Habilidades sociais – Qual o papel da escola e como desenvolvê-las?



Nas últimas décadas, o mundo passou por uma transformação em função da chegada da internet e da popularização dos dispositivos eletrônicos. Desta maneira, as relações interpessoais também sofreram verdadeiras revoluções com o aparecimento das redes sociais e dos aplicativos de mensagens instantâneas.

Neste contexto, qual é o papel da escola no desenvolvimento das habilidades sociais dos alunos?

Basicamente, a nova geração já sabe utilizar todas as funcionalidades de um smartphone, de um tablet ou de um videogame antes mesmo de saber ler ou começar a frequentar a escola.

Sendo assim, o papel da escola também precisou ser adaptado para atender as novas demandas da vida dos seus alunos em uma sociedade que não para de se reinventar.

O professor deve estar atualizado

Atualmente, o professor precisa ser perito nos seus respectivos assuntos acadêmicos, mas também tem a incumbência de auxiliar no desenvolvimento das habilidades sociais dos estudantes.

Um dos grandes desafios é estar sempre atualizado com as tendências à sua volta e também sobre os mais variados cantos do planeta que em função da globalização podem impactar profundamente na rotina de seus estudantes.

Um exemplo bastante em voga é a discussão a respeito do bullying e do seu derivado virtual, o cyberbullying. Se antes, o aluno sofria com represálias de colegas apenas no ambiente escolar, agora precisa lidar com essa agressão em tempo real e em um dos locais que deveria servir como válvula de escape: as redes sociais.

A grande diferença da internet para vida real é que assuntos ditos em voz alta podem ser esquecidos, mas algo publicado na internet é permanente. E saber abordar de maneira preventiva com a turma e de forma paliativa com a vítima e seus agressores já se transformou em mais um dos papéis da escola e das atribuições dos professores.

Importante lembrar também que é necessário o desenvolvimento do trabalho em equipe no próprio ambiente escolar. Esse é um processo de educação importante, o qual prepara o aluno para a fácil adaptação no mercado de trabalho. Pode-se dizer que é uma preparação profissional, baseada na comunicação e flexibilidade, fundamentais na realidade da sociedade moderna.

Outro ponto chave para o desenvolvimento do aluno é em relação à diversidade e respeito ao próximo, ensinamento este de vital importância para a formação de um bom cidadão. Muitas vezes é a falta de comunicação e/ou outros esclarecimentos para dúvidas/atitudes corriqueiras dos alunos que determinam as ações cotidianas e a personalidade de cada ser humano.

Infelizmente preconceitos e discriminações existem! Contudo, através do diálogo e empenho do professor é possível eliminá-los de uma sociedade que muito já evoluiu. Não se pode deixar que erros do passado criem raízes para o futuro de uma geração. A escola tem um valor primordial neste aspecto!

Professor deve incentivar o desenvolvimento social do aluno

Ainda quanto à responsabilidade do professor em incentivar o desenvolvimento das habilidades sociais dos seus alunos, uma das técnicas mais usadas pelos docentes está na comunicação e na tolerância, especialmente, na tentativa de estabelecer limites necessários para a convivência dentro e fora da sala de aula.

O professor ainda pode realizar perguntas de sondagem ou propor desafios para se aproximar dos alunos, demonstrar concordância com atos positivos, propor normas e alterações de comportamento, auxiliar na resolução de conflitos na relação com os demais estudantes ou de natureza acadêmica e até mesmo tecer elogios conforme o desenvolvimento dos estudantes no âmbito social.

Sendo assim, é provável que os estudantes apresentem baixos índices de problemas de comportamento, questões que conturbam tanto o processo de ensino quanto o aprendizado.

Desta forma, avaliar e encontrar técnicas educativas específicas para os profissionais de educação é fundamental para compreender o que, de fato, ocorre nesses cenários educacionais, já que em alguns casos, os professores correm o risco, inconscientemente, de facilitar esses desvios de comportamentos através de exemplos de agressividade ou deixando de incentivar desempenhos promissores de seus alunos.

Por isso, o professor deve manter a paciência, conceder atenção e estabelecer limites aos comportamentos de todos os seus estudantes. Sempre há meios de encontrar condições de ensino que incentivem uma maior participação e aprendizagem dos estudantes.

Tempo e organização são necessários

A partir daí, para ser possível dar a atenção necessária para os temas escolares e também conciliar as novas habilidades sociais no ambiente escolar, os profissionais da educação precisam de tempo e organização. E nesses aspectos, ter ao seu alcance tecnologias que auxiliem no dia a dia faz toda a diferença, já que estas permitirão automatizar as rotinas da escola, garantindo mais liberdade e tempo para a dedicação ao progresso dos alunos e às didáticas da instituição.

Um bom exemplo de tecnologia que auxilia na otimização das rotinas da escola é um sistema de gestão escolar, pois através dele, gestores educaionais têm mais tempo para desenvolver suas tarefas. Além disso um sistema de gestão proporciona um grau elevado de organização institucional, agiliza a integração entre todos os setores e ainda assegura os meios necessários para o aprimoramento das metodologias socioeducativas.

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Por WPensar

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