É possível aproveitar melhor as horas letivas desenvolvendo um trabalho de qualidade

14

O aproveitamento e a boa gestão de tempo dos alunos nas escolas são questões muito importantes para o desenvolvimento do projeto pedagógico das instituições. A proposta de extensão da carga horária para ensino integral vem, assim, sendo discutida, como forma de realizar um trabalho que produza mais resultados, possibilitando o desenvolvimento de uma maior diversidade de assuntos. A questão, porém, vai além do simples aumento do número de horas que o aluno passa na escola, apontando para a necessidade de aprimorar este tempo através da qualidade de ensino desenvolvido em sala. Para tal, é essencial que a instituição reflita sobre a utilização do tempo de alunos e professores, e em como a grade de horários poderia ser otimizada e melhor organizada.

Aproveitamento do tempo

Planejar o currículo de forma integrada e em conjunto com os envolvidos é muito importante para o melhor aproveitamento do tempo nas escolas. A grade de horários semanal deve, portanto, ser organizada de forma honesta, levando em consideração o tempo realmente necessário para o desenvolvimento das diferentes atividades que se propõe a abrigar, e permitindo que o aluno se desenvolva ao máximo. O dimensionamento da grade horária é uma das questões mais importantes no que se refere ao planejamento escolar, e deve ser motivo de reflexão e discussão por parte do corpo docente e dos membros da direção da instituição de ensino.

Otimização do tempo escolar

Alguns procedimentos escolares acabam por ocupar mais tempo do que deveriam dentro do currículo escolar, prejudicando o aproveitamento do tempo de aula. Atividades como a chamada, a limpeza do quadro negro e até mesmo a troca de professores no intervalo entre as aulas costumam demorar mais do que o planejado ou até não constar como fator importante para o planejamento, levando à redução do tempo produtivo de aula.

Motivação dos professores

Além de um quadro horário coerente, o melhor aproveitamento do tempo da aula exige que os docentes estejam motivados e comprometidos com o trabalho que realizam. Assim, é essencial que a escola lhes ofereça as ferramentas necessárias para tal, bem como a possibilidade de opinar e contribuir para o planejamento. O professor é um dos principais agentes para que o tempo escolar seja bem aproveitado e seu engajamento no desenvolvimento das atividades é essencial.

Organização do tempo do professor

Caso não seja bem coordenado, o tempo do professor pode não ser suficiente para que ele desenvolva as tarefas inerentes à sua função: preparação de aulas, reuniões com a coordenação pedagógica e a diretoria, atendimento aos pais, correção de provas, períodos de revisão, etc. Assim, é essencial se questionar sobre como vem sendo realizada esta organização, de forma a viabilizar um trabalho de qualidade. Para isso, é preciso que a escola ofereça ferramentas que contribuam para o desenvolvimento das atividades e para os procedimentos de organização e planejamento.
Baixe o material: Ebook Produtividade na Escola (Starline)