O que é Planejamento Escolar Participativo e Estratégico?



Conhecida por ser o berço da civilização, a Grécia antiga deu ao mundo atual mais do que uma cultura rica. Foi lá que surgiu a democracia, instrumento do governo de participação popular, embora o voto — maior expoente do sistema — não fosse direito das mulheres, dos estrangeiros, das crianças e dos escravos.

Atualmente, a democracia pode ser indireta ou direta. Neste último modelo, a participação do povo aparece no momento da escolha de seus representantes governamentais ou em temas específicos, nos quais é usado o plebiscito para fazer valer a vontade da maioria.

Mas o que isso tem a ver com a administração de uma escola, você deve estar se perguntando. Muito!

Isso porque a democracia é a base do planejamento escolar participativo e estratégico, percebendo a realidade e avaliando o presente de olhos abertos para o futuro. Essa ferramenta de planejamento analisa uma instituição levando em consideração o seu contexto social e o seu ambiente, apontando não só os problemas, como a soluções.

Em uma escola, há duas possibilidades distintas para a administração. Elas podem ser baseadas nos princípios da democracia ou em métodos qualitativos e quantitativos, como veremos a seguir. Apesar de diferentes em alguns pontos, os dois têm como fundamentação a participação da comunidade escolar nas decisões que envolvem a escola. Cabe ao gestor analisar o cenário e adotar a melhor possibilidade para a escola e para os seus alunos.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça essas possibilidades e as suas diferenças no nosso artigo abaixo!

Planejamento participativo

A tomada coletiva de decisões tem como objetivo, não só a democracia das decisões, mas o estabelecimento de prioridades entre os envolvidos, apontando os caminhos que estão com mais urgência na pauta de votação para temas futuros. Diretores, professores, alunos e funcionários têm direito ao voto no modelo do planejamento escolar participativo.

Os benefícios da gestão participativa são relacionados, justamente, ao aprendizado, focando em valores como a cidadania, a organização e a gestão. Entretanto, para que o modelo funcione da forma esperada, é um requisito que todos estejam inteirados à realidade da escola para diagnosticar os problemas e apontar as soluções. Informações sobre a comunidade, sobre o local e sobre as suas informações da realidade presente e futura são a base desse tipo de planejamento.

Análise, decisão, execução e avaliação das ações são de responsabilidade desses atores sociais. A grande vantagem é a construção de uma cultura de planejamento coletiva, fortalecendo as práticas democráticas e a distribuição horizontal do poder da decisão.

Planejamento estratégico

Já no estratégico, o poder de decisão fica concentrado em uma única pessoa, geralmente o diretor. O modelo de planejamento escolar estratégico se baseia em métodos qualitativos e quantitativos em formato de metas, analisando pontos fracos, oportunidades e restrições do ambiente.

Missão, visão do futuro e valores norteiam essa realidade, que passam a serem medidas por indicadores e um conjunto de metas organizacionais. Há análise a do mercado — com foco na concorrência —, da situação financeira, da satisfação dos clientes e das suas percepções sobre a escola, sobre a definição de diferenciais, sobre a política de investimento em prazos próximos, em prazos distantes e as suas respectivas metas.

Um exemplo de meta é a formação qualitativa dos alunos. O caminho até o atingimento desse objetivo é listado e, quando a meta não é alcançada, busca-se identificar as raízes do problema.

Muito popular nas comunidades acadêmicas e empresariais, o modelo estratégico pode ser adotado independentemente do tamanho da escola, sendo ela pública ou privada. Força, fraquezas, oportunidades e ameaças são listadas (mais conhecido como matriz SWOT) a fim de se fazer um diagnóstico. As siglas em Inglês que formam a palavra SWOT significam: Strength (Força), Weakness (Fraqueza), Oportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por meio dessa análise, temas como gestão administrativa, gestão financeira, gestão pedagógica, gestão de infraestrutura, gestão de relacionamento com a comunidade e com os alunos e gestão de resultados são verificados sob o prisma da sigla.

Qual modelo escolher

Não há uma fórmula pronta para a administração de uma escola. Isso depende de suas características, de seus gestores e de seus relacionamentos, invariavelmente.

Novas formas de administração devem ser consideradas, já que não se pode levar em conta apenas o que foi aplicado no passado. Ao mesmo tempo que indicadores mostram necessidades de melhorias, a participação dos envolvidos neste processo, sendo eles professores, diretores alunos ou seus pais, é fundamental para que se alcance bons resultados.

Qualquer que seja o modelo adotado, o princípio da organização é fundamental. Mesmo quando a gestão escolar é aberta à participação, deve existir um planejamento escolar estratégico cuidadoso para que as metas sejam atingidas com sucesso. Cronograma em mãos e alinhamento das informações é importante em ambos os casos.

Restou alguma dúvida ou gostaria de fazer alguma observação? Deixe o seu comentário!

banner_ebook-os-desafios-para-uma-gestao-de-sucesso_750x125

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

2 comentários em “O que é Planejamento Escolar Participativo e Estratégico?”

  1. É de suma importância que as pessoas possam ter fontes de informação como essa para enriquecer seu conhecimento prévio de um trabalho e ficar interado de tudo que envolve a educação escolar. Obrigada!

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Olá, Claudionice!
      Que bom que gostou do conteúdo!
      Sabemos que organizar uma escola não é fácil e, por isso, estamos sempre buscando trazer para o blog assuntos que possam de fato ajudar a expandir os conhecimentos de quem nos acompanha. 🙂
      Temos também uma biblioteca digital com vários materiais gratuitos sobre gestão escolar: http://www.wpensar.com.br/materiais-educativos pra você baixar à vontade.

      Abraços.

      Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Toda semana artigos sobre educação diretamente no seu email


Pronto para economizar tempo e aumentar seu poder de gestão?

Sistema de Gestão Escolar Inteligente

Sistema WPensar

CONHEÇA O WPENSAR


Aprenda sobre Gestão Escolar com nossos materiais educativos!

Potencialize suas habilidades de gestor

Materiais WPensar

BAIXE GRÁTIS




Assine e receba nossos posts direto no seu email