Lei de Diretrizes e Bases da Educação - O que ela muda na sua escola?

Lei de Diretrizes e Bases da Educação – O que ela muda na sua escola?

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Publicada no dia 03 de julho, a lei 13.278/ 2016 incluiu o ensino de artes visuais, música, dança e teatro no currículo das escolas de educação básica. A nova lei altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação NacionalO aumento de disciplinas do campo das artes nas escolas permitirá aos professores conduzir o ensino e a aprendizagem através de uma gestão que promova a diversidade das inteligências, assumindo que os estudantes têm diferentes níveis de desenvolvimento. Com isso o quadro de horário das escolas deverá se adaptar a essa nova realidade.

Quais as dificuldades enfrentadas pelos cursos de arte em geral?

Cursos superiores de arte têm apontado dificuldades no desenvolvimento dos alunos por falta de um ensino de base. Antes da nova lei, o ensino de artes nas escolas passou a ser entendido como uma mera atividade artística, muitas vezes desconectada de um projeto coletivo de educação escolar.

Os professores deveriam atender a todas as linguagens artísticas de maneira muito superficial – mesmo aquelas para as quais não se formaram -, o que não favorecia o desenvolvimento artístico dos alunos. Desta forma, os alunos chegam ao ensino superior sem uma base adequada que o qualifique adequadamente para o curso superior no qual ingressou.

A Teoria de Gardner e as inteligências múltiplas

O novo modelo curricular segue a teoria de Gardner e as inteligências múltiplas, educando o aluno no campo das artes e estimulando diferentes talentos. A teoria das inteligências múltiplas, desenvolvida pelo professor Howard Gardner (1993) e colegas do Project Zero da Escola Superior de Educação de Harvard, alterou a concepção de uma inteligência única. Eles entendem a inteligência como um conjunto de talentos e habilidades mentais. Todas as pessoas possuem essas competências, habilidades mentais e talentos em diferentes níveis de desenvolvimento.

De acordo com essa teoria, todos os seres humanos possuem oito inteligências em um maior ou menor grau. Gardner enfatiza o fato de que todas as mentes são igualmente importantes e, consequentemente, o problema seria que o sistema escolar atual não trata a todos igualmente, mas prioriza duas inteligências: a lógico-matemática e a linguística. 

Quais os benefícios das artes no currículo?

O novo currículo permite o desenvolvimento da inteligência, apoiado em habilidades artísticas. As inteligências e estilos de aprendizagem são muito diferentes. O mesmo material pode ser apresentado de várias maneiras diferentes, o que permite que os alunos assimilem com base em suas capacidades e alavanquem seus pontos fortes. Esse modelo é muito mais adequado para preparar os alunos para viver em um mundo cada vez mais complexo.

Além disso, permite o desenvolvimento da criança, ou seja, inclui todos os aspectos (físico, cognitivo, social, moral, linguagem emocional, etc.) de desenvolvimento, de acordo com a teoria múltiplas inteligências.

Como montar o novo currículo escolar?

É um desafio para as escolas, o desenvolvimento do quadro de horário com a inclusão das novas disciplinas curriculares. Um programa que monte e otimize o quadro de horário da instituição permite uma melhor gestão dos professores e das disciplinas de acordo com o novo currículo.

E você? O que achou da nova lei? A sua escola já está se preparando para o novo currículo? Comente com a gente!

 

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Baixe o material: Infográfico Entendendo a BNCC