Entenda o que são métricas e saiba como utilizá-las em sua escola

39

As métricas existem para viabilizar o processo de análise e balanço, com vistas a um planejamento coerente com as necessidades da escola. A função é analisar o que já foi feito, o que deu certo ou não e a partir de dados concretos ajustar o planejamento para que a escola cresça em qualidade e melhor aproveitamento.

O problema é que nem todo mundo sabe o que medir, por isso é importante saber as variáveis a serem observadas, para que se possa mensurar a evolução do negócio a partir de dados concretos. É importante observar que, quando nos referimos à educação, isso só valerá a pena se o objetivo central for a aprendizagem.

Afinal, o que são métricas?

Métricas são sistemas de mensuração que quantificam uma tendência, uma dinâmica ou uma característica e que diagnostica causas. E quais as métricas que uma escola deve levar em conta? Existem vários índices a ser medidos, por exemplo:

  • Nível da aprendizagem;
  • Quantidade de matrículas;
  • Taxa de inadimplência;
  • Recursos financeiros;
  • Rotatividade de funcionários administrativos;
  • Rotatividade do quadro de professores;
  • Evasão escolar;
  • Quantidade de materiais necessários;
  • Capacitação de professores;
  • Capacitação de alunos;
  • Estímulo à inovação e melhoria do processo educacional.

Enfim, são muitos aspectos que devem ser levados em conta para que os objetivos sejam alcançados. O gestor necessita saber, de forma concreta, onde ocorrem falhas, para então reformular o planejamento. Todos os planejamentos de uma organização são bem dinâmicos, já que as mudanças acontecem de forma bastante aceleradas.

A escola é um ambiente plural, ou seja, recebe alunos com várias necessidades e interesses e que ficam sob a responsabilidade da instituição em atender a toda essa expectativa e demanda. O sistema de gestão escolar é pautado na autonomia, ou seja, na autogestão institucional. Vale destacar o papel do gestor como um grande articulador que necessita de bastante inteligência e muitas competências e habilidades para conseguir extrair o máximo e o melhor de todos os setores do estabelecimento de ensino.

Valores éticos

Agora que já abordamos as métricas, é importante falar sobre a importância dos valores éticos, que são parte integrante do processo educacional. Nenhum dado pode ficar de fora ou ser mascarado. Quando isso ocorre, toda a proposta do replanejamento perde o objetivo maior, que é trazer mais qualidade ao ensino, inovações e alinhamento de gastos, entre outros.

Após um replanejamento baseado nos conceitos destacados neste post, o trabalho do gestor ficará muito mais produtivo. Os pontos positivos do planejamento serão reforçados e os negativos repensados.

Converse com nossos especialistas em gestão escolar e saiba utilizar esses indicadores para melhorar a saúde financeira e pedagógica da sua escola.

banner-blog-metricas-750x125_02