Liderança – A palavra chave para realizar mudanças grandiosas na sua escola



Em sua apresentação na TED – a conferência mais importante para a classe criativa do mundo, em 2014, o pesquisador Simon Sinek, especialista em temas como liderança, cooperação e confiança, conta algumas histórias e coloca questões sobre o que seria realmente um líder. De acordo com Sinek, um líder nato é aquele que desperta em seus colaboradores um sentimento de segurança, que contribui para que estes se sintam parte de um todo e, consequentemente, responsáveis pelos projetos dos quais fazem parte e confiantes para promover mudanças grandiosas e novas ideias neste ambiente. A grande conclusão de Sinek em sua apresentação é a ideia de que quando inseridas em um ambiente favorável, as pessoas são capazes de desenvolver grandes feitos.

No ambiente escolar, a presença de uma liderança capaz de analisar situações e compartilhar esta análise com professores e colaboradores é essencial para a eficácia do trabalho educacional e para a conquista de resultados positivos para a organização. Entenda algumas das questões abordadas por Sinek sobre o papel de um grande líder.

A liderança deve funcionar como a paternidade

De acordo com Sinek, o papel de um líder em uma organização se assemelha ao dos pais em uma família. Ou seja, o líder tem como função educar e dar oportunidades para que seus colaboradores se desenvolvam, educando e incentivando-os a tentar coisas novas, ainda que errem. Assim, colocar com clareza para seus colaboradores quais são as metas a serem alcançadas pela instituição de ensino, bem como seus valores e os caminhos a serem utilizados para alcança-los, priorizando o diálogo como principal ferramenta é fundamental para fazer com que se sintam responsáveis e fazendo parte de um todo que caminha em direção ao mesmo objetivo. Um líder deve não somente direcionar as atitudes tomadas pelo corpo docente, mas abrir espaço para que proponham novos projetos e desenvolvam-nos com confiança.

Ambiente favorável e seguro

A criação de um ambiente no qual os profissionais da sua equipe se sintam seguros e confiantes é essencial para que desempenhem suas funções com excelência. É, portanto, importante, não somente analisar a performance dos colaboradores da instituição, mas oferecer meios para que aqueles que não estão atingindo o desempenho esperado se desenvolvam. Para tal, cursos, palestras e debates são ferramentas fundamentais no ambiente escolar, permitindo a geração de novas ideias e projetos para a escola, e contribuindo para a geração de melhores resultados.

O líder cuida das pessoas ao seu redor

Sinek coloca em sua apresentação, um conceito de liderança não relacionado ao cargo que um profissional ocupa e à autoridade que representa perante sua equipe, mas à sua capacidade de cuidar dos membros desta, demonstrando também de sua parte esforços e sacrifícios para que o todo alcance os resultados desejados. Assim, é importante a proximidade e o contato pessoal com os membros do corpo docente e demais colaboradores, procurando assumir também para si as falhas dos projetos realizados, muito mais do que apontar culpados por elas.
Confira na íntegra a apresentação de Simon Sinek sobre esse assunto:

Como vimos no vídeo, confiança e cooperação são os sentimentos despertados por um grande líder. É por meio de sua presença que a equipe demonstra engajamento e liberdade, despertando a criação de projetos interessantes a serem desenvolvidos com os alunos e melhorando o ensino de forma geral.
Quais ações você realiza na sua instituição para motivar e incentivar sua equipe? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email