Bom, ver crescer, trocar fralda, primeiras palavras, passos, isso tudo é só alegria! E ai você me pergunta, onde está a missão?

A missão está em Educar! A primeira vez que fui desafiado assim, tinha apenas 21 anos, e tomei o maior susto que já se viu, desafio esse que 10 anos depois, sinto, pelo brilho nos olhos, pelo sorriso no rosto, pelas palavras carinhosas, pelo role de skate, está sendo vencida a cada dia, apesar de haverem muitas batalhas pela frente. Voltando ao motivo por toda a alegria que tenho sentido mais e mais, desde o dia em que fui desafiado novamente, esse motivo é a pequena e doce Inaê, todos os segundos que olho para ela, todos os toques que dou nela, me fazem crescer, me fazem sorrir e me fazem respirar fundo, porque a vida me diz, o desafio está lançado! E agora em dose dupla!

Eu como professor e pai, levanto o debate da importância da paternidade, na vida das crianças e na educação delas, valorizo demais essa figura, pois, como a vida quis, perdi o meu com apenas 12 anos, e desde então, tenho essa condição como uma parte de mim, ser pai sempre foi um sonho, educar sempre foi à missão “impossível” que sempre quis enfrentar.

Em nosso cotidiano, seja em sala de aula ou não, nos deparamos com uma geração que carece de muitas coisas materiais, e isso é um problema que afeta seu rendimento e sua atenção no âmbito escolar, mas o que mais faz com que os jovens alunos se comportem com distanciamento do que é ensinado e compartilhado é a falta de afeto. Acredito que quanto mais tivermos pais e filhos, crescendo e convivendo juntos, mais teremos uma geração apta a aprender e compartilhar conhecimento.

 

^A55E756AE1AC972B3EF65A4A0E3546F75F1A04E9F56F84876A^pimgpsh_fullsize_distr