Entrada e saída de alunos – Como organizar e controlar o fluxo na escola



Muitos pais precisam acordar muito mais cedo do que o necessário para enfrentarem o transtorno que costuma ser o horário de entrada de alunos na porta da escola dos seus filhos. Quando o portão se localiza em uma rua estreita, a via fica congestionada por causa do excesso de veículos, seja de pais de alunos ou de peruas, além de vermos crianças atravessando a rua fora da faixa. No meio desse caos, a fila de carros para deixar os estudantes pode demorar bastante, atrasando os pais para o trabalho e complicando a já tumultuada rotina familiar. Já as escolas que se localizam em grandes avenidas não costumam ter bons locais de estacionamento, fazendo com que os pais girem o bairro em busca de uma vaga ou simplesmente parem o veículo em meio ao tráfego.

Para ajudar a sua escola a melhorar o gerenciamento da entrada e saída de alunos, vamos falar nesse post sobre como organizar e controlar o fluxo de pessoas no portão da sua escola. Acompanhe:

Otimize a logística de entrada e saída de alunos em sua instituição de ensino

Seja na entrada ou na saída, o controle do fluxo de alunos é fundamental para que não ocorram correrias, excesso de alunos na porta ou na hora de entrar e sair do carro ou perua. Como opção de melhorar o tráfego o uso de sinais diferenciados, como adesivos e placas é algo simples e muito eficiente já que prende a atenção de todos facilmente.

De início a mudança pode causar estranheza, mas, passando esse período de adaptação, tudo será mais fácil.
Para os alunos que chegam mais cedo ou ficam após o horário, é interessante criar um espaço lúdico com livros, brinquedos, pufes para descanso e espaços de convivência. Desta forma, é possível mantê-los mais confortáveis enquanto esperam seusresponsáveis ou o início das aulas e evitar que transitem nos espaços de passagem em períodos de grande fluxo.

Como solução, há também escolas que aderiram às entradas e saídas dos alunos por turmas para diminuir o tráfego de estudantes em um mesmo horário.

Organize a fila de carros e peruas nos portões da escola

Na hora de deixar ou buscar as crianças, pais e responsáveis, como os perueiros, sempre disputam espaço na rua. Com isso, é comum formarem fila dupla em regiões escolares, ajudando a piorar o trânsito, que já é bastante complicado nas grandes cidades.

Alguns responsáveis acabam também parando para conversar com alguns professores ou gestores escolares, piorando ainda mais o transito nesses horários conturbados.

Para evitar essa situação, o ideal é que sua escola tenha uma política clara de reuniões e que as conversas sejam previamente agendadas para que o feedback sobre o desenvolvimento do aluno seja passado com a atenção e cuidado devidos.

Estabeleça uma política de atrasos

Para que a entrada e saída não vire uma grande bagunça, treine os funcionários da escola para explicarem aos pais dos alunos as regras sobre horários e atrasos já no momento da matrícula.

Além disso, é essencial criar diferentes controles e estabelecer minutos de tolerância para os diferentes públicos. Tais sugestões e possíveis mudanças, devem ser discutidas e votadas junto ao Conselho Escolar para que todos os envolvidos no processo possam dar sugestões e apresentar questões referentes à sua área de atuação.

Segurança é fundamental

Nem sempre são os pais que vão buscar as crianças, às vezes são os perueiros, parentes, babás etc. Antes do início das aulas, os pais devem conversar com a diretora e deixar por escrito um documento atestando a legitimidade de algum outro familiar na hora de buscar o estudante. Uma vez que as autorizações forem formalizadas, a escola fica com total responsabilidade sobre a criança e deve informar rapidamente aos responsáveis caso algum desconhecido tente retirá-la do ambiente escolar.

Para garantir a segurança da instituição, porteiros, inspetores e professores que auxiliam os alunos devem estar atentos quanto a movimentações e pessoas suspeitas e, para isso, diminuir o fluxo desnecessário de pessoas nesses períodos é fundamental.

A importância do acompanhamento do horário da entrada / saída pelo gestor da escola

É importante que o gestor acompanhe a entrada e saída da escola sempre que possível. Nesses momentos é possível perceber se os combinados com os outros funcionários, pais e professores estão em pleno funcionamento, além de possibilitar que o gestor observe o que deve ser melhorado o que deve ser aprimorado em gestão.

Peça colaboração de pais e alunos com sugestões e ideias de como melhorar o fluxo na porta da escola

Converse abertamente com os alunos explicando as mudanças na hora da entrada/saída. Pegue sugestões dos próprios alunos e seus responsáveis para que contribuam com mais ideias e informações que auxiliem no bom funcionamento escolar.

Como a tecnologia pode auxiliar a escola a organizar a entrada e saída de alunos

Com o desenvolvimento da tecnologia, gestores escolares podem contar com sistemas de vigilância e coordenação, que auxiliam e facilitam bastante a rotina escolar

O WPensar é um sistema de gestão para instituições de ensino que permite organizar as tarefas acadêmicas, pedagógicas e financeiras da escola de forma prática e eficiente. Com todos os setores organizados, as tarefas são distribuidas mais facilmente e cada educador terá mais tempo e saberá exatamente o que deve fazer e em qual prazo.

Com o controle de matrículas, pagamentos, ocorrências e consulta de boletins podem ser acessados direto no portal de pais. Com isso, o fluxo na escola em horários não agendados diminui consideravelmente, melhorando ainda mais a organização nos horários de grande tráfego, com a entrada e saída de alunos.

Além disso, através do WPensar pais e responsáveis podem controlar a entrada e saída de seus filhos na escola, ficando muito mais tranquilos, sabendo que eles estão seguros aos cuidados da instituição.

Para a escola, os benefícios da adoção de um sistema de gestão vão além de organizar e otimizar tarefas e custos de sua instituição. Ao se tornar mais transparente, a escola conquista a confiança da família e garante que o bom relacionamento com os pais seja duradoura.

Como funciona a entrada e saída de alunos em sua escola? Tem alguma outra dica? Compartilhe sua experiência com a gente!

banner_ebook-os-desafios-para-uma-gestao-de-sucesso_750x125Agende uma demo - Geral

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Toda semana artigos sobre educação diretamente no seu email


Pronto para economizar tempo e aumentar seu poder de gestão?

Sistema de Gestão Escolar Inteligente

Sistema WPensar

CONHEÇA O WPENSAR


Aprenda sobre Gestão Escolar com nossos materiais educativos!

Potencialize suas habilidades de gestor

Materiais WPensar

BAIXE GRÁTIS




Assine e receba nossos posts direto no seu email