Estudos comprovam: investimento em Gestão Escolar potencializa o aprendizado e desenvolvimento dos alunos

Estudos comprovam: investimento em Gestão Escolar potencializa o aprendizado

16

Uma gestão escolar eficiente e bem estruturada, com o aluno como foco principal, é capaz de otimizar o aprendizado e o desenvolvimento de forma geral. Por isso, percebe-se que o investimento em gestão é fundamental para qualquer instituição de ensino.

O Instituto Unibanco financiou um estudo do programa Jovens de Futuro, realizado para comprovar os resultados do conceito de que investimentos em uma boa gestão escolar geram resultados que dentre os seus inúmeros benefícios à logística de uma instituição de ensino, também refletem positivamente no aprendizado dos alunos. A experiência consistiu em beneficiar um número seleto de escolas que mostraram interesse em participar do programa, e um segundo grupo de escolas selecionadas foi escolhido para ser incorporado ao programa apenas 3 anos após o seu início.

Dentro do período de 3 anos, o primeiro grupo de escolas beneficiadas pelo programa apresentou uma média de 5 pontos a mais em relação ao segundo grupo. A iniciativa do programa Jovens de Futuro, financiada pelo Instituto Unibanco evidenciou ainda mais o quanto é importante que um gestor possua um sistema de gestão escolar.

Por que é importante que um gestor possua um sistema de gestão escolar?

A questão em si não é o Sistema de Gestão Escolar apenas, mas a capacidade de efetuar uma gestão escolar de forma responsável, eficaz e que possa influenciar positivamente na qualidade de ensino para os alunos. O gestor escolar tem responsabilidades como:

  • Conhecer cada um dos setores que compõem uma instituição de ensino – Pedagógico; Financeiro; Acadêmico; Logística de pessoas, entre outros.
  • Apontar a direção que toda a equipe de profissionais envolvidos no processo educacional deve seguir para alcançar resultados eficientes.
  • Coordenação de professores, coordenadores e colaboradores.

O perfil de um gestor escolar tem que ser o de alguém que está sempre disposto a encarar desafios, que tenha visão de futuro, esteja aberto à constantes mudanças, saiba lidar com pessoas e seja proativo. E é exatamente neste ponto que um Sistema de Gestão Escolar se mostra altamente funcional, pois é uma forma prática e segura de administrar tantos setores simultaneamente sem que nenhum detalhe seja esquecido.

Leia o artigo completo: “Porque todo gestor precisa de um sistema de gestão escolar”

Por que priorizar o investimento em gestão escolar?

Um Sistema de Gestão Escolar permite que o foco seja na educação dos alunos pois toda a dedicação do gestor poderá ser voltada aos assuntos relacionados à melhorias na qualidade de ensino da escola, já que o Sistema de Gestão Escolar oferece recursos para administrar cada um dos setores separadamente:

Setor Pedagógico

Acompanhamento detalhado de notas e do desempenho de cada turma, ocorrências de alunos X professores. Possibilitando que o gestor possa estar sempre ciente e avaliando tanto os alunos quanto os professores.

Setor Financeiro

Controle de fluxo, emissão de boletos online, taxa de inadimplência, relação de bolsas de estudos e alunos pagantes, controle de pagamentos, entre muitas outras funções que facilitam a gestão financeira.

Setor Acadêmico

Emissão de carteiras escolares, históricos, boletins e até certificados; Controle das notas dos estudantes, nível de presença e ausência de cada aluno da escola; Relatórios completos com todas as ocorrências disciplinares.

Sistema de comunicação com alunos e responsáveis em tempo real

A comunicação com alunos e os seus responsáveis pode ser feita em tempo real através de SMS, permitindo que eles consultem notas, ocorrências acadêmicas e faltas, imprimir e pagar boletos, além de solicitar atestados e acesso a muitos outros benefícios.

Avaliação de desempenho em busca de melhorias

O Sistema de Gestão Escolar apresenta relatórios e gráficos detalhados sobre todos os setores que compõem a instituição de ensino, possibilitando que o gestor tenha uma visão privilegiada e ampla a respeito dos resultados das estratégicas que está usando em sua escola, permitindo que saiba exatamente onde aplicar mudanças que irão trazer melhorias tanto para o ensino dos alunos, quanto para que os resultados sejam otimizados.

Você também deseja otimizar os resultados de sua escola de forma que a qualidade de ensino de seus alunos seja o foco? Converse com um dos especialistas WPensar.

banner_wpensar-demonstracao-do-produto_750x125