A importância da relação entre escola e família para o desenvolvimento dos alunos



Sua escola incentiva a participação da família e dos responsáveis no processo de aprendizado dos alunos? Saiba que isso é fundamental para o bom aproveitamento dos estudos e melhora no rendimento escolar. É a família a grande responsável pelo desenvolvimento afetivo, moral e da personalidade da criança, se tornando uma influência poderosa.

A importância da família

Com toda essa importância e porcentagem de responsabilidade na formação do indivíduo que é dada aos responsáveis por educá-los, a necessidade da boa relação deles com o ambiente escolar se torna praticamente indiscutível para obter o sucesso na aprendizagem.

Ao mesmo tempo em que esse estreitamento é necessário, é importante que não seja colocada na escola toda a responsabilidade de agir como se fosse a própria família da criança. O papel da escola é outro e, para isso, ela precisa ter autonomia em resolver seus problemas e impor suas regras.

A família surge no ambiente escolar como uma aliada em busca da aprendizagem. Para isso, a comunicação direta com os responsáveis, o fornecimento de informações relevantes, as reuniões e demonstrações de práticas pedagógicas para que eles conheçam e participem são essenciais. Tudo isso deixando claro para a família que a escola não é a única responsável pela educação da criança e sim colabora com uma parcela significativa desse processo.

Como a família pode ajudar?

Primeiro é necessário ter tempo para se dedicar à criança e ser exemplo de comportamento. Respeito, amor, disciplina, gratidão dentre outros sentimentos e atitudes são coisas que se aprende dentro de casa. É no lar também que a criança precisa aprender a receber um “não” e a notar que nem tudo é da maneira que ela quer. Tudo isso é essencial para um bom convívio e melhor aproveitamento escolar.

Além disso, é a família que ajuda a criança a se descobrir como indivíduo e fazer com que ela interaja com o meio, absorvendo o que for benéfico e importante. Com o indivíduo preparado para a vida e para o mundo, fica mais fácil a escola dar continuidade no processo. O ato de educar acaba se tornando um elo entre educadores e familiares com um único objetivo, a formação de uma pessoa.

Para tudo isso, o diálogo entre pais, instituição, educadores e é claro, estudantes, é essencial. Os responsáveis precisam saber o que está sendo feito pela escola, como algo novo está sendo ensinado, o porquê das opções da escola. Precisam também ter acesso ao boletim, as faltas, a entrega de tarefas e aos demais informativos que por ventura se façam necessários, com mais facilidade.

Como a sua escola aproxima a família dos alunos? Conte pra gente nos comentários! 

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

3 comentários em “A importância da relação entre escola e família para o desenvolvimento dos alunos”

  1. Author Image sandra disse:

    muito bom,gostei de ter tido acesso a esse site,pois adquiri informaçoes importantes para meu crescimento profissional.

    Responder
  2. Author Image Luiz Henrique disse:

    Muito bacana esse texto. Me faz pensar em por quê as escolas não tem uma gestão mais participativa com a comunidade. Agora pensando no caso das escolas públicas, não dá para tentar envolver os pais em turmas muito lotadas, nem para envolver responsáveis q tem problemas psicológicos e sociais. Por isso q eu penso q deveriam haver assistentes sociais na escola. Mas quando o aluno tem uma família que possa contar, a direção tem que ser essa mesmo, aproximar os pais do convívio escolar.

    Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email