Sistema de gestão escolar - os 15 principais sistemas para sua escola ou curso

As 15 Principais Ferramentas de Gestão Escolar do mercado educacional

64

Contar com as ferramentas de gestão escolar certas para cada necessidade é uma poderosa vantagem competitiva para a as instituições que procuram se destacar dos concorrentes e conquistar seu lugar ao sol no mercado educacional.

E entender a importância dessas ferramentas não é difícil. Afinal, no dia a dia de uma instituição de ensino, é tanta coisa para gerenciar e tanta informação para colocar em ordem que, se os gestores não tiverem boas ferramentas para organizar tudo, acabam se tornando grandes apagadores de incêndio ao invés de focarem seu trabalho na melhoria da qualidade da instituição, não é verdade?

Nesse post vamos abordar as 15 melhores ferramentas de gestão escolar para implementar em diferentes áreas da sua escola ou curso e entender quais as vantagens de cada uma delas para sua instituição.


Benefícios das Ferramentas de Gestão Escolar


A importância de ferramentas de gestão escolar para auxiliar na profissionalização das instituições de ensino é clara, afinal elas economizam tempo e definem boas práticas a serem seguidas para que o cenário das escolas e cursos seja de crescimento, saúde financeira e ensino de qualidade.

Além disso, o nível de efetividade de gestão alcançado usando ferramentas de gestão escolar, muitas vezes nem seria possível se as tarefas fossem feitas manualmente.  Uma boa ferramenta de gestão escolar ajuda a instituição a:

  • Captar mais matrículas e fidelizar os alunos
  • Combater a inadimplência
  • Acabar com o retrabalho e os gargalos na secretaria
  • Evitar que os alunos deixem a instituição em busca dos concorrentes
  • Organizar o setor financeiro e manter o caixa no azul
  • Ter uma gestão de professores eficiente

Veja aqui o que todo gestor deve saber antes de escolhera as ferramentas de gestão para sua instituição de ensino


As ferramentas de Gestão Escolar eficientes devem ter


Integração acadêmico, Pedagógico e Financeira:

Isso podemos falar que é o ponto principal, pois uma instituição em sintonia sem perda de informações consegue trabalhar de forma ágil e eficaz. Matrículas com suas cobranças sendo criadas e baixadas automaticamente, relatórios de recebimento. Professores lançarem notas e essas já irem automaticamente para os boletins e históricos. Emissão de documentos com os dados dos alunos de forma automática. Controle das aulas e das disciplinas e mais funcionalidades;
Saiba mais sobre a importância de integrar os setores acadêmico, pedagógico e financeiro da sua instituição

Indicadores de Negócio:

Algumas informações são chamadas informações chaves, você precisa delas para tomar decisões que definirão se sua escola dará certo ou não, como: Custo por turma, taxa de inadimplência, valor médio de mensalidade, custo médio por aluno…
O Sistema precisa te dar essas informações em tempo real.

Controle de inadimplência:

A inadimplência sem dúvida alguma é o principal desafio enfrentado atualmente pelas instituições de ensino, quando se tem uma margem de lucro de 15%, uma inadimplência de 20% pode ser fatal. Saber sua inadimplência e ter ferramentas para evitá-la é essencial num sistema de gestão.
Baixe aqui um ebook completo para combater a inadimplência na sua instituição 

Controle de Captação de alunos:

Muitos dos alunos que visitam sua escola, acabam não tornando efetivamente uma matrícula, você sabe o porque disso? Dos que viram, você sabe de quais colégios a maioria deles veio? Ter essas informações para poder agir é essencial. Ter também modo dos alunos se matricularem online, pode livrar muito trabalho de secretaria.
Confira um ebook com 10 táticas indispensáveis para melhorar sua captação de alunos

Controle Financeiro:

Recebimentos, pagamentos, renegociações, caixa… esses pontos são os de maior desafio para uma instituição educacional, pois quase sempre seus diretores tem mais experiência no ramo pedagógico, mas não se enganem, as escolas que prosperam te um controle financeiro muito bem feito, e feito diariamente.

Gestão de Provas:

Montar e corrigir provas é um dos pontos que mais gastam tempo dos professores hoje em dia. Ter uma ferramenta onde isso possa ser feito automaticamente pode ser um grande diferencial.

Comunicação com pais e alunos:

Grande parte das escolas já tem um aplicativo de comunicação com seus alunos hoje. Além de ter sua marca fortalecida tendo um aplicativo da escola nas lojas de aplicativo, o caminho da troca da agenda de papel por ferramentas digitais parece inevitável.
Veja aqui como melhorar a comunicação com os pais e alunos da sua instituição

Sistemas de Gestão do Aprendizado:

Ferramentas de gestão escolar para os alunos estudarem em casa ou até mesmo durante a aula, tem se mostrado muito efetivas, pois são mais interativas que livros físicos e tem a inteligência de entender as dificuldades dos alunos e guiar eles em como superar-las. Essas ferramentas também são chamadas de Ensino Adaptativo ou em Inglês de LMS (Lear Managment System) ou Adaptive Learning.


Os 15 principais sistemas de gestão escolar para:


Integração acadêmico, pedagógica e financeira

WPensar – http://wpensar.com.br/

O WPensar é uma Ferramenta de Gestão Escolar Integrada para escolas e cursos de diferentes segmentos e tamanhos. As mais de 2.500 instituições usuárias do WPensar contam com um sistema de gestão completo para organizar, otimizar e integrar todos os seus setores,  facilitar o trabalho da secretaria, ajudar os professores e, é claro, economizar tempo e dinheiro. Seja para captar alunos, combater a inadimplência ou organizar o fluxo de trabalho da escola, o WPensar dá conta do recado.

Comunicação com pais e alunos

Agenda digital WPensar – https://materiais.wpensar.com.br/wpensar-agenda-digital

Aplicativo de agenda digital para escolas. Conexão entre escola, alunos e responsáveis através do app. Comunicados segmentados com relatório de recebimentos e respostas Calendário e agendamento de eventos com envio de convites. Aplicativo da escola nas lojas App Store e Google Play.

Sistema de Gestão do Aprendizado

Geekie Lab – http://geekielab.geekie.com.br/

Sistema de Gestão do Aprendizado. Mais de 700 videoaulas e 7.000 questões para os professores e alunos. Em segundos, o professor cria tarefas e compartilha exercícios e videoaulas dos melhores autores do Brasil. Os alunos podem acessar de qualquer lugar. Nunca foi tão prático fazer as atividades da escola, com plano de estudo personalizado.

APP Prova – http://appprova.com.br/

Compare o desempenho de seus alunos com o de outros estudantes em todo o Brasil. Aplique simulados com o mesmo critério de avaliação do Enem, a TRI (Teoria de Resposta ao Item). Identifique os pontos fortes e fracos dos seus alunos com antecedência. Otimize o tempo dos seus professores.

Meritt Avaliações e Simulados – http://meritt.com.br/

Gestão de provas.  Correção automática ultra-rápida, relatório de conteúdos prioritários para os alunos e diagnóstico completo para os professores e coordenação.

Controle de captação de alunos

WPensar Captação de Alunos – http://materiais.wpensar.com.br/captacao-e-retencao

Através da ferramenta de captação da WPensar é possível realizar o controle de interessados nos cursos que a instituição oferece, acompanhando as interações realizadas entre a instituição e o interessado, por exemplo, monitorar qual funcionário realizou o contato e agendar as interações. É possível também captar clientes através do site da instituição, por intermédio do API (Application Programming Interface), que é um formulário codificado que realiza a ligação entre o site da instituição e o WPensar.

Controle de gestão financeira

Cobrança Fácil – http://materiais.wpensar.com.br/cobranca-facil

Cobrança de Alunos. O Cobrança Fácil é uma integração com uma ferramenta de meio de pagamento para geração de boletos bancários. Ele tem como principal objetivo otimizar o processo de cobrança da sua instituição, além de reduzir custos operacionais relacionados.

Gestão do Aprendizado

Módulo ENEM – http://www.tuneduc.com.br/moduloenem

Indicadores de Negócio. O Módulo Enem transforma os dados de seus alunos no Enem em uma poderosa ferramenta para a gestão escolar. São mais de 10 relatórios interativos e personalizados, com análise pedagógica das provas desde 2009 e comparações com as escolas concorrentes.

Mais ENEM

O +Enem é uma plataforma de inteligência para resultados, na qual direção, coordenação e professores usam os dados detalhados da escola para aumentar o desempenho dos estudantes. Com um maior rendimento no Enem, seus alunos têm mais aprovação e a sua escola ganha mais prestígio.

Khan Academy – https://pt.khanacademy.org/

A Khan Academy oferece exercícios, vídeos de instrução e um painel de aprendizado personalizado que habilita os estudantes a aprender no seu próprio ritmo dentro e fora da sala de aula. Abordamos matemática, ciência, programação de computadores, história, história da arte, economia e muito mais. Nossas missões de matemática guiam os estudantes do jardim de infância até o cálculo, usando tecnologias adaptativas de ponta que identificam os pontos fortes e lacunas no aprendizado. Também temos parcerias com instituições como a NASA, o Museu de Arte Moderna, a Academia de Ciências da Califórnia e o MIT para oferecer conteúdo especializado.

Moodle

Sistema de Gestão do Aprendizado. O Moodle é uma sala de aula virtual onde o aluno tem a possibilidade de acompanhar as atividades do curso. É através dele que o aluno poderá ter acesso aos conteúdos disponibilizados pelos professores, além de postar atividades, debater o tema em fóruns de discussão, tirar dúvidas via mensagens, entre outros recursos. O WPensar viabiliza a integração de turmas cadastradas no sistema para o acesso na plataforma Moodle.

Gestão de provas

Prova Fácil – http://www.provafacilnaweb.com.br/

Gestão de Provas. A plataforma otimiza o tempo do professor com um sistema de gestão de provas que faz a correção automática de questões objetivas e oferece relatórios com o desempenho dos alunos. Dentro da ferramenta é possível ainda criar e compartilhar um banco de questões, montar o layout da avaliação e aplicar exercícios online.

Geekie Teste – https://geekieteste.geekie.com.br/

Gestão de Provas. O Geekie Teste oferece diferentes modelos de avaliação capazes de diagnosticar com precisão seus pontos fortes e fracos e gerar um plano de ação para seus professores e alunos.

Gestão de biblioteca

Pergamum – http://www.pergamum.pucpr.br/redepergamum/

Sistema Integrado de Bibliotecas – é um sistema informatizado de gerenciamento de dados, direcionado aos diversos tipos de Centros de Informação. A sede encontra-se na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, cidade de Curitiba

Biblioshop – http://www.biblioshop.com.br/#home

A Biblioshop Software é uma empresa catarinense especializada na análise e desenvolvimento de sistemas de informação para bibliotecas, arquivos, centros de documentação e informação, museus e demais áreas cujo o objetivo seja armazenar e recuperar informações textuais.

ferramentas de gestão escolar para integração acadêmica, pedagógica e financeira