Importância do fluxo de caixa



fluxodecaixa

O termo “fluxo de caixa” é constantemente utilizado quando o assunto é gestão financeira da instituição de ensino. Tal mecanismo basicamente retrata a entrada e saída de capital durante um determinado período de tempo. Como resultado, temos um valor positivo (lucro) ou negativo (prejuízo), que joga uma luz sobre a saúde financeira da instituição.

As instituições de ensino enfrentam um desafio diário pela sobrevivência.  A inadimplência é um problema sério no setor educacional, uma vez que além de resultar na perda do capital, pode também representar um custo adicional (alunos não podem ser impedidos de participar da aula enquanto perdurar o período letivo, i.e, o custo de manutenção do aluno só cessa no momento da rematrícula – Lei 9.870/99).

Neste contexto, a ineficiência no controle de recebíveis e de custos (pagamento de fornecedores, impostos, encargos trabalhista, etc), pode representar o fim da sua instituição de ensino.

Além de retratar o estado da saúde financeira da sua instituição, o fluxo de caixa expõe pontos de dor que podem ser combatidos. Neste contexto, custos desnecessários podem ser cortados e a inadimplência combatida, quando houver uma diferença grande entre a receita esperada e a realizada.

Como podemos observar o fluxo de caixa é a ferramenta ideal para o gestor acompanhar a realidade financeira da sua instituição de ensino. Sendo assim, um fluxo de caixa bem feito permite ações rápidas e focadas para manter as contas no azul.

A maneira mais eficiente de controlar o fluxo de caixa se dá por meio de um sistema financeiro. Atualmente existem diversos sistemas online que permitem o lançamento de contas a pagar e a receber de qualquer lugar e em tempo real, além de possibilitar a conciliação bancária. Como resultado, podemos observar a evolução do fluxo de caixa de casa ou do trabalho, garantindo assim, rapidez na tomada de decisão.

Ainda tem alguma dúvida sobre fluxo de caixa? Entre em contato com a gente!

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

2 comentários em “Importância do fluxo de caixa”

  1. Author Image amaral disse:

    qual a importância do caixa escolar para a escola?

    Responder
  2. Pingback: WPensar

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email