A importância do diagnóstico escolar em 2017

27

Ter jovens estudantes indo bem nas provas e com o conteúdo assimilado, professores e pais satisfeitos com os métodos de ensino e resultados alcançados. É esse o sonho de toda a equipe pedagógica de uma instituição de ensino, sem falar da comunidade escolar envolvida.

E, satisfação e bons resultados só são conquistados com serviços de qualidade. Como alcançar a excelência no contexto educacional e escolar?

No ambiente escolar, o planejamento estratégico é um meio que permite avaliar a realidade da escola, por meio de um bem executado processo e, a partir daí, se criar um plano de ação para o futuro, com base nas mudanças que precisem ser feitas.

Para construir o planejamento estratégico, a equipe da escola deve realizar um diagnóstico concreto da instituição, levando em consideração todas as atividades realizadas por todos os envolvidos com a escola.

O objetivo é centralizar as informações coletadas pelo diagnóstico e identificar tanto os problemas quanto as possíveis soluções.

É importante ressaltar que o planejamento estratégico deve considerar sempre a realidade dos contextos, das condições e dos conteúdos da escola, para que se torne algo possível de ser realizado e de solucionar cada situação problemática identificada pelo diagnóstico.

Pensando nisso,  criamos o diagnóstico escolar gratuito, para te ajudar a entender melhor o cenário da sua instituição. Assista ao vídeo e depois preencha o formulário!

Preparamos outro artigo com mais detalhes sobre planejamento estratégico e diagnóstico de gestão. Você pode ler ele completo nesse link:   Planejamento estratégico: garantindo a melhoria na qualidade da educação

 

Escrito por: Maurício Calazans, especialista em gestão escolar.