Falta de integração e comprometimento entre docentes, funcionários e direção – O que fazer?

49

Uma escola deve funcionar como qualquer empresa: com os setores agindo em harmonia uns com os outros para que tudo corra bem e para que os objetivos da instituição sejam atingidos. Claro, os professores são os responsáveis pelo ensino do conteúdo educacional. No entanto, os demais funcionários também devem participar do propósito maior da escola que é educar.
Somando os professores, são muitos funcionários e departamentos para funcionar em uníssono. Para dar certo, tudo depende de um planejamento adequado.

Acha importante integrar os diversos setores da sua escola? Confira 6 tópicos para isso!

Conscientizar todos os funcionários da sua missão

É muito comum que os funcionários de uma escola deixem tudo nas costas dos professores. Desde o ensino à disciplina dos estudantes.
Mas é necessário que todos se deem conta da função de educadores que também possuem. É encargo do diretor e dos coordenadores pedagógicos instruírem os membros das cantinas, das bibliotecas, da área administrativa e financeira, sobre os conteúdos curriculares e atitudinais. Mostrar que a ordem e a limpeza das salas e demais locais, assim como o comportamento individual deles, serve de exemplo para todos os alunos.

Integrar todos no processo pedagógico

Um dos motivos para que outros setores fiquem dispersos perante a função dos professores é devido à exclusão do processo pedagógico que sofrem em diversas instituições. É provável que os funcionários jamais atuem em conjunto se não se sentirem úteis.

Una-os ao processo pedagógico por completo, como faz com os docentes. Convoque toda a equipe para participar de reuniões periódicas para tratar dos meios para alcançar as metas da escola. A participação nas semanas pedagógicas semestrais e outras da mesma natureza, deve ser de 100% do quadro de funcionários da escola.

Capacitar permanentemente

É bastante comum ouvirmos ou lermos no noticiário que os professores deveriam estar melhor preparados para lecionar. Porém, essa preocupação com a bagagem profissional poderia se estender por todos os funcionários do seu colégio.

A escola deve servir como um espaço de aprendizado permanente para todos. Invista em cursos complementares, em palestras, em workshops e na troca de experiências, com o intuito de promover a qualificação dos colaboradores da sua instituição. Uma equipe capacitada simplifica o caminho para integrar todos os setores da escola!

Ouvir os funcionários

Nas reuniões, todos devem ter voz ativa e serem ouvidos pela direção. Sugestões são sempre bem-vindas e fazem parte da integração das áreas!

Se for realizar uma festa ou quermesse na escola, peça sugestões. Em um torneio esportivo ou em uma atividade integrada, consulte os professores e os funcionários.
Também os insira nas atividades se assim desejarem. Além do trabalho, eles se divertirão com os alunos e aprenderão com eles em uma troca onde todos vencem.

Oferecer liberdade no trabalho

O diretor e o coordenador pedagógico estão na liderança da equipe, mas quando se trabalha com foco e com metas, é necessário que cada setor saiba quais são as suas responsabilidades no projeto e o quanto é vital que ele corresponda às expectativas da direção. Isso só será alcançado com autonomia para atuar!

Os faxineiros decidem quando é a melhor hora de limpar e setorizar os espaços para fazer a manutenção. As merendeiras dividem as tarefas do refeitório e da cozinha entre elas. O administrativo sabe como as máquinas de impressão e outras devem funcionar, além de pensar em como trabalhar de maneira sustentável, por exemplo. Se houver a devida coordenação e a devida liberdade, o trabalho integrado surgirá com espontaneidade.

Integrar os setores a partir de um software

Conhecimento sobre como integrar os setores é uma coisa, adequar o seu próprio horário para chegar a esse objetivo é outra. É exatamente para isso que a tecnologia serve: para simplificar algumas atividades do cotidiano, no intuito de que possamos voltar a nossa atenção para outras.

Uma das tarefas que mais consomem diretores e coordenadores pedagógicos é efetuar o quadro de horários dos professores — dias e horários de trabalho. Para lhe ajudar nessa tarefa, o software Grid Class foi criado com o fundamento de configurar os horários em apenas alguns minutos.

Totalmente online, é possível analisar o andamento do processo de qualquer ponto que tenha internet. Economizando tempo, você poderá se dedicar à integração dos demais setores da escola.

Se esse auxílio não for o suficiente, o software de gestão WPensar efetua a integração de todos os setores e unidades da sua escola. Do acadêmico ao financeiro. Você poderá acompanhar o desempenho de todas as unidades e criar acessos para outros gestores, outros professores e outros funcionários também monitorarem a situação.

Tem alguma dúvida ou gostaria de fazer uma observação? Deixe o seu comentário!

banner_ebook-os-desafios-para-uma-gestao-de-sucesso_750x125