O que é gestão escolar? Entenda os conceitos

O que é gestão escolar? Entenda os conceitos

310

O termo Gestão Escolar foi criado para se diferenciar da expressão Administração Escolar. Ele traz para o contexto educacional elementos e conceitos fundamentais para aumentar a eficiência dos processos institucionais e melhorar o ensino.

Nesse sentido, quanto mais profissionalizada está a gestão de uma escola, mais impactos positivos acontecem no dia a dia de trabalho e na qualidade do ensino. Continue a leitura do artigo!

O que é gestão escolar?

Gestão Escolar é uma forma de administração que integra toda a instituição, gerindo pessoas e processos, em cada um dos pilares da gestão educacional.

Relaciona-se a uma atuação que foca em promover a organização, a mobilização e a articulação das condições essenciais para garantir o avanço do processo socioeducacional das instituições de ensino e possibilitar que elas promovam o aprendizado dos estudantes de forma efetiva, conforme destaca a especialista em educação Heloísa Lück.

A gestão escolar aborda questões concretas da rotina educacional e busca garantir que as instituições de ensino tenham as condições necessárias para cumprir seu papel principal: ensinar com qualidade e formar cidadãos com as competências e habilidades indispensáveis para sua vida pessoal e profissional.

Veja mais:
Sistema de gestão escolar: como diminuir a papelada
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

Qual é o foco da gestão escolar?

O foco da gestão escolar é a orientação para resultados, busca pela liderança, motivação da equipe para alcançar os objetivos, ênfase na qualidade do currículo e foco na participação dos pais para atingir excelência no ensino.

Conheça os 6 pilares da gestão de escolas e cursos

A gestão se divide em 6 pilares principais que buscam a autonomia administrativa, financeira, pedagógica e a otimização de tempo e processos nas instituições de ensino regular e cursos.

Esses pilares são interdependentes e o bom funcionamento e a sintonia entre essas esferas é vital para a instituição. Sendo assim, o gestor deve dedicar-se com empenho e ter habilidades para coordenar diferentes áreas de atuação.

Os 6 pilares ou conceitos da gestão para escolas e cursos: pedagógica; administrativa; financeira; de recursos humanos; da comunicação; e de tempo e eficiência dos processos

1- Gestão Escolar Pedagógica

A gestão pedagógica é o pilar mais importante da gestão de escolas e cursos, sejam eles cursos profissionalizantes, cursos livres, cursos de idiomas ou de ensino superior

Afinal está diretamente ligada à atividade fim do setor educacional. Gerir essa área está relacionada com a organização e planejamento do sistema educacional, o gerenciamento de recursos humanos e a elaboração e execução de projetos pedagógicos.

Além disso, também fica a cargo da gestão pedagógica estabelecer metas que tenham como foco melhorar as práticas educacionais nas instituições de ensino e descobrir outras maneiras de ensinar mais e melhor. Assim, para garantir que toda essa didática funcione, é essencial a atuação dos líderes educacionais.

Responsabilidades dos diretores e coordenadores:

  • Articular as concepções, estratégias métodos e conteúdos no ambiente educacional
  • Definir as metas necessárias para otimização dos processos pedagógicos
  • Conseguir fazer com que os profissionais de ensino e a comunidade escolar assumam esse compromisso como seu o objetivo de melhorar a educação
  • Despertar no professor a vontade de ensinar e no aluno a vontade de aprender.
  • Avaliar o trabalho pedagógico exercido por professores e praticados na instituição
  • Estabelecer formas de envolver mais os docentes na educação
  • Criar um ambiente estimulante e motivador para a comunidade escolar

Para mais, é importante que o diretor escolar esteja em contato aberto com os educadores para estabelecer o foco da aprendizagem e promover a educação como um todo. É preciso também dar atenção ao currículo escolar e à metodologia de ensino em vigor, sugerindo eventuais mudanças.

Nesse processo de construção pedagógica, um convite para a participação de todos os membros da comunidade escolar viabiliza uma gestão escolar democrática e participativa, como na elaboração do Projeto Político Pedagógico, por exemplo.

Clique e acesse: Guia Roteiro do Planejamento Político e Pedagógico

2- Gestão Escolar Administrativa

A gestão administrativa é requisito para a qualidade da gestão pedagógica e da educação

O objetivo da gestão escolar administrativa nos colégios e cursos é cuidar dos recursos físicos, financeiros e materiais da instituição, zelar pelos bens e garantir que eles sejam bem utilizados em prol do ensino.

Dessa forma, para que ela funcione, é necessário estar atento às rotinas da secretaria, legislação educacional, processos educacionais, manutenção patrimonial e demais outras tarefas. Com isso, tanto a instituição terá bom andamento quanto os professores terão tudo o que precisam para ensinar com qualidade.

Atribuições da gestão administrativa:

  • Organizar e administrar os recursos físicos, materiais e financeiros da escola ou curso
  • Organizar a necessidade de compras, consertos e manutenção dos bens patrimoniais
  • Manter o inventário dos bens e patrimônios da instituição atualizados
  • Manter o ambiente limpo e organizado
  • Garantir a correta utilização dos materiais da instituição de ensino
  • Garantir  o cumprimento das leis, diretrizes e estatuto do colégio ou curso
  • Utilizar as tecnologias da informação para melhorar os processos de gestão em todos os segmentos da escola
Diferença entre gestão e administração escolar

Na escola conservadora, a gestão administrativa era considerada o eixo mais importante da gestão, pois acreditava-se que garantindo bons materiais e recursos o processo educacional fluiria naturalmente e o ensino seria de qualidade.

Atualmente, com o amadurecimento dos processos educacionais, há um consenso  por parte dos gestores de que não basta apenas ter bons recursos. Para garantir a qualidade do ensino, é preciso saber utilizá-los.

Ou seja, é preciso pensar a instituição de forma inclusiva e abrangente, colocando a necessidade do aluno no centro do interesse da gestão e tendo os recursos materiais como ferramentas para alcançar as melhorias necessárias.

Conheça as 15 principais ferramentas para melhorar a gestão na sua escola ou curso

3- Gestão Escolar Financeira

Se por um lado a gestão escolar administrativa levanta as necessidades de colégios e cursos, por outro, a gestão financeira organiza os proventos, prioriza os gastos e distribui de forma ordenada o orçamento da instituição para que todos os setores tenham as suas necessidades atendidas.

Por isso, ter uma parceira como a Arcopay que garante a saúde financeira da sua instituição por meio da cobrança recorrente é fundamental. Assim, você consegue ter tempo para se dedicar a atividades mais estratégicas e pode garantir que as áreas pedagógica e acadêmica funcionem bem e a escola cresça com segurança.

Pilares da gestão escolar financeira

Especialistas em finanças educacionais apontam que 5 pilares precisam ser monitorados constantemente para colégios e cursos não irem à falência. São eles:

  • Calcular corretamente os gastos
  • Resumir as entradas e saídas financeiras da instituição – manter o fluxo de caixa organizado
  • Manter a inadimplência sob controle
  • Definir orçamentos por centro de custo
  • Prestar contas e dar retorno sobre os gastos

A gestão financeira deve andar de mãos dadas com a gestão administrativa para que os gastos sejam dimensionados de maneira correta. Para isso, você deve investir em frentes que vão te ajudar na gestão das mensalidades e proporcionar estabilidade no fluxo de caixa.

Banner arcopay

Para conhecer a Arcopay, clique no banner!

4- Gestão de Recursos Humanos

Nenhuma instituição pode ser melhor do que as pessoas que nela atuam e do que a competência que põem a serviço da educação

Heloísa Lück

Além da gestão pedagógica, administrativa e financeira, a área de recursos humanos também deve ser uma preocupação constante no trabalho do gestor escolar. Afinal, por lidar diretamente com o relacionamento de alunos, funcionários, educadores e a comunidade de pais e responsáveis, ela representa uma área bastante sensível da gestão.

Além de manter o bom relacionamento entre todas as partes, a área da gestão educacional voltada para a administração dos recursos humanos tem como papel fundamental motivar a equipe de colaboradores e manter os professores engajados com o projeto de ensino adotado.

O gestor deve criar um ambiente no qual todos se sintam estimulados para contribuir com o rendimento da escola ou curso como um todo.

Como gerir pessoas em instituições de ensino

Para garantir um bom entrosamento entre sua equipe, os líderes escolares devem:

  • Engajar os docentes com o ensino, a proposta da instituição e os resultados
  • Saber distribuir as tarefas entre os setores e pessoas
  • Investir em ferramentas que facilitem o trabalho da equipe
  • Incentivar a formação continuada e investir no aprimoramento dos  colaboradores
  • Avaliar os funcionários e orientá-los sobre como corrigir seus erros
  • Ressaltar os pontos fortes e parabenizar os colaboradores por seus acertos
  • Manter um clima de cooperação, entrosamento e respeito entre os colaboradores

Ou seja, no exercício de sua liderança, os diretores e coordenadores devem pautar seu trabalho de desenvolvimento humano na motivação da equipe. Para mais, outros tópicos importantes são: o compartilhamento de responsabilidades, a capacitação profissional, o desenvolvimento de habilidades e, é claro, uma comunicação eficiente para que todos estejam alinhados e trabalhando por um mesmo ideal.

Clique e acesse: Ebook Gestão Escolar na Prática - 2ª edição

5- Gestão de comunicação

A gestão da comunicação está diretamente relacionada com a gestão escolar de recursos humanos, mas ela não se basta apenas em garantir que os colaboradores estejam satisfeitos e motivados. Ela se projeta para além dos muros das instituições e envolve toda a comunidade escolar.

Uma boa comunicação garante que:

  • Os  professores estejam alinhados com a proposta da instituição
  • Os setores saibam quais são suas prioridades
  • Os colaboradores entendam que suas tarefas influenciam na realização do todo
  • Os alunos se mantenham engajados e focados no aprendizado
  • Os pais entendam a importância do seu papel no processo de ensino

E também que os pais e responsáveis tenham um retorno adequado sobre o investimento que estão fazendo e vejam a instituição como sua parceira nessa difícil jornada que é educar e formar cidadãos preparados para o mercado de trabalho, e para a vida.

Tarefas da comunicação escolar:

  • Manter os responsáveis informados sobre as atividades da instituição
  • Manter os responsáveis  informados sobre as atividades e tarefas dos filhos
  • Informar aos responsáveis  se os alunos estão realizando as tarefas propostas pelos professores
  • Informar aos responsáveis sobre notas, frequência e ocorrências disciplinares dos alunos
  • Manter o aluno informado sobre o calendário de provas e atividades da instituição
  • Manter o aluno informado sobre eventos e comunicados da instituição

Por envolver e integrar todos os setores, realizar uma boa gestão da comunicação ajuda escolas e cursos a acabarem com ruídos na troca de informações. Além disso, permite desenvolver a imagem e identidade da sua instituição de ensino.

A comunicação escolar pode – e deve – ir além de bilhetes e comunicação direta entre escola e responsáveis. Um ponto importante é conhecer todos os públicos com quem a escola se relaciona, entender suas demandas de informação e elencar prioridades na comunicação.

Alguns exemplos de comunicação escolar: mural, informativos, reuniões, eventos, aplicativos de comunicação, redes sociais, e-mail, marketing educacional e endomarketing.

Uma boa comunicação está presente no dia a dia da equipe, dos alunos e dos responsáveis, construindo relacionamento – que integra a comunidade escolar e atrai novos alunos.

Benefícios da comunicação para instituições de ensino:

  • Prevenção da evasão
  • Controle da indisciplina
  • Redução da inadimplência
  • Aumento da produtividade dos professores
  • Aumento  do engajamento dos alunos
  • Aproximação com os responsáveis
  • Melhora na relação entre a comunidade escolar
  • Aumento da confiança dos pais na instituição de ensino

Clique e acesse: Ebook O que fazer para melhorar a comunicação entre escola, pais e alunos?

6- Gestão de tempo e Eficiência dos processos

Por último, mas não menos importante, a gestão do tempo está diretamente relacionada com a produtividade dos setores e com a eficiência dos processos da instituição.

Os setores da escola funcionam como as engrenagens de um relógio e, se algo não funciona, ou funciona mal, gera atrasos ou até a parada dos ponteiros.

É comum que, por realizarem diariamente os mesmos processos, os professores e a área de secretaria acabem se acostumando com o modo de fazê-los e não percebam que algo está errado ou que poderia ser melhorado.

Aproveitar bem o tempo de trabalho é saber utilizá-lo para realizar as atividades com maior prioridade na instituição, por isso, cabe ao diretor e ao coordenador escolar saber organizar, delegar e priorizar as tarefas de sua equipe para que seus dias sejam mais produtivos.

Dessa forma, como os bons relojoeiros, os gestores precisam manter os olhos e ouvidos bem atentos e prestar atenção em todas as etapas do processo para conseguir mapear e identificar quais engrenagens que atrasam ou prejudicam cada setor.

Esse é um trabalho árduo, afinal essas engrenagens podem ser tarefas, processos, modo de execução e até mesmo pessoas. Mas fazendo as perguntas certas, tudo fica mais fácil.

Otimizando sua gestão

Vamos fazer um exercício. Pense em cada setor da sua instituição e pergunte-se:

  • Quais são os maiores problemas da minha escola ou curso hoje?
  • A quais setores esses problemas estão relacionados?
  • Quais tarefas demandam mais tempo para serem concluídas?
  • Elas envolvem muitos colaboradores?
  • Quais colaboradores estão envolvidos com essas tarefas?
  • Algumas delas trazem mais retorno para a instituição?
  • Quais tarefas podem ser automatizadas?
  • Como posso tornar esses processos mais eficientes?

Esse é um exercício básico de reflexão que você pode realizar diariamente e com certeza vai ajudar muito a melhorar a sua gestão educacional.

Sabemos que fazer tudo funcionar em compasso depende da boa administração de muitos fatores e que isso demanda tempo. Entretanto, gerir com excelência é se manter na busca constante pela desenvolvimento da equipe e pela melhoria dos processos. Nesse sentido, quanto mais você se esforçar, melhor serão os resultados da sua instituição.

Recapitulando:

Resumo o que é gestão educacional, pilares ou resultados

Próximos passos

Entender a gestão escolar, suas áreas e principais objetivos é muito importante. E, para colocar tudo em prática é preciso planejamento. Dessa forma, alinhar os setores com os objetivos da instituição, traçar os caminhos e programar o funcionamento dessa gestão é essencial para obter bons resultados.

Embora ampla, a gestão escolar pode ser otimizada com uso de tecnologia. Escolas modernas melhoram seus resultados inovando na forma de gerir. Isso, porque desburocratizam os trabalhos de gestão com o uso de produtos tecnológicos, como aplicativos, sistemas de gestão, plataformas online, entre outros.

Entenda o que é um sistema de gestão escolar e veja como ele pode te ajudar!

Gostou do conteúdo?

Para saber mais, baixe grátis um ebook completo de Gestão Escolar e confira outros elementos que podem garantir, na prática, uma gestão escolar eficiente!

Clique e acesse: Ebook O que é gestão escolar