Entenda como funciona a gestão do ensino à distância



 

ead

 

O crescimento pela procura de cursos à distância fez com que muitas instituições de ensino passassem a oferecer essa modalidade de estudo. Com isso, ampliam seu segmento de mercado e passam a ter alunos de todo o país. Como os custos do sistema da modalidade EAD são menores do que o do ensino presencial, quando bem gerido, o ensina à distância proporciona um retorno rápido dos investimentos aplicados. Porém, antes de optar por essa alternativa, a escola precisa entender que os desafios da gestão do ensino à distância são diferentes dos encontrados nos cursos presenciais.

Como funciona a gestão do ensino à distância 

Em um ambiente físico o aluno tem uma interação direta com os demais estudantes e professores, o que ajuda a prepará-los para a vida e o motiva a estudar. Isso não acontece na modalidade EAD. Como tudo acontece no ambiente virtual e cada aluno é responsável por organizar o seu próprio horário, esse relacionamento pode se perder. Para evitar que isso aconteça, a escola precisa proporcionar alternativas para incentivar a interação entre os estudantes e tutores, mesmo que ela seja apenas virtual.

Dessa forma, um dos fatores que influenciam o sucesso na administração do EAD é o investimento em tutorias e o incentivo ao fortalecimento da comunicação dos estudantes com o tutor. Também é interessante organizar fóruns de discussão e trabalhos e análises de textos online em grupo.

Gestão do sistema EAD e uso de software

Proporcionar um ambiente estimulante e acessível é uma das tarefas mais desafiadoras do desenvolvimento de um programa de educação à distância.

A plataforma escolhida para a gestão da EAD também é de fundamental importância. Ela deve facilitar a comunicação entre a instituição e seus alunos, simplificar o acompanhamento da grade de disciplinas, suas listas de tarefas e respectivos calendários, além de informar com clareza os prazos para os términos de trabalhos e avaliações.

O gestor pedagógico e administrativo precisará ter uma visão ampla dos índices de desempenho em tempo real para poder lançar mão de novas estratégias visando melhorar o curso. Com isso, conseguirá ter um aumento na aquisição de novos alunos.

O processo de gestão tem sempre que facilitar a comunicação entre os usuários, com linguagem simples e que sejam fáceis de serem compreendidas. Para tudo isso, além de uma plataforma fácil de ser usada na hora de assistir a aula, é importante investir em um software de gestão que permita essa interação entre escola, tutor e aluno, com facilidade. É por isso que o sistema de gestão precisa conseguir unir os setores acadêmico, pedagógico e financeiro, visualizando o desempenho de maneira global e permitindo o fácil acesso de gestores, professores, pais e alunos.

A sua escola já está preparada para esses desafios? Conte pra gente nos comentários! 

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Toda semana artigos sobre educação diretamente no seu email


Pronto para economizar tempo e aumentar seu poder de gestão?

Sistema de Gestão Escolar Inteligente

Sistema WPensar

CONHEÇA O WPENSAR


Aprenda sobre Gestão Escolar com nossos materiais educativos!

Potencialize suas habilidades de gestor

Materiais WPensar

BAIXE GRÁTIS




Assine e receba nossos posts direto no seu email