Dicas rápidas para gerenciar uma escola sem maiores estresses

30

Trabalhar com educação é lidar diretamente com a formação de vidas. Os profissionais envolvidos em todas as fases e departamentos desse processo precisam ter a expertise e a sensibilidade de entender que, além do fator comercial, o pedagógico e familiar precisam estar profundamente enraizados na consciência de bom atendimento. E como gerenciar tudo isso com competência, evitando maiores estresses nesse árduo e importantíssimo setor? Vamos a algumas dicas:

Gerencie sem stress!

Levantamento de custos

Cada módulo pode possuir uma turma diferente, com matérias e materiais de ensino diferentes. Para cada passo a ser dado, custos são gerados para atender bem os alunos e profissionais envolvidos. É preciso que cada custo do orçamento esteja calculado; seja com salários e materiais previstos no orçamento, seja para manutenções e despesas de emergência. Uma escola não pode “vender” a ideia de ser moderna se o computador quebra e fica por meses sem conserto por falta de dinheiro no caixa.

Sincronizando tarefas

Quem está envolvido nesse setor sabe a correria que é na hora de preparar aulas e ministrá-las, corrigir exercícios, aplicar testes, formular boletins. Em todos esses itens é preciso atenção e disposição por parte da escola e profissionais.

É preciso que cada turma esteja amparada por uma sólida estrutura pedagógica, com parâmetros de aula e avaliação sincronizados entre cada classe e por cada professor. Sincronia de datas, padronização de métodos e materiais disponíveis são exigências básicas para o bom andamento de uma instituição escolar.

Transparência de metodologia

Os pais e alunos precisam saber o que estão adquirindo. Precisam ter à disposição materiais informativos que mostrem quais os recursos oferecidos para os alunos; desde materiais a profissionais envolvidos, bem como, o tipo de aula que terão. Isso ajuda a terem maior segurança e consciência sobre onde estão matriculando os filhos.

Visibilidade de dados

A atualização de dados e visibilidade torna mais fácil a vida de todos, sendo possível encontrar pontos de conflitos de forma muito mais rápida.

Um orientador pedagógico precisa saber como está o rendimento de cada professor em sala de aula, assim como o de cada aluno, para determinar onde os esforços mais profundos serão aplicados. Sabendo onde cada aluno está tendo evolução é possível entender se o problema é com o método, com o professor ou com o aluno.

Visibilidade de dados pelos pais e responsáveis

Uma boa instituição não precisa temer a transparência, pelo contrário, faz dela uma aliada. Uma escola que abre seus dados para os responsáveis pelo aluno está dizendo abertamente que eles podem ficar sossegados quanto à idoneidade do processo como um todo.

Assim, os problemas que surgirem poderão ser resolvidos com a participação de todos. Um pai que tem as notas do filho em tempo real saberá que não é a escola que está falhando. Também se este pai sabe que o seu investimento financeiro está sendo bem aplicado, ficará mais tranquilo em continuar nos módulos seguintes e poderá também tomar medidas para melhorar a participação de seu filho.

Comunicação entre profissionais

Comunicação é o sangue da escola. Sem exageros, a comunicação é o fator principal do negócio e, entre os profissionais, se torna ainda mais importante. Seja na hora de pesquisar sobre um aluno transferido, seja na hora de pedir feedbacks sobre metodologia, a comunicação bem feita transforma o ambiente e facilita muito.

De repente um professor pode estar se sentindo isolado em um problema com alunos e métodos, mas tem outro profissional com uma constatação parecida. Os dois podem conversar e entender que não é uma questão de falha pessoal, mas sim o processo ou o aluno.

Assim também o setor pedagógico e financeiro podem trabalhar de forma mais consciente sobre a possibilidade de abandonar métodos antiquados ou inadequados, investindo em novos materiais e metodologia.

Estamos na era da comunicação e muitas são as novidades no setor pedagógico para ajudar nessa tão árdua e importantíssima tarefa de educar.  Como você gerencia seus escola sem maiores estresses no mundo moderno?

banner_ebook-os-desafios-para-uma-gestao-de-sucesso_750x125