Redes sociais na interação com os alunos

A importância das redes sociais na interação da escola com os seus alunos



O surgimento das redes sociais proporcionou enormes mudanças na maneira como nos comunicamos, e as escolas também perceberam isso. Por essa razão, muitas instituições começaram a pensar maneiras de aproveitar o potencial das redes sociais para se comunicar com alunos.

Porém, quando falamos do uso dessas novas tecnologias na interação com estudantes, somos obrigados a tocar no assunto “adaptação”, já que o sistema de educação precisa ser reformulado para abrigar e promover mecanismos de lidar com as redes sociais. E, definitivamente, não é possível escondê-las embaixo do tapete ou tentar combatê-las, enfrentá-las em um ringue no qual só os educadores saem perdendo.

Se esses são os ambientes sociais mais frequentados pelos estudantes, cabe à escola entender e aprender as formas de interação e colaboração disponibilizadas por esses meios. Muitas páginas na internet já oferecem diferentes possibilidades para isso. São os casos dos fóruns de discussão, criação e divulgação de eventos e enquetes, por exemplo.

 

Saiba tudo sobre esse assunto! Baixe nosso e-book “Como inovar na sua escola com tecnologia educacional”.

Baixe o material: Ebook Como inovar sua instituição de ensino com tecnologia educacional

 

Usar as redes sociais traz benefícios para toda comunidade escolar

 

Para os professores, a consolidação de novas tecnologias oferece a oportunidade de repensar o seu papel dentro de sala e desenvolver aulas mais interessantes. Isso porque os adolescentes sofrem um constante bombardeio de informações e conhecimento através das redes sociais. O educador é, então, uma fonte segura, que tem a função de orientar sobre o bom uso da internet.

Para as escolas, os benefícios também são inúmeros. Um deles é a economia – de tempo e dinheiro. A facilidade de organizar páginas com informações de interesse da comunidade escolar e disponibilizar conteúdos que despertem o interesse dos jovens são a grande chave. Agendar eventos e divulgá-los por meio das redes, por exemplo, também pode ser uma maneira de conseguir um público mais participativo, tanto no sentido de estar presente, quanto no sentido do engajamento.

 

Confira também 5 dicas para atrair a atenção de seus alunos usando a tecnologia!

 

  • Novo jornal-mural

 

As redes sociais também oferecem um novo modelo de “jornal-mural”. Muito utilizado nas escolas, o painel com informações úteis para professores e alunos sempre foi montado com recortes, cartazes feitos à mão e colagens de jornais e revistas.

Hoje, é totalmente viável e até mais eficaz um jornal-mural online. Com a integração de várias redes como Facebook, Twitter, Instagram e os blogs, os estudantes e a escola podem ter amplo acesso a atividades, notícias internas e externas quando estas são divulgadas na internet. Para funcionar melhor, basta uma pequena organização no que é de interesse e do que pode ser descartado.

 

  • Registro histórico

 

Ao retratar aspectos do presente e deixar registrados fatos do cotidiano, as redes sociais auxiliam escola e alunos na preservação da história. Fotos, textos e relatos de como é a vida no ambiente escolar podem render um material rico para a memória no futuro.

 

Leia mais: veja 8 dicas para usar as redes sociais com alunos!

 

Cuidados ao usar as redes sociais

 

O uso das redes sociais para interação entre escola-aluno deve ser discutida com todos os agentes que fazem parte desse processo: instituição, pais, alunos, professores e funcionários. Os parâmetros a serem trabalhados, os limites e os deveres de cada um devem ser claros. Isso porque na internet não existem muros e as possibilidades são infinitas – tanto para alcançar resultados positivos quanto para causar estragos.

Ainda assim, mais importante do que tudo isso é entender que atualmente as formas de saber vão além das paredes de uma sala de aula.

 

Baixe também o e-book: “7 tecnologias que todo gestor escolar deve conhecer”.

Baixe o material: Ebook 7 Tecnologias para Educação (Parceiros Feira)

 

A sua escola já utiliza as redes sociais para interagir com alunos, pais e professores? Comente abaixo e compartilhe esse artigo!

 

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

1 comentários em “A importância das redes sociais na interação da escola com os seus alunos”

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email