A importância da gestão do tempo nas escolas e negócios de terceiro setor

36

Uma gestão eficiente do tempo é fundamental para qualquer empresa. No ambiente de uma escola ou de uma organização do terceiro setor voltada à educação, a situação não é diferente.

Professores são responsáveis por diversas turmas, realizam tarefas e atividades em sala com muitos alunos e ainda corrigem provas e preparam as aulas. Sem uma boa gestão do tempo, abre-se espaço para problemas, como atrasos entre as classes e tarefas que não são concluídas ou realizadas devidamente.

Acredita que isso prejudica a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem? Veja abaixo como evitar custos para a sua organização, administrando o tempo de forma eficaz!

Má gestão é tempo perdido

A gestão ineficiente do tempo é um dos principais fatores para a queda de produtividade dos profissionais da educação. Isso ocorre porque uma má administração costuma resultar em longas janelas de espera entre as aulas, por um lado e atividades que precisam ser realizadas em um período muito curto de tempo, por outro.

Essas são algumas das queixas mais comuns dos professores em escolas e em organizações de educação. Além do fator motivacional, a gestão ineficiente do tempo aumenta os custos para as instituições de ensino, afinal, o tempo mal aproveitado dos profissionais acaba se transformando em jornadas mais extensas, que não têm relação com a produtividade e a realização desses educadores.

Com uma má gestão do tempo, o aumento do custo também é transferido para os professores, que muitas vezes precisam realizar diversos deslocamentos ao longo do dia, ao invés de otimizarem e concentrarem as suas classes em horários e em períodos determinados da semana. Todos saem perdendo, pois o prejuízo também é sentido pelos alunos, afinal, aulas mal distribuídas e docentes muito atarefados são sinônimo de perda de qualidade na aprendizagem.

Tecnologia a serviço do educador

Atualmente, há inúmeras ferramentas à disposição de diretores e de coordenadores para gerenciar o tempo nas suas instituições de ensino. Esqueça o trabalho de preencher complexos quadros de horários à mão ou de organizar tabelas em Word ou Excel uma a uma.
É possível utilizar softwares que operam algoritmos específicos para gerar as melhores combinações de horários possíveis. Um dos exemplos desse tipo de programa é o Grid Class, que permite montar o quadro de horário em minutos!

Além de poupar o trabalho manual de encaixar professor por professor em uma grade, o programa elimina a repetição de profissional por horário e calcula, para você, qual opção tem o melhor custo-benefício. O Grid Class é uma ferramenta 100% online, ou seja, você pode acessar o sistema de qualquer lugar, a qualquer momento.

Além disso, é possível criar distintos acessos, estabelecendo níveis diferentes de controle para a diretoria, para os coordenadores, para os professores e para os alunos. Assim, você acaba melhorando o diálogo entre a sua instituição. A ferramenta também possibilita criar grupos e subgrupos de disciplinas para equilibrar automaticamente os temas, evitando que uma disciplina seja posta em segundo plano.

Como você gerencia o tempo na sua escola? Você já passou por alguma situação na qual a má gestão do tempo levou à perda de produtividade ou prejudicou a qualidade do ensino e da aprendizagem? Compartilhe a sua experiência conosco!