A importância de trabalhar o empreendedorismo na educação



É comum falarem que o brasileiro tem uma natureza empreendedora. Isso pode até ser verdade, mas é válido ressaltar que qualquer empreendedor tem mais sucesso se for bem guiado e orientado. A hora certa de começar essa preparação é quando a pessoa ainda está estudando. É nesse momento que ela aprende a ter competências múltiplas, trabalhar em equipe, inovar, ser criativa, enfrentar e desafios e transformar o meio em que vive. E é isso tudo que o mercado procura. Por isso, ao trabalhar o empreendedorismo na escola a instituição estará cumprindo com o seu papel: preparar o estudante para o mundo.

Por que oferecer a educação empreendedora em uma escola

A escola precisa preparar o aluno para a vida, para o mercado de trabalho e para competir com os demais pelo sucesso. Para isso, é necessário dar ao aluno a possibilidade de desenvolver as competências múltiplas supracitadas. Por isso, a educação empreendedora hoje tem uma posição estratégica no campo social e econômico. Através dela, é possível estimular o desenvolvimento de competências duráveis e a possibilidade de inserção no mundo do trabalho.

É assim que entra o empreendedorismo no ambiente escolar: estimulando o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões, visando contribuir para a aplicação de ideias criativas. Tudo isso é possível através de processos educacionais adequados, que incentivem atitudes empreendedoras, persistência, independência, comprometimento, autoconfiança, entre outros.

Como aplicar a educação empreendedora na sua instituição

Para conseguir levar o empreendedorismo para dentro da escola, a primeira coisa que a instituição precisa fazer é estar aberta para fugir um pouco da prática de trabalhar incessantemente o conteúdo, incluindo a tecnologia como aliada e também a interação com os alunos e familiares. A mudança precisa ser geral e com a participação de todos os funcionários.

O modelo de ensino adotado precisa favorecer metodologias criativas, reconhecimento do local no qual a escola e o estudante estão inseridos, ajudando o aluno a descobrir as belezas, as vantagens e as necessidades desse meio.

Além de uma disciplina específica sobre empreendedorismo que pode ser colocada no currículo escolar, é necessário que os demais docentes interajam suas aulas com esse novo modelo de ensino adotado e tragam a interdisciplinaridade para o dia a dia dos alunos.

Também é importante focar na capacitação do professor, que é o protagonista do ensino do empreendedorismo, contribuindo para estimular um novo perfil do profissional de educação. Por isso, para que uma mudança assim ocorra, é imperativa uma completa remodelação do método de ensino e treinamento dos docentes, para que estes entendam a importância do novo foco e consigam ajudar a construir pessoas empreendedoras.

A sua escola já trabalha algo nessa área? Conte pra gente nos comentários! 

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

4 comentários em “A importância de trabalhar o empreendedorismo na educação”

  1. na realidade amo essa ideia de empreenderismo na educação, pois ajudar a dar cada valor a cada aluno com saus ideias e tambem ensinar que certos desafios são pra aprendizagem.onde inovar e aprender a aprender sempre é valido

    Responder
  2. Author Image Paulina disse:

    SIM, SOU PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL I E A ESCOLA QUE TRABALHO DESENVOLVEU UM TRABALHO COM OS ALUNOS, E A CULMINÂNCIA FOI A PRIMEIRA FEIRA DO PEQUENO EMPREENDEDOR FOI UM TRABALHO DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS DO 1 AO 5 ANO, ENVOLVENDO MUITA TEORIA E PRATICA SOBRE EMPREENDEDORISMO, ONDE CADA TURMA PRODUZIU UM PRODUTO QUE FOI COMERCIALIZADO NA FEIRA. FOI MUITA APRENDIZAGEM EM FORMA DE LEITURA, CRIATIVIDADE E DIVERSÃO. FOI UM SUCESSO!

    Responder
  3. Author Image Adriele disse:

    Minha escola preparas os alunos des de o primeiro ano até o sexto onde os alunos trocam empreendedorismo por matematica financeira. Inclusive a feira cultural desse ano tratou esse tema.

    Responder
  4. ola ,boa noite.
    ainda não estamos trabalhando mais eu achei uma ideia fantástico que isentivos pra crianças , e adulto ter mais criatividades no dia a dia .

    Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Toda semana artigos sobre educação diretamente no seu email


Pronto para economizar tempo e aumentar seu poder de gestão?

Sistema de Gestão Escolar Inteligente

Sistema WPensar

CONHEÇA O WPENSAR


Aprenda sobre Gestão Escolar com nossos materiais educativos!

Potencialize suas habilidades de gestor

Materiais WPensar

BAIXE GRÁTIS




Assine e receba nossos posts direto no seu email