Gestor escolar: Foque mais na educação e deixe que um sistema de gestão te entregue os resultados!

23

Dentre todas as responsabilidades de um gestor escolar, sem sombra de dúvida a educação deve estar sempre em primeiro lugar. Entretanto, o fluxo de documentos acadêmicos e administrativos e o controle financeiro, dentre outras burocracias, acabam por desviar quase toda a atenção do gestor, restando a ele pouco tempo para dedicar-se ao que realmente importa: a qualificação de sua equipe pedagógica e a evolução do nível da educação em seu estabelecimento de ensino. A solução para este impasse é a adoção de um sistema de gestão escolar.

Uma excelente ferramenta de gestão escolar possibilita que o gestor se preocupe com os resultados, melhore o ensino e, ao mesmo tempo, otimize seu tempo através do controle dos seguintes aspectos:

  1.        Setor acadêmico

Por meio de um sistema de gestão escolar, é possível realizar a emissão de carteirinha escolar, boletins, históricos e certificados, bem como ter o controle das notas dos alunos e dos níveis de presença e ausência de cada estudante, além de saber sobre todas as ocorrências disciplinares, por intermédio de relatórios variados.

  1.        Setor financeiro

Emissão de boletos online, controle de pagamentos, taxa de inadimplência e taxa de bolsas de estudo com relação a alunos pagantes e controle de fluxo de caixa dentre outras utilidades, faz parte das facilidades proporcionadas por um sistema de gestão escolar.

  1.        Setor pedagógico

Por meio de uma ferramenta de gestão escolar, pode-se acompanhar o desempenho de cada turma, de acordo com diversos paradigmas: notas dos alunos versus professor; ocorrências disciplinares versus docente. Dessa forma, é possível avaliar ambos, corpo docente e discente, por meio do sistema.

  1.        Relacionamento com alunos e responsáveis

Através de um sistema eficaz de gestão escolar, é possível comunicar-se com alunos e seus responsáveis, de forma direta, em tempo real e por meio de SMS. Alunos e responsáveis, por sua vez, podem consultar faltas, notas e ocorrências acadêmicas, imprimir e pagar boletos online, solicitar atestados, dentre outros benefícios.

  1.        Setor de captação de alunos

O atendimento ao cliente pode ser mensurado pelo gestor, que avaliará se a estratégia que vem usando no marketing escolar tem obtido bons resultados ou não. Assim, o gestor poderá fazer as modificações que achar viáveis, caso sejam necessárias.

O controle de todos os setores escolares – acadêmico, financeiro, pedagógico, de logística, de captação e de relacionamento com alunos e responsáveis – será possível por meio de relatórios e gráficos emitidos pelo sistema de gestão escolar integrado. Dessa forma, o gestor terá uma visão amplificada de todas as áreas de sua escola e poderá atuar nas que demandam uma maior atenção.

Além disso, o gestor terá tempo hábil para dedicar-se à busca por maiores informações sobre as tendências e inovações na área pedagógica, disponibilizando uma atenção maior para o corpo docente de sua instituição e para seu aprimoramento, que trará resultados diretos na educação em sua escola.

Se a escola destacar-se no quesito educacional, vai captar mais alunos e conseguirá um crescimento acadêmico e financeiro. Por meio do crescimento financeiro e de um conhecimento da gestão escolar como um todo, o gestor poderá investir com mais confiança e melhorar cada vez mais sua instituição de ensino.

Deseja obter maiores informações sobre sistema de gestão escolar e seu funcionamento? Fale com um consultor WPensar.