Gestão de tempo: como você organiza os horários da sua escola?

23

Planejar o seu dia para atender a tantas obrigações e necessidades, aliás, típicas de um líder de equipe pedagógica, acabou se tornando um desafio a parte. São horas de planejamento, de orientações, de reuniões, de atendimentos, de adaptações e de aspirações.

É tudo tão importante que é difícil criar uma escada de prioridades. Afinal de contas, tudo é prioridade quando se trata de educação.

Precisa gerar alguns mecanismos organizacionais para minimizar esse volume de ações e atividades de seu cargo como líder, coordenador ou mesmo diretor de escola? Confira o nosso artigo sobre gestão de tempo!

1- Comece o dia dividindo suas tarefas com sua agenda

Escreva em sua agenda de compromissos uma espécie de lista de mercado. No entanto, ao invés de suprimentos domésticos, você vai colocar as suas ações necessárias para o dia.

Para quem você precisa mandar e-mails? Quem serão as pessoas naquela reunião? Como está o andamento das obras naquele bloco do colégio?

Tudo será descrito por você como uma lista de tarefas. Estudos dizem que esse tipo de rotina faz com que você deixe de sofrer com a ansiedade de tantas coisas em sua mente ao mesmo tempo. Você se torna mais eficiente e constrói soluções para as situações mais facilmente.

2- Nunca deixe uma ação pela metade

Geralmente, quando o gestor se depara com uma situação mais complicada de resolver, ele procura pensar muito a respeito e até protela decisões complexas para mais tarde. Isso tem a ver também com a personalidade de cada um.

Mas de um jeito ou de outro, caso você tenha o costume de sempre empurrar os problemas, mude a sua postura. Esse tipo de tática faz com que não se acumulem tantas situações complexas de resolução e gere menos conflitos com as pessoas envolvidas. Resolva as questões de forma definitiva e gaste tempo pensando em novas ações de amadurecimento do sistema de ensino.

3- Não perca tempo com o quadro de horários dos professores

Existem gestores que perdem dias e talvez até semanas sobre uma escrivaninha fazendo mapas temporais, adequando horários de professores. Para facilitar essa tarefa, usufrua da tecnologia!

Hoje, existem exemplos tecnológicos sensacionais para diminuir essa carga em minutos. O Grid Class é um super exemplo disso.

Esse software usa linguagem moderna de programação de dados e soluciona essa verdadeira cruz em questão de minutos. Não há por que perder tempo montando esse quebra-cabeça se, hoje em dia, esse tipo de iniciativa resolve tudo.

Gaste o seu tempo planejando a qualidade dos seus professores, montando semanas pedagógicas eficientes e qualificando a sua estrutura educacional para atender às necessidades dos alunos. Deixe o trabalho duro para o computador.

4- Monte uma equipe de confiança

Você precisa ter a consciência de que a sua equipe também é responsável pelo sucesso da sua instituição. Delegar tarefas e responsabilidades com outros é fundamental para você aproveitar melhor o seu tempo.

Assim, teremos sempre opiniões, soluções e atitudes mais ricas para complementar as intensões nobres que o ensino exige de todos. Construa essa equipe com a sua confiança e motive o elo de comunicação como recurso prioritário no sucesso de suas estratégias administrativas!

5- Aprenda a usar as tecnologias

Mesmo no século XXI, em que a internet parece disseminada em nossa sociedade, ainda existem aqueles resistentes do uso das tecnologias para agregar ferramentas didáticas. Tenha a certeza de que o aluno e o professor estejam imersos neste universo e usando essas inspirações para construir estratégias pedagógicas.

Não negligencie esse fator, seja também um entusiasta da tecnologia! Existem bancos de vídeos didáticos que podem ser inseridos dentro de suas ações e podem contribuir para qualificar a sua equipe de professores.

Lembre-se que quanto mais pessoas competentes ao seu redor, menos será o tempo perdido para encontrar ações conjuntas dos objetivos traçados. Não perca tempo com manias do passado.

Use estes novos recursos para encontrar as melhores formas de administrar o seu dia de trabalho frente às ações que a sua área exige. Tenha a certeza que este tipo de posicionamento será fundamental para você ter melhores resultados com as mesmas 24 horas do seu dia.
Baixe o material: Ebook Produtividade na Escola (Starline)