A importância de um líder

6

mandela

Com a morte de Nelson Mandela perdemos um líder, mas ganhamos muito aprendizado. Podemos relacionar a história de Madiba e seu país a nossa realidade. Também sofremos com o grande abismo entre classes sociais, discrepância entre as oportunidades de inclusão e acesso a estudo e saúde, bem como um resquício de racismo. Apesar de ser recente o fim da apartheid, que data de 1990, os efeitos positivos já podem ser notados, nomeadamente a queda do muro que segregava pessoas, que limava as chances de uma vida melhor.

Recapitulando a trajetória desse líder mundial, temos um exemplo claro que mesmo os menos abastados podem sair da inércia e se destacar na luta de uma causa. Mandela saiu de sua vila e foi o primeiro de sua família a ter uma educação formal e continuou seus estudos até a faculdade, onde ingressou na luta pelos direitos dos negros. Mesmo durante e após os anos de reclusão, Mandela manteve-se engajado a sua proposta.

Para que Mandela não fique só na história, devemos usar sua trajetória como inspiração para futuras gerações.  Para tal, há de se prover nossas crianças de informação, história, imersão na realidade além de nossos muros e promover debates dos mais variados temas. Estimular a criatividade, a leitura e a interação com pessoas com diferentes experiências.

Podemos colocar na prática os conceitos de cidadania, ética e moral no nosso dia a dia promovendo atividades dentro e fora das escolas. Reciclagem, trabalho voluntário, explorar novos lugares e o direito de ir e vir são alguns exemplos. Uma vez aprendido os direitos e deveres dos cidadãos, já há uma base concreta para o indivíduo identificar-se e escolher uma causa para defender e ser o representante desta. Se conseguirmos oferecer uma educação global de qualidade e incentivar a defesa de uma ou mais causas, é grande a chance de termos líderes em formação.