Evasão escolar: como identificar alunos que querem deixar sua escola

55

A evasão escolar é um dos maiores pesadelos que qualquer escola pode vivenciar. Quando isso acontece de modo sucessivo, é necessária uma investigação minuciosa para se compreender o motivo do fenômeno a fim de reverter esse quadro. São muitas as possíveis razões que fazem um aluno abandonar a escola:

  • Desinteresse pelos estudos
  • Distância entre escola e casa
  • Bullying
  • Falta de recursos para pagar a mensalidade ou os custos envolvidos
  • Rendimento escolar baixo
  • Inadequação ao ambiente escolar
  • Lar desestabilizado
  • Doença do aluno ou de algum familiar
  • Atividades ilegais
  • Gravidez precoce.

Quem pode diagnosticar o problema?

As pessoas que mais representam a escola para o aluno são os professores. Por isso, eles são os primeiros e, por vezes os únicos, a perceber o desejo do estudante de sair da escola. É por meio dos instrutores que podemos tomar consciência dos indícios que levam à evasão e são esses profissionais que, muitas vezes, podem evitá-la. Como eles têm um contato direto com o aluno, conseguem diagnosticar, por meio da observação, sinais de que há problemas com determinados estudantes.

Entenda por que você deve avaliar os professores da sua escola!

Como diagnosticar o problema?

O aluno que deseja sair da escola apresenta comportamentos que demonstram seu desânimo com o ambiente, tais como:

a despreocupação em aprender – o aluno não parece preocupado em assimilar o conteúdo dado, não faz perguntas ao professor;

o isolamento – o aluno apresenta um comportamento apático nas aulas, deixando de participar das atividades e de interagir com os demais;

o desinteresse – nenhum tópico parece ser interessante ou chamar a atenção do aluno, que não entende a razão pela qual estuda;

a mudança de comportamento – alunos considerados quietos passam a ficar agitados, alunos calmos passam a agir de modo violento, alunos com notas altas começam a decair em aproveitamento;

a ausência – o aluno passa a faltar várias vezes.

Como evitar a evasão

Para evitar que a evasão ocorra, é fundamental conhecer os motivos que levaram a esse quadro.

Um método simples e preciso para diagnóstico de evasão dá-se por meio de pesquisas escolares. Em uma pesquisa, a escola pode fazer perguntas sobre o que o aluno pensa da instituição, das aulas, do método de ensino; sobre quais atividades gosta mais e menos, o que acrescentaria na escola, o que retiraria, quais sugestões daria para a melhoria da instituição de ensino.

É importante lembrar que as pesquisas escolares não devem trazer palavras com carga negativa e também devem ser objetivas, com alternativas para serem assinaladas e não respostas discursivas, pelo tempo evidente que elas tomariam para serem completadas. Ao final da pesquisa, pode-se deixar um campo para observações, caso o aluno queira fazê-las. As pesquisas também auxiliam os gestores escolares a entender o ponto de vista dos alunos com relação ao estabelecimento de ensino, o que certamente pode servir como parâmetro para inovações pedagógicas.

Através desse simples instrumento investigativo, é possível detectar as prováveis falhas, caso elas sejam da escola, e então criar mecanismos capazes de neutralizar ou minimizar os problemas.

Caso o problema não seja com a escola, mas sim algo particular inerente ao aluno, então há que se tentar o diálogo com ele, com seus pais e professores, por parte do coordenador pedagógico, a fim de que se tomem as providências para evitar a evasão. Por vezes até o auxílio de profissionais como psicólogos se faz necessário.

Leia mais sobre como evitar a evasão!

Como sua escola lida com a evasão? Conte suas experiências nos comentários!

banner_cap-retencao-alunos_750x125 (1)