Os novos desafios da carteira com registro



Escolas e cursos que utilizam boletos bancários para realizar cobrança provavelmente já ouviram falar do fim do boleto sem registro a partir de 2017. Essa mudança vai mudar a maneira como você gerencia suas cobranças, além de possivelmente gerar um aumento de custo operacional para sua instituição de ensino.

Boleto sem registro X boleto com registro

Antes de mais nada, é importante entender a diferença entre a carteira com registro e a carteira sem registro. Como o nome já diz, uma envolve o registro da cobrança no banco e a outra não.

A carteira sem registro é o modelo mais simples e mais barato. A instituição de ensino emite a cobrança sem nenhum envolvimento do banco, que entra em cena apenas no momento da liquidação. Ações como o cancelamento e renegociação da cobrança são facilitadas, uma vez que não existe registro prévio das cobranças no banco.

A carteira registrada, por sua vez, envolve o registro das cobranças no banco antes da liquidação. Com isso, será possível consultar no seu banco quem pagou, o que pagou e quando pagou, evitando, assim, fraudes nas operações bancárias.

O trabalho de registro e controle das cobranças via carteira registrada tem pontos negativos, como o possível encarecimento do processo de cobrança, além do aumento da burocracia.

Nova plataforma de boletos

A notícia do fim do boleto sem registro divulgada no primeiro semestre de 2015 deixou gestores de cabelos em pé. Turbulências no processo de cobrança podem afetar a saúde financeira da instituição de ensino, além de eventualmente gerar problemas com alunos e/ou responsáveis.

A nova plataforma de cobranças lançada pela FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos),  tem como objetivo evitar fraudes bancárias e inconsistências geradas pela edição dos dados da cobrança.

Com essa ideia em mente, foi lançado um cronograma que resulta no fim das cobranças sem registro a partir de 2017.

Etapas do cronograma

post-boleto-sem-registro

A partir de janeiro de 2017, as cobranças sem registro serão aceitas apenas no banco emissor, fato que vai dificultar bastante o processo de cobrança.

Desafios da nova plataforma de cobrança

Dentre os desafios da transição para a carteira registrada, podemos indicar o aumento do custo como principal ponto de atenção.

A cobrança registrada é mais segura e amarrada, no entanto, os bancos cobram taxas para registrar e gerenciar a vida da cobrança. O cenário de pagamento por boleto liquidado presente na cobrança sem registro desaparece, dando lugar para cenários com o pagamento de 2 ou mais taxas por boleto.

Além do custo adicional cobrado pelos bancos, existe um custo operacional relevante para gestão da carteira registrada. Via de regra, o registro das cobranças é realizado por um arquivo remessa, com as informações do lote gerado. Qualquer falha humana no processo de registro pode gerar problemas no recebimento e custos adicionais.

Assim, sua instituição de ensino vai ter de redobrar a atenção na rotina de cobrança, a fim de evitar problemas no recebimento e alunos/responsáveis irritados com a dificuldade na quitação do pagamento.

Principais taxas cobradas pelos bancos

As taxas cobradas variam de banco para banco, mas em geral temos tarifa para:

cobrancas-boleto-sem-registro

Como fugir das taxas do banco e economizar na emissão dos boletos

Abraçando o desafio de ajudar os gestores escolares  a economizarem na emissão dos boletos,  a WPensar criou o Cobrança Fácil, uma plataforma online que reduz os custos de operação das transações financeiras entre as instituições de ensino e os bancos e simplifica o processo de emissão e pagamento dos títulos.

No Cobrança Fácil você conta com os seguintes benefícios:

  1.  Pague apenas pelo boleto liquidado/recebido (nada de taxa para registro, custódia, alteração, etc)
  2. Acabe com retrabalho. No Cobrança Fácil o fluxo de criação e gerenciamento das cobranças é 100% automatizado. Adeus remessa e retorno!
  3. Gerencie suas cobranças e combata a inadimplência com relatórios e funcionalidades de renegociação dos títulos.
  4. Emita quantos boletos quiser, sem custos adicionais!

Quer reduzir os custos de emissão de boleto na sua escola ou curso? Use o cobrança fácil!

banner-blog-cobranca-facil

 

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

5 comentários em “Os novos desafios da carteira com registro”

  1. Author Image roberto disse:

    gostaria de maiores informações tb…

    Responder
  2. Qual é a diferença dessa plataforma, para a plataforma do PAGUE SEGURO?

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Oi, Wellington, tudo bem?

      Pra usar o pagseguro todos os seus alunos teriam que criar uma conta lá para poder pagar a sua instituição, o que tornaria ainda mais difícil quitar as cobranças da sua escola ou curso e isso apode acabar gerando inadimplência.

      Com o cobrança fácil, você vai continuar gerando seu boleto bancário normalmente pros alunos pagarem a mensalidade, a diferença, é que esse boleto vai custar menos para a sua instituição, ou seja, você vai economizar dinheiro na emissão desses boletos.

      Além de reduzir seus custos com boleto bancário em até 50%, o Cobrança fácil também mantém suas cobranças organizadas.

      Com ele você consegue saber quem está pagando em dia e quem está em atraso e assim fica muito mais fácil mandar informativos de vencimento pra que ninguém esqueça de pagar as mensalidade em dia e pra que você não tenha altas taxas de inadimplência.

      Podemos te mostrar como funciona, e só acessar aqui: http://materiais.wpensar.com.br/cobranca-facil e preencher o formulário que a gente entra em contato você pra explicar.

      Um abraço!

      Responder
  3. Author Image Rosangela disse:

    Gostaria de saber como funciona o programa.

    Segue meu contato para que possam me contactar

    Rosangela Paixão

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Oi, Rosângela!

      Passamos seu contato para nosso consultor e ele já está tentando entrar em contato contigo. 🙂

      Abraços!

      Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email