Entenda a rotina e entrada e saída da escola

Entrada e saída da escola – Como organizar e controlar o fluxo de alunos



É comum que os horários de entrada e saída acabem se transformando em uma confusão na porta da escola. Por conta disso, muitos pais precisam acordar mais cedo do que o necessário para levar seus filhos à escola, por exemplo.

Para ajudar a melhorar o gerenciamento da entrada e saída da escola, vamos falar nesse post sobre como organizar e controlar o fluxo de pessoas no portão da sua instituição. Acompanhe!

 

Otimize a logística de entrada e saída da escola

 

O controle do fluxo de alunos é fundamental para que não ocorram correrias, excesso de alunos na porta ou na hora de entrar e sair do transporte escolar. Há escolas que separam os horários de entrada e saída dos alunos por turmas, para diminuir o tráfego de estudantes em um mesmo horário.

Além disso, como opção de melhorar o tráfego, o uso de sinais como adesivos e placas é simples e muito eficiente, já que chama a atenção de todos facilmente. De início as mudanças pode causar estranheza, mas, passando esse período de adaptação, tudo será mais fácil.

Para aqueles que chegam mais cedo ou ficam após o horário, é interessante criar um espaço de convivência lúdico, com livros, brinquedos e pufes. Desta forma, é possível manter os alunos confortáveis enquanto esperam seus responsáveis ou o início das aulas, evitando que eles transitem em momentos de grande fluxo.

 

Organize a fila de carros e vans em frente à escola

 

Na hora de deixar ou buscar as crianças, tanto os carros particulares como os veículos de transporte escolar acabam disputando espaço na rua. Quando o portão se localiza em uma rua estreita, a via fica congestionada por causa do excesso de carros de pais de alunos e vans escolares. No meio desse caos, a fila de carros para deixar os estudantes pode demorar bastante, atrasando os pais para o trabalho e complicando a já tumultuada rotina familiar. Muitas instituições também não oferecem locais de estacionamento, o que faz com que os responsáveis girem o bairro em busca de uma vaga ou simplesmente parem o veículo em meio ao tráfego. É comum que se formem filas duplas nas proximidades das escolas, o que piora o trânsito, já bastante complicado nas grandes cidades.

Para evitar essa situação, é preciso que a escola oriente todos os motoristas a não parar em filas duplas ou estacionar em locais inadequados, divulgando essas informações em comunicados aos pais, por exemplo.  Também vale demarcar e sinalizar espaços específicos para o estacionamento de veículos escolares. Desse modo, é possível realizar a entrada e saída de alunos sem prejudicar o trânsito nos arredores da escola.

 

Saiba como fazer os seus comunicados chegarem aos pais e responsáveis! Baixe um ebook sobre comunicação escolar!
Baixe o material: Ebook O que fazer para melhorar a comunicação entre escola, pais e alunos?

 

Estabeleça uma política de atrasos

 

Para que a entrada e saída não vire uma grande bagunça, treine os funcionários da escola para explicar aos pais dos alunos as regras sobre horários e atrasos já no momento da matrícula.

Além disso, é essencial criar diferentes controles e estabelecer minutos de tolerância para os diferentes públicos. Tais sugestões de possíveis mudanças devem ser discutidas e votadas junto ao Conselho Escolar, para que todos os envolvidos no processo possam dar sugestões e apresentar questões.

 

Combater os atrasos é fundamental para garantir o bom andamento da rotina escolar. Clique e saiba mais sobre o assunto!

 

Garanta a segurança

 

Nem sempre são os pais que vão buscar as crianças, às vezes são os motoristas, parentes, babás etc. É preciso garantir que o aluno sempre saia acompanhado por alguém autorizado a buscá-lo. Assim, antes do início das aulas, os pais devem conversar com a escola e deixar por escrito um documento atestando a legitimidade de algum outro familiar na hora de buscar o estudante. Uma vez que as autorizações forem formalizadas, a instituição fica com total responsabilidade sobre a criança e deve informar rapidamente aos responsáveis caso algum desconhecido tente retirá-la do ambiente escolar.

Para garantir a segurança da instituição, porteiros, inspetores e professores que auxiliam os alunos devem estar atentos quanto a movimentações suspeitas. Para isso, diminuir o fluxo desnecessário de pessoas nos períodos de entrada e saída da escola é fundamental.

 

Fique atento: a escola tem obrigação judicial de garantir a segurança de seus alunos enquanto eles estão lá. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto!

 

Acompanhe o horário da entrada e saída da escola

 

É importante que o diretor escolar acompanhe a entrada e saída da escola sempre que possível. Nesses momentos é possível perceber se os combinados com os outros funcionários, pais e professores estão em pleno funcionamento, além de possibilitar entender o que deve ser melhorado o que deve ser aprimorado neste processo.

O diretor deve conversar abertamente com os alunos, explicando os os procedimentos nas horas de entrada e saída. Ele pode pedir sugestões dos próprios alunos e seus responsáveis para que contribuam com mais ideias e informações que auxiliem no bom funcionamento escolar, pois assim é possível estabelecer uma rotina benéfica a todos.

 

Leia mais: entenda todas as funções do diretor escolar!

 

Utilize a tecnologia para organizar a entrada e saída de alunos

 

Com o desenvolvimento da tecnologia, gestores escolares podem contar com sistemas de vigilância e coordenação, que auxiliam e facilitam bastante a rotina escolar. Um sistema de gestão escolar é capaz de registrar a entrada e saída dos alunos, além de oferecer outros recursos. Os horários registrados no sistema podem ser enviados por SMS para pais e responsáveis, por exemplo. Além disso, o registro eletrônico facilita o controle  e a consulta a esses dados.

 

Quer saber mais sobre sistemas de gestão escolar? Leia o artigo que preparamos sobre o assunto!
Acesse: O que é um sistema de gestão escolar - Leia o artigo completo

 

Como funciona a entrada e saída de alunos em sua escola? Tem alguma outra dica? Comente sua experiência aqui e compartilhe esse artigo com seus amigos!

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email