Dicas para montar um quadro de horário eficiente em diferentes níveis educacionais

Dicas para montar um quadro de horário eficiente em diferentes níveis educacionais

14

O quadro de horários é um dos recursos mais importantes para o desenvolvimento das atividades escolares, contribuindo para o uso mais eficiente não somente do tempo de alunos e professores, mas também do espaço e dos recursos da instituição. Um quadro de horários eficiente pode melhorar o ambiente escolar, evitando problemas disciplinares e facilitando a implantação de programas e práticas institucionais desejadas.

É comum que diversos problemas relacionados ao aproveitamento do tempo, à disciplina dos alunos e à qualidade do aprendizado estejam relacionados às dificuldades de estruturação de um quadro de horários eficiente para todos os envolvidos. Entenda melhor a importância do quadro de horários e confira algumas dicas de como este pode ser montado para os diferentes níveis educacionais:

A importância do quadro de horários

Melhor aproveitamento do tempo para alunos e professores

O quadro de horários tem papel fundamental no aproveitamento do tempo escolar e deve ser estruturado visando evitar sua fragmentação em pedaços desconectados. É frequente, principalmente no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, que estes pedaços prejudiquem o aprofundamento nos conteúdos abordados pela grande quantidade de professores e disciplinas ao longo da semana escolar, prejudicando a qualidade do ensino.

Efeitos sobre os problemas disciplinares

A programação dos horários a ser cumprida por alunos e professores é um dos fatores mais importantes para se evitar problemas disciplinares. Na educação infantil, por exemplo, um quadro de horários bem estruturado contribui para que o professor seja capaz de atender os diferentes grupos de alunos, sem interrupções por questões de disciplina. No Ensino Fundamental e Médio, a programação das pausas de forma eficiente evita os problemas relacionados aos momentos de transição, quando os alunos se dispersam para os corredores.

Atenção aos diferentes tempos de aprendizado

A diferença entre os tempos de aprendizado dos alunos é um grande desafio para as escolas. Assim, é importante que o quadro de horários seja estruturado levando em consideração aqueles que apresentam maior ou menor facilidade, evitando situações como a falta de motivação por parte de estudantes.

Dicas para montar um quadro de horários eficiente

Educação Infantil

São comuns na educação infantil situações em que professores, ao trabalhar com um determinado grupo de alunos, deixam os demais realizando uma tarefa em classe. Tal divisão do tempo em sala acaba por gerar problemas disciplinares e interrupções no atendimento, prejudicando ambos os grupos de alunos. Assim, para a Educação Infantil, costumam ser eficientes quadros de horários nos quais os períodos em sala de cada professor apresentam maior extensão, bem como a divisão em grupos de atividades com mais de um responsável, evitando a fragmentação do tempo.

Ensino Fundamental

Os diferentes tempos de aprendizado dos alunos apresenta maior peso no Ensino Fundamental, exigindo da escola um planejamento que motive e incentive o aprendizado de todos. Assim, podem ser adotados modelos com quadro de horário que divide aulas introdutórias, nas quais o conteúdo é transmitido ao grupo como um todo, sem a pressão de provas e notas, e aulas em grupos menores, nas quais podem ser monitoradas as dificuldades de cada aluno e oferecido maior aprofundamento no que já foi apresentado, através de exercícios e atividades práticas.

Ensino Médio

Para alunos de Ensino Médio, é importante que a divisão do tempo evite sua fragmentação em diversos períodos desconectados, proporcionando aos estudantes a oportunidade de se aprofundarem nos conteúdos apresentados. Para tal, muitas escolas vêm aumentando os tempos de aula e reduzindo o número de professores que passam pela sala ao longo do dia. Assim, tanto o tempo dos alunos, quanto dos professores é melhor organizado.

Como a tecnologia pode contribuir

A organização do quadro de horários é fundamental não somente para um melhor aprendizado dos alunos nos diferentes níveis escolares, mas para o aproveitamento do tempo do professor, oferecendo condições para que este possa realizar seu planejamento de aulas e se desenvolver profissionalmente. Neste sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada.

O GridClass é uma plataforma para organização de horários escolares, visando reduzir as janelas de espera dos professores e otimizando o funcionamento da instituição de ensino. Através do GridClas, é possível organizar disciplinas geminadas, grupos de turmas que assistirão aulas juntos e quadros de horários parciais, fazendo com que a instituição, além de oferecer um ensino de qualidade, economize tempo e dinheiro. Conheça as vantagens que o GridClass pode trazer para a sua escola, e entre em contato conosco para solicitar um orçamento!

E você, como vem organizando o quadro de horários na sua instituição? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!